O final da década de 80 e os princípios da década de 90 foram anos espectaculares para os aficionados por velocidade. Saíram nessa altura uma dose considerável de pequenos pocket rockets que eram baratos, leves e com muita potência e diversão. Depois de vários sucessos de pequenos Hatchs da Alemanha e da Itália a França não podia ficar atrás e então surgiram 3 carros que penso que definiram uma época. Estes "Enfants Terribles" da Renault, Peugeot e Citroen são agora clássicos à espera de serem descobertos e são provavelmente alguns dos melhores Hatches alguma vez feitos.
Renault 5 GT Turbo Fase II
O Renault 5 foi lançado em 1972 mas foi em 1982 que o Renault 5 Turbo foi lançado. A Fase II foi lançada em 1987 e possuía várias melhorias em relação ao anterior Renault 5 Turbo. Era mais potente, era mais fiável e era mais aerodinâmico. A potência deste carro era de 120cv graças a um poderoso turbo Garret T2. Pesando uns meros 850kg este carro era capaz de atingir os 100km/h em apenas 7,5 segundos. Este carro ganhou uma alcunha. Chamavam-no de caixão, pois infelizmente a sua potência avassaladora tirou a vida a muitos condutores inexperientes. Era um carro muito difícil de controlar. Apesar disso conquistou muitos fãs e ficou bem alto no pedestal da velocidade e potência comparado aos outros GT's e GTI's da época. Neste momento os preços destes Renault 5 GT Turbo II variam entre os 1000 a 5000 euros, dependendo do seu estado.
Citroen AX GTI
O Citroen AX é um dos carros mais populares do mundo até porque provavelmente este foi o primeiro carro de muitos jovens na altura. Em 1991 a Citroen apresentava um novo modelo do AX com interiores novos e algumas mudanças no exterior e também apresentou a versão mais poderosa do AX, o GTI. O GTI veio substituir o GT que tinha 85 cv, o que era mais do que suficiente já que o carro pesava apenas 720kg, mas o novo GTI tinha 100cv de potência e o peso era o mesmo. Conseguia acelerar dos 0-100km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima era de 190km/h. Era um carro tão bom e divertido de conduzir que muitos foram adaptados para todo o tipo de provas de competição. Os pilotos adoravam-no porque para além de ser barato de manter, era muito fácil de reparar. Neste momento os AX GTI costumam ter valores entre os 800 e os 1500 euros. É difícil encontrar um original e em bom estado já que foram muitos primeiros carros de muita gente e existem muitos que foram modificados.
Peugeot 205 GTI
Deixei aquilo que eu considero o melhor para o fim. O Peugeot 205 GTI foi o carro que fez frente ao mítico Golf GTI e até o Jeremy Clarkson lhe tirou o chapéu quando saiu. Este carro foi lançado em 1984 com dois sabores. O primeiro sabor era de um motor 1.6 que desenvolvia cerca de 105cv. O segundo e o mais gostoso era o motor 1.9 naturalmente aspirado com 130 cavalos de potência. Tanto um como o outro são super divertidos de conduzir, o motor 1.6 é mais nervoso que o 1.9, mas o 1.9 tinha mais binário e era mais rápido. Os 0-100 eram cumpridos em 7,7 segundos e a velocidade máxima era de 198km/h. Com um peso de apenas 875kg este carro era super eficaz nas curvas e tinha um comportamento exemplar em todas as situações. Era um desportivo como deve ser!
Neste momento encontrar Peugeots GTI's é um pouco difícil, existem alguns 1.6 que se podem encontrar entre os 1000 e os 3000 euros e depois os 1.9 podem ser encontrados entre os 3000 e os 5000 euros É tudo uma questão de encontrarem um em bom estado e comprarem-no, pois esta é provavelmente a melhor máquina que uma pequena carteira pode comprar.
Comentários