Avançar para o conteúdo principal

Opinião | Novo BMW M3/M4 F80 soa bem ou não?


Devido às emissões de CO2, a BMW teve de parar de adicionar motores cada vez maiores aos seus modelos M. O BMW M5 passou de um V10 para um V8 turbo e o M3 passou de um V8 para um 6 cilindros em linha turbo. O que a meu ver, não foi um sacrilégio, pois apesar do sacrifício de cilindros, estes novos modelos M têm ainda mais potência que os anteriores.


Agora a Internet está num reboliço, pois existem vídeos em que o som do novo BMW M3/M4 parece  tirado de um jogo de corridas, como o Gran Turismo, enquanto que noutros vídeos o motor parece soar como uma sofisticada orquestra cheia de rouquidão, assobios de turbo e sons mecânicos do motor, barulhos estes, que na minha opinião são fantásticos. 



A meu ver a única coisa que a BMW fez mal tanto no M5 como no novo M3/M4 foi colocar sons artificiais no sistema de som do carro, para dar a sensação que existe um motor maior do que o carro realmente tem, isso acabou por se virar contra a BMW, pois o som, é claramente artificial, e na minha opinião arruina a experiência de conduzir um M. Por outro lado a insonorizarão destes novos modelos é muito boa e isso pode fazer com que quem vai a conduzir não oiça muito bem o motor do carro. 


Felizmente, quem está do lado de fora, consegue ouvir bem os sons deste M3 e como já tinha dito, na minha opinião, são sons magníficos. 

Um dos primeiros proprietários a receber o novo BMW M3 F80 vive em Abu Dhabi e é um fanático pelos modelos M, e em algumas fotografias podem ver que possui um BMW M3 E36, um M3 E90 e um BMW 1M, e ele diz que gosta muito do som deste novo BMW M3 F80.
Como é um membro activo do Bimmerpost, um dos maiores fóruns para entusiastas da BMW, colocou bastantes vídeos e fotografias do seu novo brinquedo para todos nós nos enchermos de inveja. Involuntariamente, também iniciou toda esta discussão do BMW M3 F80 soar bem ou não. 
Eu coloquei alguns vídeos aqui para que possam tirar as vossas próprias conclusões. Na minha opinião, acho que o carro soa bem do lado de fora, mas por dentro, nem por isso. Seria bom poder cancelar o som artificial que passa nas colunas do carro. "Keep it real BMW!"


Se quiserem ver ainda mais vídeos e fotografias deste BMW M3 F80, visitem esta página do fórum Bimmerpost.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...