Avançar para o conteúdo principal

E quando a resposta não é Miata? Crónica de um triste gigante

Um verdadeiro "Petrol Head" de certeza que algures na sua vida colocou como hipótese a compra de um MX-5. Afinal de contas, este automóvel é uma verdadeira carruagem dos deuses, é a resposta para todas as questões relacionadas com automobilismo!

É barato? Sim! É económico? Sim! É fiável? Sim! Puxa atrás? Oh sim! É leve? Peso pluma! É fácil de manter? Sim! É bonito? Sim! Tem o selo de aprovação de 99% dos Petrol Heads? SIM!

Mas apesar de ultrapassar todos os obstáculos que o teu cérebro possa colocar ao mesmo tempo que satisfaz os caprichos do teu coração, existe um pequeno pormenor que pode deitar tudo a perder. E esse pequeno pormenor, essa pequena dúvida, essa grande questão é o que basta para te atirar para um mundo negro em que a resposta já não é Miata.

Por acaso cabes dentro de um Mazda MX5 NA? 

Sim! A altura que tu tens! O Mazda MX-5 é um carro Japonês e no Japão qualquer pessoa que tenha mais de 1,80 metros é uma abominação. É normal que o Mazda MX-5 não tenha sido feito a pensar em pessoas que tenham mais de 1.87 metros de altura. Mas aqui na Europa, isso pode ser um grande problema. Na época do Chocapic e do McDonalds, em que a comida que comemos tem hormonas de crescimento misturadas com fermento, começa a ser normal encontrar pessoas com mais de 1.85 metros de altura, começa a ser normal existir pessoas com a minha altura, oficialmente 1.90 metros, na realidade é mais 1.87 metros. E essas pessoas não vão conseguir caber dentro de um Mazda MX-5!

Neste último mês já visitei dois Mazda MX-5 NA. Um de 1997 preto com motor 1.6 de 90cv e outro de 1991 com motor 1.6 de 115cv e não caibo lá dentro. Fico com as pernas a bater no volante e com a cabeça a bater no tejadilho. É humanamente impossível para mim, caber dentro de um Mazda MX-5. O mais irritante é que se eu tivesse menos 5 cm de altura, o carro iria servi-me como uma luva. 

Em pesquisas recentes que fiz no google, parece que existem pessoas que não se mostraram intimidadas por serem grandes demais para o Miata e fizeram algumas modificações para caberem melhor lá dentro. A primeira e a mais popular é fazer uma "esponjoaspiração" ao banco do carro. Tirando alguns centímetros, de esponja do banco, vais conseguir ficar mais baixo o que resolve o problema da altura. No entanto ao fazeres isso vais a sacrificar o já pouco conforto que um banco de um Mazda MX-5 NA te pode dar. Resolvido o problema da altura, mas então e o problema das pernas e dos joelhos que batem no volante?


Sem um regulador de altura no volante a única hipótese é... arranjar um volante mais pequeno. Fazendo estas duas modificações simples é a única maneira de caberes dentro de um Miata. 

Mas o mal já está feito. Na minha cabeça já não vou conseguir olhar para um Miata da mesma forma. Já não o consigo ver como o Santo Graal do automobilismo sempre pronto para fazer um milagre na cabeça de um Petrol Head. Como é que eu posso ponderar gastar cerca de 5000 euros num carro em que não caibo? Como é que eu posso justificar esta compra com aquela hipótese de tirar a espuma do banco dianteiro e comprar um volante mais pequeno que pode nem ser o suficiente? E como é que faria sequer o test drive deste carro? Não... A resposta para mim não é Miata. Pelo menos o Mazda MX-5 NA não é, de certeza! Pode ser que caiba num NB ou num NC, ou então no novo Mazda MX-5 que vai ser anunciado para o próximo mês. Mas é com muita pena minha que anúncio que para mim, a resposta não é Miata. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua