Avançar para o conteúdo principal

Notícias | Recordar a lenda 20 anos depois


Ayrton Senna para mim é indiscutivelmente o melhor piloto de Fórmula 1 que alguma vez existiu e provavelmente existirá. Ele dava ao desporto aquilo que nunca mais ninguém foi capaz de dar. Ele fazia todos, em Portugal e no Brasil, parar aos domingos para ver as corridas de F1. E que grandes corridas que ele fazia! O que ele fazia em pista, não tem outra palavra para descrever senão magia.

Foi há 20 anos atrás que o mundo gelou quando assistiu ao vivo Ayrton Senna a bater violentamente na rapidíssima curva de Tamburello, no grande prémio de San Marino. A partir desse dia o desporto mudou radicalmente, não só pela falta do piloto brasileiro, mas também pelas inúmeras medidas de segurança que foram adoptadas daí em diante. Para além de Ayrton Senna, nesse ano o circuito de San Marino tinha ceifado também a vida de Roland Ratzenberger, morte essa, que deixou Senna bastante afectado.


Mas todos devem recordar Ayrton Senna como o piloto bem disposto fora da pista, bastante introspectivo antes das corridas e uma verdadeira máquina dentro da pista. Ninguém parava este brasileiro. Em 1984 Ayrton Senna estreou-se na F1 na equipa Toleman, que na altura não era competitivo para os lugares no pódio, mas Ayrton Senna conseguiu dar show neste monologar e até conseguiu bastantes lugares no pódio, em várias corridas. Foi aqui que as equipas começaram a ver que se este rapaz tivesse carro, nunca mais ninguém o ia conseguir apanhar.

No ano seguinte ele mudou-se para a Lotus, onde conseguiu 6 vitórias entre 1985 e 1987. (Podem  ver dois vídeos com comentários do próprio sobre as duas primeiras vitórias na F1 aqui.) Depois em 1988 Ayrton Senna mudou-se para a McLaren, e foi aí que começou uma das histórias de rivalidade mais incríveis da Fórmula 1. A Batalha entre Alain Prost e Ayrton Senna. Ele depois foi campeão no ano de 1988, 1990 e 1991 e continuou na equipa até 1994, ano em que entrou para a Williams.


Se ainda fosse vivo, Ayrton Senna teria 54 anos de idade. Teria sido incrível ver a carreira deste grande piloto a desenvolver-se na F1. Quantas mais corridas ele iria conseguir ganhar? Quantos mais campeonatos do mundo? E quantas mais manobras mirabolantes ele ia conseguir fazer? Teria sido algo de incrível, continuar a ver Ayrton Senna em pista, infelizmente partiu demasiado cedo. 
Só me resta mesmo dizer: Ayrton Senna, nunca me vou esquecer de ti!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...