Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.
Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros.
Mas primeiro, vamos a uma lição de história.
Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma grande despesa em filtros de ar que estes dois irmãos gastavam para correr durante uma temporada. Os irmãos chamavam-se Ken Johnson and Norm McDonald e foi aí que a empresa ficou conhecida pelas iniciais do seu nome K&N. Os irmãos pensaram no problema, e em 1969 chegaram à conclusão que o uso de algodão em vez de papel, deixava passar mais ar, filtrava a sujidade tão bem como os filtros de papel e mais importante que isso era um filtro reutilizável e com uma durabilidade fora do normal.
Muito rapidamente os irmãos começaram a ganhar corridas e também muito rapidamente a notícia espalhou-se sobre este novo filtro de ar e todos os pilotos e equipas de competição começaram a adoptar os filtros de ar da K&N.
A adopção destes filtros no mundo das corridas foi tão grande que em breve passou a ser utilizado na NASCAR, BAJA 500 e 1000 (MUITO PÓ), Pikes Peak, e muito, muito mais.
Por isso, se estes filtros são bons para as corridas, incluindo aquelas em ambientes off-road com todo o tipo de partículas (pó, areia, etc), pode-se dizer que são boas para a o uso doméstico. Alias, a K&N acredita tanto no seu produto, que dá 10 anos / 1 milhão de milhas de garantia. Ou seja, basicamente o filtro vai durar mais do que o carro em que vai ser instalado. Para além disso a instalação de um filtro destes num carro com garantia de fábrica, não viola essa garantia.
Agora porque é que existe na Internet uma data de pessoas que diz mal destes filtros? Parece que para cada pessoa que diz bem, existe outra pessoa a dizer mal. Existem aqui uma série de razões, que os cépticos gostam de atirar para o ar quando o tópico é filtro K&N, por isso, decidi fazer uma lista das principais críticas a estes filtros e com uma explicação sobre, o porquê dessas críticas não terem fundamento.
1 - O Filtro K&N é caro.
R - Sim, é caro. Estamos a falar de um filtro de alta performance que dura a vida inteira de um veículo. Estamos a falar de um filtro que em termos de construção é muito mais robusto que um filtro de papel, devido a ter algodão e uma malha fina que mantém tudo no sítio. Para além disso, estes filtros levam um óleo especial para agarrar e filtrar melhor as partículas. Por isso sim, é óbvio, que é caro. No entanto se pensarem que nunca mais na vida vão ter de trocar de filtro, enquanto que os filtros de papel na generalidade são trocados de 20.000 em 20.000 km, então a coisa já começa a mudar de figura. Para além disso, se existe uma melhoria no consumo de combustível, então as contas ainda são outras e o filtro paga-se por si próprio.
2- Não notei diferenças nenhumas com a instalação do Filtro K&N.
R - Isto tem um pouco a ver com a sensibilidade de cada um. Da minha experiência, eu notei diferença em termos de som, mas por exemplo, a minha esposa não notou. A verdade é que mudar um filtro de ar não é mesmo que adicionar um turbo. Sim, vão existir ganhos, mas não, não vão ser ganhos brutais de 30 ou 40 cavalos. A única maneira de saber se está a fazer alguma coisa é testando o carro, com o computador de bordo e analisar se nas mesmas condições existe melhor economia de combustível. E em termos de potência é levar o carro a um banco de ensaio e fazer o teste com e sem o filtro. Já muitos fizeram isso e têm a coisa documentada em vídeo. Também segundo um engenheiro da K&N "Tudo o que sai da K&N, tem ganhos em termos de potência." <- Ver update em baixo, pois nem tudo o que sai da K&N tem ganhos em potência.
3 - O filtro K&N deixa passar detritos que danificam o motor.
R - Esta é a principal posta de pescada que a malta atira quando fala sobre estes filtros. Como o filtro permite melhor circulação de ar é porque o filtro deixa passar partículas pequenas que o outro não deixava. Ora lembram-se das ressalvas que fiz sobre a participação dos irmãos K&N em corridas de motas em terra batida e no uso destes filtros em provas como a BAJA 500 e 1000, que é uma corrida off-road? Pois é que estas equipas usam filtros K&N em ambientes que têm muito pó e porcaria. Acham mesmo que estas equipas iam instalar um filtro de ar que deixava passar partículas que iam estragar os motores dos seus carros que custaram milhares de euros e horas a desenvolver? Acham que estas equipas iam usar um filtro destes se não tivessem a certeza absoluta que o filtro era bom? Pois como é óbvio se a malta das maiores e mais difíceis corridas do mundo usa filtros K&N, é porque os filtros são mesmo bons.
4 - O filtro é transparente, obviamente que vai deixar passar partículas.
