Avançar para o conteúdo principal

Clássicos | 5 futuros clássicos low cost

Dizem que os carros são o pior negócio que se pode fazer na vida, no We Like Cars nós não concordamos nada com esta frase. O truque é não comprar novo. Aliás, para se fazer um bom negócio com carros é preciso comprar no limiar do velho. 

Diz-se que para um carro desvalorizar tudo o que tem para desvalorizar são precisos cerca de 15 a 20 anos. E é nessa altura que temos de fazer a nossa compra. Mas atenção! Comprar um carro qualquer não vai vos fazer ricos nos próximos anos, é preciso escolher o carro certo. De preferência é preciso um carro com estilo, com alguma característica ou história fora do comum e se possível já em bom estado para não se tornar num poço de contas no mecânico.

Hoje vamos apresentar 5 carros que vão com certeza ser clássicos daqui a uns anos e que têm um preço bastante acessível. Espero que gostem da nossa lista e que esta vos proporcione um guia para comprarem o vosso pré-clássico low-cost. 

Mazda MX-5 NA (1989-1997)


Procuram um carro divertido, cheio de estilo, desportivo, fiável e barato? O Mazda MX-5 NA é dos poucos carros no mundo que consegue satisfazer todas estas necessidades. Neste momento, este automóvel já entrou na fase de pré-clássico o que quer dizer que daqui em diante os preços vão ser sempre a subir. Por menos de 4000 euros consegue-se arranjar MX-5 em bom estado geral. É uma boa aposta para quem quer fazer um investimento seguro e enquanto os preços não sobem, podem divertir-se à grande com este pequeno roadster.

Suzuki Samurai SJ413 (1984-1999)


Os pequenos SUV estão na moda, mas se quiserem aventurar-se em caminhos mais tortuosos o mais certo é ficarem apeados. Mas o Suzuki Samurai é um verdadeiro jipe pois tem tracção 4x4 é leve e vai onde os novos SUV nunca se atreveriam a ir. Este carro pode ter um motor a gasolina ou a diesel e pode ser descapotável ou não. Existem Samurais para todos os gostos e a sua fiabilidade é lendária. Os preços deste automóvel são ridículos, é fácil encontrar Samurais por menos de 3000 euros. 

Alfa Romeo 166 V6 (1998-2007)


O 166 é provavelmente um dos automóveis mais bonitos que a Alfa Romeo já lançou. O design único e italiano aliado a um belo motor V6 fazem deste carro uma compra muito apetecível. Existem muitas versões de 4 cilindros a gasolina, mas, neste caso, os V6 são as versões mais interessantes, não só por serem mais exclusivas e desportivas, mas também porque é dos poucos carros que realmente são tão bonitos por fora como por dentro. E não falo só a nível dos interiores, mas até mesmo a nível do compartimento do motor que é de cortar a respiração. Existem muitos exemplares V6 por menos de 5000 euros, o supra sumo será o 3.2 V6. Esse já será um pouco mais caro mas também é o que tem mais potencial de valorização.

Volvo 850 T5 (1991-1997)


A Volvo sempre foi sinónimo de segurança e estabilidade, mas nos anos 90 também era sinónimo de potência graças aos seus motores turbo revolucionários. Existem muitas 850 à venda, as mais interessantes são as a gasolina T5 com 225cv e as 850R com 250cv de potência. Existe um modelo sedan e outro carrinha e foi o modelo carrinha que se tornou bastante popular graças à equipa TWR que preparou uma 850R carrinha para participar no BTCC. Os preços destes carros ficam normalmente abaixo dos 4000 euros.

Honda Prelude (1996-2001)


O Prelude na altura em que saiu tinha algumas novidades bastante interessantes como direcção nas 4 rodas e um motor fantástico que ia até aos 200cv de potência. O Prelude era um sonho de carro. Um coupé de luxo com credenciais de carro desportivo bastante acima da média. O chassis praticamente quadrado dava-lhe muita estabilidade, a direcção nas 4 rodas proporcionava mudanças de direcção bastante rápidas e eficazes e depois o motor com cerca de 200 cv era bastante rotativo e era uma beleza de se ouvir. Os preços do Prelude andam abaixo dos 5000 euros o que para um carro deste calibre é um must. 

Comentários

Anónimo disse…
Há um erro que eu não costumo perdoar a quem gosta de automóveis: escrever Alfa RomeU
Vocês são fixes, por isso corrijam por favor ;)
E depois podem apagar este comentário.

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...