Clássicos | Honda CRX HF modificado consegue média de 1,99 L/100

Na verdade, este fantástico feito aconteceu em 2009, mas como foi tão estrondoso achei que devia ser recordado.

Chang Ho Kim tem uma oficina de Hondas na América e um dia viu uma competição em que o vencedor era decidido pela melhor média de combustível que conseguisse atingir. Chang comprou um Honda CRX HF a um cliente dele, pois é um dos modelos mais económicos que a Honda alguma vez construiu graças ao baixo peso e à aerodinâmica. Este carro tinha um económico motor 1.5 com com 62 cv. Para além disso Chang fez algumas modificações para que o carro fosse ainda mais económico.

Algumas das modificações foram tapar todas as frestas com fita cola, tapar as rodas traseiras e colocar algumas extensões em cunha na frente e na traseira de forma a diminuir ao máximo o atrito pelo ar. 
Chang tirou também todo o peso desnecessário do carro, como por exemplo os bancos de passageiro, os tapetes e o pneu suplente, substituiu também a bateria por uma mais leve. No departamento da suspensão, baixou o carro 2 cm e instalou pneus de baixo atrito.

Com todas estas modificações e com algumas técnicas de condução para baixar consumos como fazer as curvas na trajectória mais curta, ganhar momento e acelerar o mínimo possível, Chang conseguiu uns incríveis 1,99 Litros aos 100km. Para verem o quão espectacular é esta marca, nem o Toyota Prius Plug-In consegue fazer estas médias. 

Existem aqui algumas técnicas que eram impraticáveis no dia-a-dia, como por exemplo, colar fita-cola e mandar fora os bancos que não estão ocupados, mas outras opções escolhidas por Chang são coisas que podem ser feitas sem comprometer a usabilidade do carro, como por exemplo, rebaixar a suspensão, colocar uma bateria mais leve ou comprar pneus de baixo atrito. E que tal? Vão fazer alguma modificação para obterem melhores consumos?



Enviar um comentário

Mensagens populares