Avançar para o conteúdo principal

Clássicos | Citroen Xantia faz curva a uma velocidade incrível

Ok, este parece ser o artigo mais desinteressante do mundo, mas acreditem que quando virem este pequeno clipe de 8 segundos, vão ficar embasbacados.


Se não soubesse que era um Citroen Xantia, diria que isto era obra do diabo. Nenhum carro consegue fazer uma curva a esta velocidade, estabilidade e sem inclinação nenhuma... A não ser que seja bruxaria! Na verdade, isto é o poder da suspensão mágica da Citroen. É o poder da suspensão Hidropneumática. 


E quando vi este clip pensei, mas porque razão não existem carros de competição a usar esta suspensão. Bem, a primeira razão é que este sistema é um pouco mais pesado e é mais difícil de reparar caso exista alguma avaria. A outra razão é porque esta tecnologia é proprietária da Citroen e para se usar é preciso pagar direitos, como a Mercedes, a Rolls-Royce, a Maserati  e a Peugeot o fizeram em modelos do passado. 


Mas felizmente, o mundo viu alguns carros de competição a usar esta suspensão. Na década de 50/60/70 os Citroen DS e CX preparados para rally usavam este tipo de suspensão e eram automóveis muito bem sucedidos. Depois mais tarde seria possível ver um Citroen Xantia 4x4 Turbo a fulminar a concorrência graças à suspensão hidropneumática e aos mais de 600 cavalos que o carro continha. 


E apesar desta suspensão ser uma coisa de outro mundo, no início do ano correram rumores de que a Citroen ia deixar de produzir carros com esta tecnologia. Vai ser uma pena, porque esta é uma tecnologia que apesar de já ter mais de 60 anos, continua a ser revolucionária para os dias de hoje. E é uma pena deixar de ver estes carros com esta suspensão.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...