Vejam como são as estradas do futuro


A indústria automóvel tem evoluído bastante nos últimos anos, mas as estradas nem por isso. Felizmente um casal Norte-Americano do Idaho inventou uma estrada painel solar que é revolucionária. Este novo pavimento é composto por um circuito eléctrico com luzes LED, sensores de pressão, aquecedor e painéis solares. Estes levam por cima um vidro com sulcos temperado super resistente que pode aguentar com várias toneladas de peso em cima, para além de fazer atrito igual ao de uma estrada convencional.

As vantagens deste tipo de piso são notórias. Para além da produção de energia eléctrica, é possível mudar a configuração dos sinais na estrada, sem ter de pintar o pavimento. As estradas também vão passar a ser inteligentes, pois podem, por exemplo, sentir o peso de uma árvore que caiu na estrada, e avisar os condutores para abrandarem. Em caso de neve, também não há problema, já que este pavimento consegue aquecer, derretendo o gelo. 

Neste momento está a decorrer uma campanha de Crowdfunding para que o projecto possa expandir-se. Podem ler tudo sobre o projecto aqui. Também podem assistir a um divertido vídeo que explica como é que este pavimento do futuro funciona e quais os benefícios. 


Seria algo espectacular, ver estradas que se pagam por si próprias e que poupam o ambiente. Podia ser que assim, as portagens das autoestradas passassem a ser de borla! 
Enviar um comentário

Mensagens populares