R - Se ainda não ficaram convencidos com a resposta em cima, então passo agora a explicar como é que estes filtros funcionam e porque é que eles filtram tão bem como os filtros de papel. É que o algodão são uma série de malhas que com a vibração do motor em funcionamento faz com que essas malhas roçam umas nas outras a uma velocidade incrível, o que aliado com o óleo da K&N, faz com que as partículas fiquem retidas no filtro. É simples e no início até os irmãos K&N diziam "Nós não sabemos porque é que o filtro de algodão é melhor do que o papel, a única coisa que sabemos é que simplesmente é melhor ", claro que com o passar do tempo e colocando engenheiros e cientistas a trabalhar nestes filtros e a desenvolver ainda mais a tecnologia destes filtros, eventualmente chegaram à conclusão do porquê de funcionarem bem. Para além disso acham mesmo que se os filtros fizessem mal aos motores, eles davam uma garantia de 10 anos e 1 milhão de milhas? E sendo uma empresa americana, onde grupos de consumidores estão a toda a hora a colocar em tribunal empresas por publicidade enganosa, acham mesmo que se os filtros tivessem alguma falha, a K&N safava-se?
5 - Eu não gosto dos filtros reutilizáveis da K&N porque assim, não posso vender filtros de papel cada vez que um cliente faz uma revisão.
R - Se formos a ver o porquê de existirem pessoas que dizem mal destes filtros sem provas (vídeos a mostrar sensores de massa de ar sujos, ou perdas de potência ou um motor a explodir por causa do filtro K&N) é porque, provavelmente, tem algum interesse em dizer mal dos filtros K&N. E um dos interesses é que com um filtro K&N deixa de existir venda dos filtros de papel quem têm de ser substituídos de 20.000 em 20.000 km. Para além disso, o tempo que demora a fazer a limpeza de um filtro K&N vs. o tempo que demora trocar um filtro de papel por outro, não tem nada a ver. Daí que normalmente a malta das oficinas odeia este tipo de produto.
6 - Se os filtros são tão bons e até proporcionam melhor consumo porque é que as marcas de automóveis não usam estes filtros de origem.
R - Custo e logística. No mundo dos carros existe sempre algo melhor para colocar num automóvel em todos os departamentos. Se formos com essa lógica, então porque é que não vem de origem um sistema de escape em titânio? Porque não vem de origem velas de iridium? Porque não vem de origem sistemas de travagem maiores e mais eficazes? É tudo uma questão de números e para um fabricante, gastar 3€ ou 30€, é uma grande diferença. Para além disso é também por uma questão de logística, já que a maioria das marcas tem concessionários oficiais com oficina e faz muito mais sentido para eles filtros de ar de papel que é mais uma peça que vendem e é uma coisa que se troca em 5 segundos, do que estar a fazer a manutenção a um filtro K&N.
Mas apesar das marcas não usarem filtros K&N de origem, eles admitem que o consumidor use um filtro de ar K&N sem que isso afecte a garantia de fábrica que o carro tem, por isso, se os fabricantes não vêem mal nenhum na instalação destes filtros nos carros, é porque os filtros são bons.
Eu sei bem que não é este artigo que vai mudar a opinião das pessoas, e mesmo eu, que meti um filtro à pouco tempo, estou ainda em fase de experimentação do produto, a única coisa que posso dizer é que da experiência que tenho, da informação que obtive na internet e da experiência de outras pessoas que conheço, o filtro de ar K&N é um bom produto. A verdade é que se pensarmos naquilo que a marca nos proporciona em termos de garantia, tendo em conta a origem do produto e tendo em conta que é usado extensivamente em desportos motorizados, é um pouco difícil, ficar contra este produto. Na minha opinião, é um upgrade que vale a pena vocês fazerem ao vosso carro. É super simples de trocar o filtro e é super simples de manter o filtro. Para fazer a manutenção do filtro basta fazê-lo de 30.000 em 30.000 km e para isso vão precisar do kit de limpeza que custa 16 euros mas dá para ser usado várias vezes, daí que, não é dispendiosa a sua manutenção.
Espero que este artigo vos tenha ajudado na decisão de instalar um filtro de ar da K&N, e se já têm um, deixem nos comentários sobre a vossa experiência.
Update 17/07/2018 : Já faz praticamente 1 ano que instalei o meu primeiro filtro K&N num desportivo com motor Naturalmente aspirado a gasolina com 2.0 de cilindrada e recentemente comprei um filtro K&N para instalar num motor turbo diesel 1.5 de cilindrada. E a experiência que tive num foi muito boa, e noutro foi má.
Mazda MX5 2.0 NC -> A experiência que tenho com o filtro K&N neste carro é 5 estrelas. Antes de colocar o filtro, por vezes sentia que o carro tinha algumas hesitações a acelerar e em baixas rotações era pouco refinado. Com a instalação do filtro, todas hesitações desapareceram e o carro certamente ganhou um outro fôlego, desde as baixas rotações até ao redline. O motor sente-se definitivamente mais solto, com uma resposta mais imediata e em geral muito agradável de se conduzir. Em baixas rotações é muito mais suave que antes. Ganhou potência? Definitivamente sinto que sim. Ficou mais agradável de conduzir? Sem dúvida alguma! Poupou combustível? Não consegui ainda determinar pois não é um carro que use todos os dias, é um carro de fim de semana que é conduzido de forma mais desportiva. Para além disso, não tem computador de bordo a dizer consumos em tempo real, por isso, não vos consigo dizer se poupa ou não combustível, o que mais posso dizer é que os consumos mantiveram-se iguais.
Nissan Pulsar 1.5 DCI -> A minha experiência com o filtro neste motor não foi imediatamente boa, mas depois de alguns meses o ECU habituou-se e o carro começou a funcionar bem. Senti que o carro em baixas está mais solto, senti uma ligeira melhoria na aceleração em baixas rotações e senti uma melhoria no consumo de cerca de 0,3 L/100 km. Também notei uma melhoria do som da indução do ar para o motor que é bastante agradável.
Update 18/04/2020 : Os filtros K&N e os carros que os têm instalados continuam de boa saúde e a usufruir de uma melhoria nas performances tanto a nível de aceleração, como a nível de combustível. Também é bom não ter de gastar dinheiro na compra de filtros de papel.
Também tenho um novo filtro da K&N num novo carro.
Audi A1 1.0 TFSI -> O filtro neste carro não trouxe realmente grandes melhorias para além do carro ficar mais solto nas acelerações e poder usar menos R.P.M.s sem precisar de meter uma a baixo. No entanto a nível de poupança de combustível não tenho notado nada ainda. Estou à espera de temperaturas mais altas do verão para verificar efectivamente se existem ou não melhorias.
Também estou a pensar fazer uma reprogramação de ECU para aproveitar ao máximo o filtro. Os especialistas que falei dizem que o motor de 95cv pode ficar facilmente com 120cv e o facto de ter mais ar a entrar para o motor pode levar a mais uns póneis extra de potência. Depois colocarei os resultados e irei informando sobre a minha utilização e experiência com estes filtros.
Update 17/07/2018 : Já faz praticamente 1 ano que instalei o meu primeiro filtro K&N num desportivo com motor Naturalmente aspirado a gasolina com 2.0 de cilindrada e recentemente comprei um filtro K&N para instalar num motor turbo diesel 1.5 de cilindrada. E a experiência que tive num foi muito boa, e noutro foi má.
Mazda MX5 2.0 NC -> A experiência que tenho com o filtro K&N neste carro é 5 estrelas. Antes de colocar o filtro, por vezes sentia que o carro tinha algumas hesitações a acelerar e em baixas rotações era pouco refinado. Com a instalação do filtro, todas hesitações desapareceram e o carro certamente ganhou um outro fôlego, desde as baixas rotações até ao redline. O motor sente-se definitivamente mais solto, com uma resposta mais imediata e em geral muito agradável de se conduzir. Em baixas rotações é muito mais suave que antes. Ganhou potência? Definitivamente sinto que sim. Ficou mais agradável de conduzir? Sem dúvida alguma! Poupou combustível? Não consegui ainda determinar pois não é um carro que use todos os dias, é um carro de fim de semana que é conduzido de forma mais desportiva. Para além disso, não tem computador de bordo a dizer consumos em tempo real, por isso, não vos consigo dizer se poupa ou não combustível, o que mais posso dizer é que os consumos mantiveram-se iguais.
Nissan Pulsar 1.5 DCI -> A minha experiência com o filtro neste motor não foi imediatamente boa, mas depois de alguns meses o ECU habituou-se e o carro começou a funcionar bem. Senti que o carro em baixas está mais solto, senti uma ligeira melhoria na aceleração em baixas rotações e senti uma melhoria no consumo de cerca de 0,3 L/100 km. Também notei uma melhoria do som da indução do ar para o motor que é bastante agradável.
Update 18/04/2020 : Os filtros K&N e os carros que os têm instalados continuam de boa saúde e a usufruir de uma melhoria nas performances tanto a nível de aceleração, como a nível de combustível. Também é bom não ter de gastar dinheiro na compra de filtros de papel.
Também tenho um novo filtro da K&N num novo carro.
Audi A1 1.0 TFSI -> O filtro neste carro não trouxe realmente grandes melhorias para além do carro ficar mais solto nas acelerações e poder usar menos R.P.M.s sem precisar de meter uma a baixo. No entanto a nível de poupança de combustível não tenho notado nada ainda. Estou à espera de temperaturas mais altas do verão para verificar efectivamente se existem ou não melhorias.
Também estou a pensar fazer uma reprogramação de ECU para aproveitar ao máximo o filtro. Os especialistas que falei dizem que o motor de 95cv pode ficar facilmente com 120cv e o facto de ter mais ar a entrar para o motor pode levar a mais uns póneis extra de potência. Depois colocarei os resultados e irei informando sobre a minha utilização e experiência com estes filtros.
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