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Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?


Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor. 

Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros.
Mas primeiro, vamos a uma lição de história.

Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma grande despesa em filtros de ar que estes dois irmãos gastavam para correr durante uma temporada. Os irmãos chamavam-se Ken Johnson and Norm McDonald e foi aí que a empresa ficou conhecida pelas iniciais do seu nome K&N. Os irmãos pensaram no problema, e em 1969 chegaram à conclusão que o uso de algodão em vez de papel, deixava passar mais ar, filtrava a sujidade tão bem como os filtros de papel e mais importante que isso era um filtro reutilizável e com uma durabilidade fora do normal.


Muito rapidamente os irmãos começaram a ganhar corridas e também muito rapidamente a notícia espalhou-se sobre este novo filtro de ar e todos os pilotos e equipas de competição começaram a adoptar os filtros de ar da K&N. 
A adopção destes filtros no mundo das corridas foi tão grande que em breve passou a ser utilizado na NASCAR, BAJA 500 e 1000 (MUITO PÓ), Pikes Peak, e muito, muito mais.

Por isso, se estes filtros são bons para as corridas, incluindo aquelas em ambientes off-road com todo o tipo de partículas (pó, areia, etc), pode-se dizer que são boas para a o uso doméstico. Alias, a K&N acredita tanto no seu produto, que dá 10 anos / 1 milhão de milhas de garantia. Ou seja, basicamente o filtro vai durar mais do que o carro em que vai ser instalado. Para além disso a instalação de um filtro destes num carro com garantia de fábrica, não viola essa garantia.



Uma das principais vantagens deste produto, para além de ser um item que dura a vida toda de um carro, é de deixar passar mais ar para o motor, o que causa o aumento de potência e a melhoria nos consumos. Também nota-se que existe uma melhor resposta no acelerador e até uma melhoria sonora do motor. São alguns efeitos secundários da instalação deste filtro. O que é tudo bom. Os resultados nos ganhos podem variar e tudo depende da sensibilidade de cada um. Eu comprei um filtro para experimentar e posso dizer que a melhoria no acelerador está lá e que a melhoria no som, embora ténue, também existe. Em relação aos ganhos de potência ou melhorias no consumo, não posso dizer muito ainda, mas existe na net quem tenha testado estes filtros e colocado os resultados. Podem ver aqui este exemplo de um Nissan G37 que ganhou 14 cavalos  e vários vídeos que mostram que desde que foi instalado o filtro K&N que as médias de gastos com combustível também baixaram. 

Agora porque é que existe na Internet uma data de pessoas que diz mal destes filtros? Parece que para cada pessoa que diz bem, existe outra pessoa a dizer mal. Existem aqui uma série de razões, que os cépticos gostam de atirar para o ar quando o tópico é filtro K&N, por isso, decidi fazer uma lista das principais críticas a estes filtros e com uma explicação sobre, o porquê dessas críticas não terem fundamento.

1 - O Filtro K&N é caro.
R - Sim, é caro. Estamos a falar de um filtro de alta performance que dura a vida inteira de um veículo. Estamos a falar de um filtro que em termos de construção é muito mais robusto que um filtro de papel, devido a ter algodão e uma malha fina que mantém tudo no sítio. Para além disso, estes filtros levam um óleo especial para agarrar e filtrar melhor as partículas. Por isso sim, é óbvio, que é caro. No entanto se pensarem que nunca mais na vida vão ter de trocar de filtro, enquanto que os filtros de papel na generalidade são trocados de 20.000 em 20.000 km, então a coisa já começa a mudar de figura. Para além disso, se existe uma melhoria no consumo de combustível, então as contas ainda são outras e o filtro paga-se por si próprio.

2- Não notei diferenças nenhumas com a instalação do Filtro K&N.
R - Isto tem um pouco a ver com a sensibilidade de cada um. Da minha experiência, eu notei diferença em termos de som, mas por exemplo, a minha esposa não notou. A verdade é que mudar um filtro de ar não é mesmo que adicionar um turbo. Sim, vão existir ganhos, mas não, não vão ser ganhos brutais de 30 ou 40 cavalos. A única maneira de saber se está a fazer alguma coisa é testando o carro, com o computador de bordo e analisar se nas mesmas condições existe melhor economia de combustível. E em termos de potência é levar o carro a um banco de ensaio e fazer o teste com e sem o filtro. Já muitos fizeram isso e têm a coisa documentada em vídeo. Também segundo um engenheiro da K&N "Tudo o que sai da K&N, tem ganhos em termos de potência." <- Ver update em baixo, pois nem tudo o que sai da K&N tem ganhos em potência.

