Os portugueses sempre foram bons a fazer jipes. Fizemos o UMM que é provavelmente o melhor jipe alguma vez feito no mundo inteiro e agora a Vangest, um grupo de empresas da Marinha Grande, desenvolveu este espectacular Jipe que já está pronto para participar em provas de TT.
Carlos Oliveira para além de ser o líder do Grupo Vangest é também um grande aficionado por todo-o-terreno. Pode-se dizer que o grupo Vangest é o cocktail perfeito de indústrias e tecnologias para criar um Jipe 100% nacional. E que Jipe! O Vangest JH12 é uma beleza. Para além de terem feito um jipe em Portugal a Vangest tem como clientes a Airbus, Boieng, Audi, VW, Bugatti, BMW, Mercedes-Benz e a Land Rover.
O mais engraçado é que este projecto começou com um desafio por parte de José Henriques (dono da equipa TT Cattiva Sport), Carlos Oliveira começou a desenvolver este grandioso jipe e até deu as iniciais do seu desafiante ao carro "JH", o número 12 foi o ano de construção do Vangest. Mas construir este carro não foi apenas por um desafio, mas sim para mostrar ao mundo que é possível construir em Portugal um jipe de competição com um grande design, robusto e com engenharia de topo. Também pode-se dizer que foi uma manobra de Marketing para que Carlos Oliveira pudesse dizer aos seus clientes construtores de automóveis que também conseguem fazer bom e mais barato.
Este Vangest é também um carro muito terra-a-terra, isto porque apesar de ter sido possível fabricar tudo de raíz o Vangest JH12 aproveita peças de outros carros, como por exemplo o motor que é de um BMW, as ópticas da frente que são de um VW e as ópticas traseiras que são de um Mini. Assim os custos são mais baratos e a qualidade fica garantida.
Em breve já vamos poder ver este Jipe a rasgar pelas serras adentro. E já que o senhor Carlos Oliveira é um homem de desafios, deixo aqui este. Que tal preparar o Vangest JH12 para o Dakar 2015 e levar um carro e equipa totalmente portugueses ao pódio? Pense nisso Sr. Carlos Oliveira. Pense nisso!
Dimensões
4630mm (comprimento) x 1990mm (largura) x 1810mm (altura)Distância entre eixos: 2900mm
Peso: 1900kg (regulamento FIA)
BMW 3.0l biturbo Diesel
Sistema de injeção common-rail
Potência máxima: 300cv
Binário máximo: 700Nm
Restritor de admissão de ar de 38mm
Velocidade de ponta: 195 km/h
Transmissão integral
Caixa sequencial Sadev de seis velocidades
Diferencial central Sadev com autoblocante
Embraiagem de disco duplo cerâmica
Estrutura tubular
Discos de travão ventilados (315mm) com pinças de quatro pistões
Distribuição de peso 50/50
Duplo braço (atrás e à frente)
Amortecedores Öhlins de três vias com sistema hidráulico
Carroçaria em materiais compósitos (fibra de vidro/fibra de carbono/kevlar)
Fundo em alumínio
Para-brisas aquecido
Portas em 'asas de gaivota'
Duas rodas suplentes
Jantes de 16 polegadas
Pneus BFGoodrich 235/85 16
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