Caros condutores de carros a Diesel reprogramados/modificados,
Sei que gostam muito do vosso carro a diesel e sei que gostam muito de provar à malta elitista dos carros Otto, que os Diesel também conseguem andar bem. Também consigo compreender que gostem de colocar mais cavalos no vosso carro e ter acelerações ainda mais possantes. Mas por amor de Deus, se vão mexer no vosso carro não o deixem a levantar uma nuvem negra de fumo como se fosse um choco em fuga.
Sei que na vossa cabeça fumo preto = andar bué. Fumo preto é ter um carro do "aço" e toda a gente sabe que um carro do aço é sempre um grande carro mesmo que seja só na vossa cabeça e dos vossos amigos. Mas não é! Um carro que deita fumo para andar um bocadinho mais depressa não é fixe. Um carro que deita fumo não é um carro saudável e depressa vai ter de ir à oficina para ser reparado.
Imaginem que estão parados numa grande fila de trânsito em Lisboa e que por acaso todos os carros à vossa volta eram TDI's e CDTI's do "aço" e que ao acelerar largavam uma enorme nuvem de fumo. Provavelmente não iam ver nada à vossa frente e provavelmente iam todos morrer intoxicados ou morrer com um acidente por não conseguirem ver a estrada.
Até já ouvi dizer que existe malta a tirar os catalisadores do carro e os filtros de partículas para o carro produzir mais fumo. Sim, pode existir algum ganho na resposta do motor com essas modificações, mas não esperem que o vosso Ibiza TDI de 90cv chegue aos 200km/h e faça os 0-100km/h em 9 segundos. Modificar os carros para deitar fumo e ficar-se por aí não faz o vosso carro andar mais depressa, tal como um grande sistema de som de 5000W não faz o vosso carro andar mais depressa.
E mesmo aqueles que dizem que é impossível modificar um carro a diesel para ter mais potência sem deitar fumo, apresento-vos este carro fantástico. O Audi R18 TDI que corre em Le Mans. Vocês vêem alguma nuvem de fumo a sair deste monstro com mais de 500 cv de potência?
Mas provavelmente isto nem sequer é culpa vossa. Provavelmente vocês estavam para nascer na época das locomotivas a vapor que quanto mais fumo lançavam para o ar mais depressa andavam, mas por algum acidente divino foram parar aos dias de hoje. A sério malta! Deixem lá de ser azeiteiros e metam os vossos carros a andar normalmente. Existe tanto engenheiro e tanto euro investido para tornar os diesel mais amigos do ambiente e depois vêem vocês e fazem esta cagada toda? As pessoas normais têm mesmo de levar com o vosso fumo? Não têm um pingo de consideração pelas outras pessoas?
Espero que realmente isto mude, porque se fosse eu a mandar neste país, sempre que visse um carro a deitar fumo daquela maneira era carro apreendido e inspecção B em cima e só passava na inspecção quando os níveis de emissões estivessem regularizados.
Update
Vendo pelos comentários, parece-me que vieram parar aqui alguns Azeiteiros Virgens Extra (ou será mais extra virgens?) a defender esta grande moda que é automóveis a deitar fumo como se fossem comboios a vapor.
Existem alguns particularmente interessantes que falam mal do meu exemplo. Primeiro porque o carro tem montes de cilindros e isso influência o fumo, outros porque o carro tem montes de filtros de partículas (deve ter um para cada cilindro para não ter fumo nenhum) e outros ainda que devido às reprogramações e mexidelas bem feitas custarem muito dinheiro, mais vale ter o carro a andar com fumo.
O Audi R18 e-Tron tem um motor V6 TDI.
Mas querem carros com poucos cilindros com muito aço e que não deitam fumo? Seat Leon 2.0 TDI do WTCC. Sim aquele que o nosso grande Tiago Monteiro conduziu. Tem 280 cv de potência espremidos de um motor que originalmente só tinha 170 cv. E sim era um 4 cilindros. Mas ok, compreendo que isto seja tudo muito profissional. Então que tal o BMW que Jeremy Clarkson, James May, Richard Hammond e o Stig usaram nas 24 horas de Silverstone? Foi tudo feito com poucos recursos e no entanto nada de fumo.
Isto só para ver que quem sabe, sabe. E não é qualquer um que mexe num carro e faça uma reprogramação. Existem boas e más reprogramações e todos os carros a que foram reprogramados e deitam fumo, FORAM MAL REPROGRAMADOS.
O essencial a reter é que a culpa não é do carro, nem do motor do carro, mas sim de quem mexe nele. Se o vosso amigo mecânico do aço mete o vosso carro a deitar fumo como se fosse uma locomotiva é porque não é grande amigo vosso. Fazer este tipo de coisas faz com que a vida útil do motor decresça grandemente. Eu gosto de carros e gosto muito do meu carro, mas quem faz este tipo de coisas para além de não ter consideração pelas outras pessoas também não respeita o veículo que tem.
Update
Vendo pelos comentários, parece-me que vieram parar aqui alguns Azeiteiros Virgens Extra (ou será mais extra virgens?) a defender esta grande moda que é automóveis a deitar fumo como se fossem comboios a vapor.
Existem alguns particularmente interessantes que falam mal do meu exemplo. Primeiro porque o carro tem montes de cilindros e isso influência o fumo, outros porque o carro tem montes de filtros de partículas (deve ter um para cada cilindro para não ter fumo nenhum) e outros ainda que devido às reprogramações e mexidelas bem feitas custarem muito dinheiro, mais vale ter o carro a andar com fumo.
O Audi R18 e-Tron tem um motor V6 TDI.
Mas querem carros com poucos cilindros com muito aço e que não deitam fumo? Seat Leon 2.0 TDI do WTCC. Sim aquele que o nosso grande Tiago Monteiro conduziu. Tem 280 cv de potência espremidos de um motor que originalmente só tinha 170 cv. E sim era um 4 cilindros. Mas ok, compreendo que isto seja tudo muito profissional. Então que tal o BMW que Jeremy Clarkson, James May, Richard Hammond e o Stig usaram nas 24 horas de Silverstone? Foi tudo feito com poucos recursos e no entanto nada de fumo.
Isto só para ver que quem sabe, sabe. E não é qualquer um que mexe num carro e faça uma reprogramação. Existem boas e más reprogramações e todos os carros a que foram reprogramados e deitam fumo, FORAM MAL REPROGRAMADOS.
O essencial a reter é que a culpa não é do carro, nem do motor do carro, mas sim de quem mexe nele. Se o vosso amigo mecânico do aço mete o vosso carro a deitar fumo como se fosse uma locomotiva é porque não é grande amigo vosso. Fazer este tipo de coisas faz com que a vida útil do motor decresça grandemente. Eu gosto de carros e gosto muito do meu carro, mas quem faz este tipo de coisas para além de não ter consideração pelas outras pessoas também não respeita o veículo que tem.
Comentários
amigo FR's de 90cv nao existem, existe sim de 130cv.
Até os ibizas de 90cv dão 180km/h
0-100km/h em 9 segundos não sei, mas sei que em 400metros em 9 segundos é possivel.
Enquanto a esse belo Audi R18 TDI, não deita fumo tudo bem, optimo.. agora diz-me quanto dinheiro foi preciso para fazer um tdi desses, certamente terá um motor preparado já de origem para esse efeito.
cumprimentos de um dono que tem um carro TDI, sem fumo!