Avançar para o conteúdo principal

Notícias | Recordar a lenda 20 anos depois


Ayrton Senna para mim é indiscutivelmente o melhor piloto de Fórmula 1 que alguma vez existiu e provavelmente existirá. Ele dava ao desporto aquilo que nunca mais ninguém foi capaz de dar. Ele fazia todos, em Portugal e no Brasil, parar aos domingos para ver as corridas de F1. E que grandes corridas que ele fazia! O que ele fazia em pista, não tem outra palavra para descrever senão magia.

Foi há 20 anos atrás que o mundo gelou quando assistiu ao vivo Ayrton Senna a bater violentamente na rapidíssima curva de Tamburello, no grande prémio de San Marino. A partir desse dia o desporto mudou radicalmente, não só pela falta do piloto brasileiro, mas também pelas inúmeras medidas de segurança que foram adoptadas daí em diante. Para além de Ayrton Senna, nesse ano o circuito de San Marino tinha ceifado também a vida de Roland Ratzenberger, morte essa, que deixou Senna bastante afectado.


Mas todos devem recordar Ayrton Senna como o piloto bem disposto fora da pista, bastante introspectivo antes das corridas e uma verdadeira máquina dentro da pista. Ninguém parava este brasileiro. Em 1984 Ayrton Senna estreou-se na F1 na equipa Toleman, que na altura não era competitivo para os lugares no pódio, mas Ayrton Senna conseguiu dar show neste monologar e até conseguiu bastantes lugares no pódio, em várias corridas. Foi aqui que as equipas começaram a ver que se este rapaz tivesse carro, nunca mais ninguém o ia conseguir apanhar.

No ano seguinte ele mudou-se para a Lotus, onde conseguiu 6 vitórias entre 1985 e 1987. (Podem  ver dois vídeos com comentários do próprio sobre as duas primeiras vitórias na F1 aqui.) Depois em 1988 Ayrton Senna mudou-se para a McLaren, e foi aí que começou uma das histórias de rivalidade mais incríveis da Fórmula 1. A Batalha entre Alain Prost e Ayrton Senna. Ele depois foi campeão no ano de 1988, 1990 e 1991 e continuou na equipa até 1994, ano em que entrou para a Williams.


Se ainda fosse vivo, Ayrton Senna teria 54 anos de idade. Teria sido incrível ver a carreira deste grande piloto a desenvolver-se na F1. Quantas mais corridas ele iria conseguir ganhar? Quantos mais campeonatos do mundo? E quantas mais manobras mirabolantes ele ia conseguir fazer? Teria sido algo de incrível, continuar a ver Ayrton Senna em pista, infelizmente partiu demasiado cedo. 
Só me resta mesmo dizer: Ayrton Senna, nunca me vou esquecer de ti!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Como maximizar a vida útil das baterias dos veículos elétricos

Comprar um veículo elétrico pode ser um pouco intimidante, considerando que durante décadas, a principal preocupação era escolher entre gasolina ou diesel. Com carros elétricos, o processo deveria ser mais simples, já que a maioria dos fabricantes afirma que o veículo possui uma bateria de iões de lítio. No entanto, nem todas as baterias de lítio são farinha do mesmo saco. Existem vários tipos de baterias de iões de lítio, cada uma com os seus pontos fortes e fracos. Este artigo tem como objetivo esclarecer esse tema, que muitas vezes passa despercebido por quem compra um carro elétrico, mas que é crucial para maximizar a vida útil da bateria, o componente mais caro e importante de um veículo elétrico. A importância de saber o tipo de bateria do seu carro elétrico Antes de entrarmos nos detalhes, é importante destacar que a maioria dos fabricantes de automóveis não informa claramente qual o tipo de bateria de iões de lítio que o carro possui. Pior ainda, muitos vendedores não têm a mai...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...