3 - O filtro K&N deixa passar detritos que danificam o motor.
R - Esta é a principal posta de pescada que a malta atira quando fala sobre estes filtros. Como o filtro permite melhor circulação de ar é porque o filtro deixa passar partículas pequenas que o outro não deixava. Ora lembram-se das ressalvas que fiz sobre a participação dos irmãos K&N em corridas de motas em terra batida e no uso destes filtros em provas como a BAJA 500 e 1000, que é uma corrida off-road? Pois é que estas equipas usam filtros K&N em ambientes que têm muito pó e porcaria. Acham mesmo que estas equipas iam instalar um filtro de ar que deixava passar partículas que iam estragar os motores dos seus carros que custaram milhares de euros e horas a desenvolver? Acham que estas equipas iam usar um filtro destes se não tivessem a certeza absoluta que o filtro era bom? Pois como é óbvio se a malta das maiores e mais difíceis corridas do mundo usa filtros K&N, é porque os filtros são mesmo bons.

4 - O filtro é transparente, obviamente que vai deixar passar partículas. 
R - Se ainda não ficaram convencidos com a resposta em cima, então passo agora a explicar como é que estes filtros funcionam e porque é que eles filtram tão bem como os filtros de papel. É que o algodão são uma série de malhas que com a vibração do motor em funcionamento faz com que essas malhas roçam umas nas outras a uma velocidade incrível, o que aliado com o óleo da K&N, faz com que as partículas fiquem retidas no filtro. É simples e no início até os irmãos K&N diziam "Nós não sabemos porque é que o filtro de algodão é melhor do que o papel, a única coisa que sabemos é que simplesmente é melhor ", claro que com o passar do tempo e colocando engenheiros e cientistas a trabalhar nestes filtros e a desenvolver ainda mais a tecnologia destes filtros, eventualmente chegaram à conclusão do porquê de funcionarem bem. Para além disso acham mesmo que se os filtros fizessem mal aos motores, eles davam uma garantia de 10 anos e 1 milhão de milhas? E sendo uma empresa americana, onde grupos de consumidores estão a toda a hora a colocar em tribunal empresas por publicidade enganosa, acham mesmo que se os filtros tivessem alguma falha, a K&N safava-se?  

5 - Eu não gosto dos filtros reutilizáveis da K&N porque assim, não posso vender filtros de papel cada vez que um cliente faz uma revisão.
R - Se formos a ver o porquê de existirem pessoas que dizem mal destes filtros sem provas (vídeos a mostrar sensores de massa de ar sujos, ou perdas de potência ou um motor a explodir por causa do filtro K&N) é porque, provavelmente, tem algum interesse em dizer mal dos filtros K&N. E um dos interesses é que com um filtro K&N deixa de existir venda dos filtros de papel quem têm de ser substituídos de 20.000 em 20.000 km. Para além disso, o tempo que demora a fazer a limpeza de um filtro K&N vs. o tempo que demora trocar um filtro de papel por outro, não tem nada a ver. Daí que normalmente a malta das oficinas odeia este tipo de produto. 

6 - Se os filtros são tão bons e até proporcionam melhor consumo porque é que as marcas de automóveis não usam estes filtros de origem.
R - Custo e logística. No mundo dos carros existe sempre algo melhor para colocar num automóvel em todos os departamentos. Se formos com essa lógica, então porque é que não vem de origem um sistema de escape em titânio? Porque não vem de origem velas de iridium? Porque não vem de origem sistemas de travagem maiores e mais eficazes? É tudo uma questão de números e para um fabricante, gastar 3€ ou 30€, é uma grande diferença. Para além disso é também por uma questão de logística, já que a maioria das marcas tem concessionários oficiais com oficina e faz muito mais sentido para eles filtros de ar de papel que é mais uma peça que vendem e é uma coisa que se troca em 5 segundos, do que estar a fazer a manutenção a um filtro K&N. 
Mas apesar das marcas não usarem filtros K&N de origem, eles admitem que o consumidor use um filtro de ar K&N sem que isso afecte a garantia de fábrica que o carro tem, por isso, se os fabricantes não vêem mal nenhum na instalação destes filtros nos carros, é porque os filtros são bons.

