Avançar para o conteúdo principal

Carta aberta à malta dos carros a diesel fumarentos

Caros condutores de carros a Diesel reprogramados/modificados,

Sei que gostam muito do vosso carro a diesel e sei que gostam muito de provar à malta elitista dos carros Otto, que os Diesel também conseguem andar bem. Também consigo compreender que gostem de colocar mais cavalos no vosso carro e ter acelerações ainda mais possantes. Mas por amor de Deus, se vão mexer no vosso carro não o deixem a levantar uma nuvem negra de fumo como se fosse um choco em fuga.

Sei que na vossa cabeça fumo preto = andar bué. Fumo preto é ter um carro do "aço" e toda a gente sabe que um carro do aço é sempre um grande carro mesmo que seja só na vossa cabeça e dos vossos amigos. Mas não é! Um carro que deita fumo para andar um bocadinho mais depressa não é fixe. Um carro que deita fumo não é um carro saudável e depressa vai ter de ir à oficina para ser reparado.

Imaginem que estão parados numa grande fila de trânsito em Lisboa e que por acaso todos os carros à vossa volta eram TDI's e CDTI's do "aço" e que ao acelerar largavam uma enorme nuvem de fumo. Provavelmente não iam ver nada à vossa frente e provavelmente iam todos morrer intoxicados ou morrer com um acidente por não conseguirem ver a estrada.



Até já ouvi dizer que existe malta a tirar os catalisadores do carro e os filtros de partículas para o carro produzir mais fumo. Sim, pode existir algum ganho na resposta do motor com essas modificações, mas não esperem que o vosso Ibiza TDI de 90cv chegue aos 200km/h e faça os 0-100km/h em 9 segundos. Modificar os carros para deitar fumo e ficar-se por aí não faz o vosso carro andar mais depressa, tal como um grande sistema de som de 5000W não faz o vosso carro andar mais depressa. 

E mesmo aqueles que dizem que é impossível modificar um carro a diesel para ter mais potência sem deitar fumo, apresento-vos este carro fantástico. O Audi R18 TDI que corre em Le Mans. Vocês vêem alguma nuvem de fumo a sair deste monstro com mais de 500 cv de potência?


Mas provavelmente isto nem sequer é culpa vossa. Provavelmente vocês estavam para nascer na época das locomotivas a vapor que quanto mais fumo lançavam para o ar mais depressa andavam, mas por algum acidente divino foram parar aos dias de hoje. A sério malta! Deixem lá de ser azeiteiros e metam os vossos carros a andar normalmente. Existe tanto engenheiro e tanto euro investido para tornar os diesel mais amigos do ambiente e depois vêem vocês e fazem esta cagada toda? As pessoas normais têm mesmo de levar com o vosso fumo? Não têm um pingo de consideração pelas outras pessoas?

Espero que realmente isto mude, porque se fosse eu a mandar neste país, sempre que visse um carro a deitar fumo daquela maneira era carro apreendido e inspecção B em cima e só passava na inspecção quando os níveis de emissões estivessem regularizados.

Update

Vendo pelos comentários, parece-me que vieram parar aqui alguns Azeiteiros Virgens Extra (ou será mais extra virgens?) a defender esta grande moda que é automóveis a deitar fumo como se fossem comboios a vapor.

Existem alguns particularmente interessantes que falam mal do meu exemplo. Primeiro porque o carro tem montes de cilindros e isso influência o fumo, outros porque o carro tem montes de filtros de partículas (deve ter um para cada cilindro para não ter fumo nenhum) e outros ainda que devido às reprogramações e mexidelas bem feitas custarem muito dinheiro, mais vale ter o carro a andar com fumo.

O Audi R18 e-Tron tem um motor V6 TDI.
Mas querem carros com poucos cilindros com muito aço e que não deitam fumo? Seat Leon 2.0 TDI do WTCC. Sim aquele que o nosso grande Tiago Monteiro conduziu. Tem 280 cv de potência espremidos de um motor que originalmente só tinha 170 cv. E sim era um 4 cilindros. Mas ok, compreendo que isto seja tudo muito profissional. Então que tal o BMW que Jeremy Clarkson, James May, Richard Hammond e o Stig usaram nas 24 horas de Silverstone? Foi tudo feito com poucos recursos e no entanto nada de fumo.

Isto só para ver que quem sabe, sabe. E não é qualquer um que mexe num carro e faça uma reprogramação. Existem boas e más reprogramações e todos os carros a que foram reprogramados e deitam fumo, FORAM MAL REPROGRAMADOS.

O essencial a reter é que a culpa não é do carro, nem do motor do carro, mas sim de quem mexe nele. Se o vosso amigo mecânico do aço mete o vosso carro a deitar fumo como se fosse uma locomotiva é porque não é grande amigo vosso. Fazer este tipo de coisas faz com que a vida útil do motor decresça grandemente. Eu gosto de carros e gosto muito do meu carro, mas quem faz este tipo de coisas para além de não ter consideração pelas outras pessoas também não respeita o veículo que tem.


Comentários

Anónimo disse…
esses carros ja sao apreendidos em muitas operações stop..
Anónimo disse…
Falar sem saber ou sem ter a informação necessária é muito mau... Em vez de a GNR ou POLICIA perder tempo com isso devia sim apanhar aquelas que fazem MESMO MAL, ( matar assaltar roubar) , em relação ao andar mais, esse Audi tem 10 cilindros, os carros que ves ai a deitar fumo tem 4 como queres comparar motores? ja viste o investimento que s tinha de fazer para comprar um v10? mas tu deves ser daqueles que nem carta tem;)
Anónimo disse…
olha baba-me o Pau seu ignorante FR TDI 90cv LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Anónimo disse…
"mas não esperem que o vosso Ibiza FR TDI de 90cv chegue aos 200km/h e faça os 0-100km/h em 9 segundos"

amigo FR's de 90cv nao existem, existe sim de 130cv.
Até os ibizas de 90cv dão 180km/h
0-100km/h em 9 segundos não sei, mas sei que em 400metros em 9 segundos é possivel.
Enquanto a esse belo Audi R18 TDI, não deita fumo tudo bem, optimo.. agora diz-me quanto dinheiro foi preciso para fazer um tdi desses, certamente terá um motor preparado já de origem para esse efeito.

cumprimentos de um dono que tem um carro TDI, sem fumo!
Jonny Dos carros Do "Aço" disse…
palhaçada velhos o ke bate e mesmo ter carro do "aço"
Unknown disse…
Só comentários de totós aqui. Continuem com os carros assim, depois andam a comprar motores usados para substituir o que estragaram. Enfim...

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...