Clássicos | Citroen Xantia faz curva a uma velocidade incrível

Ok, este parece ser o artigo mais desinteressante do mundo, mas acreditem que quando virem este pequeno clipe de 8 segundos, vão ficar embasbacados.


Se não soubesse que era um Citroen Xantia, diria que isto era obra do diabo. Nenhum carro consegue fazer uma curva a esta velocidade, estabilidade e sem inclinação nenhuma... A não ser que seja bruxaria! Na verdade, isto é o poder da suspensão mágica da Citroen. É o poder da suspensão Hidropneumática. 


E quando vi este clip pensei, mas porque razão não existem carros de competição a usar esta suspensão. Bem, a primeira razão é que este sistema é um pouco mais pesado e é mais difícil de reparar caso exista alguma avaria. A outra razão é porque esta tecnologia é proprietária da Citroen e para se usar é preciso pagar direitos, como a Mercedes, a Rolls-Royce, a Maserati  e a Peugeot o fizeram em modelos do passado. 


Mas felizmente, o mundo viu alguns carros de competição a usar esta suspensão. Na década de 50/60/70 os Citroen DS e CX preparados para rally usavam este tipo de suspensão e eram automóveis muito bem sucedidos. Depois mais tarde seria possível ver um Citroen Xantia 4x4 Turbo a fulminar a concorrência graças à suspensão hidropneumática e aos mais de 600 cavalos que o carro continha. 


E apesar desta suspensão ser uma coisa de outro mundo, no início do ano correram rumores de que a Citroen ia deixar de produzir carros com esta tecnologia. Vai ser uma pena, porque esta é uma tecnologia que apesar de já ter mais de 60 anos, continua a ser revolucionária para os dias de hoje. E é uma pena deixar de ver estes carros com esta suspensão.




Enviar um comentário

Mensagens populares