Eu sei bem que não é este artigo que vai mudar a opinião das pessoas, e mesmo eu, que meti um filtro à pouco tempo, estou ainda em fase de experimentação do produto, a única coisa que posso dizer é que da experiência que tenho, da informação que obtive na internet e da experiência de outras pessoas que conheço, o filtro de ar K&N é um bom produto. A verdade é que se pensarmos naquilo que a marca nos proporciona em termos de garantia, tendo em conta a origem do produto e tendo em conta que é usado extensivamente em desportos motorizados, é um pouco difícil, ficar contra este produto. Na minha opinião, é um upgrade que vale a pena vocês fazerem ao vosso carro. É super simples de trocar o filtro e é super simples de manter o filtro. Para fazer a manutenção do filtro basta fazê-lo de 30.000 em 30.000 km e para isso vão precisar do kit de limpeza que custa 16 euros mas dá para ser usado várias vezes, daí que, não é dispendiosa a sua manutenção. 

Espero que este artigo vos tenha ajudado na decisão de instalar um filtro de ar da K&N, e se já têm um, deixem nos comentários sobre a vossa experiência.

Update 17/07/2018 : Já faz praticamente 1 ano que instalei o meu primeiro filtro K&N num desportivo com motor Naturalmente aspirado a gasolina com 2.0 de cilindrada e recentemente comprei um filtro K&N para instalar num motor turbo diesel 1.5 de cilindrada. E a experiência que tive num foi muito boa, e noutro foi má.

Mazda MX5 2.0 NC -> A experiência que tenho com o filtro K&N neste carro é 5 estrelas. Antes de colocar o filtro, por vezes sentia que o carro tinha algumas hesitações a acelerar e em baixas rotações era pouco refinado. Com a instalação do filtro, todas hesitações desapareceram e o carro certamente ganhou um outro fôlego, desde as baixas rotações até ao redline. O motor sente-se definitivamente mais solto, com uma resposta mais imediata e em geral muito agradável de se conduzir. Em baixas rotações é muito mais suave que antes. Ganhou potência? Definitivamente sinto que sim. Ficou mais agradável de conduzir? Sem dúvida alguma! Poupou combustível? Não consegui ainda determinar pois não é um carro que use todos os dias, é um carro de fim de semana que é conduzido de forma mais desportiva. Para além disso, não tem computador de bordo a dizer consumos em tempo real, por isso, não vos consigo dizer se poupa ou não combustível, o que mais posso dizer é que os consumos mantiveram-se iguais.

Nissan Pulsar 1.5 DCI -> A minha experiência com o filtro neste motor não foi imediatamente boa, mas depois de alguns meses o ECU habituou-se e o carro começou a funcionar bem. Senti que o carro em baixas está mais solto, senti uma ligeira melhoria na aceleração em baixas rotações e senti uma melhoria no consumo de cerca de 0,3 L/100 km. Também notei uma melhoria do som da indução do ar para o motor que é bastante agradável.

Update 18/04/2020 : Os filtros K&N e os carros que os têm instalados continuam de boa saúde e a usufruir de uma melhoria nas performances tanto a nível de aceleração, como a nível de combustível. Também é bom não ter de gastar dinheiro na compra de filtros de papel.

Também tenho um novo filtro da K&N num novo carro.

Audi A1 1.0 TFSI -> O filtro neste carro não trouxe realmente grandes melhorias para além do carro ficar mais solto nas acelerações e poder usar menos R.P.M.s sem precisar de meter uma a baixo. No entanto a nível de poupança de combustível não tenho notado nada ainda. Estou à espera de temperaturas mais altas do verão para verificar efectivamente se existem ou não melhorias.
Também estou a pensar fazer uma reprogramação de ECU para aproveitar ao máximo o filtro. Os especialistas que falei dizem que o motor de 95cv pode ficar facilmente com 120cv e o facto de ter mais ar a entrar para o motor pode levar a mais uns póneis extra de potência. Depois colocarei os resultados e irei informando sobre a minha utilização e experiência com estes filtros.

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