A BMW está a comemorar 30 anos de grandes sedans cheios de potência e agilidade. O M5 foi sem dúvida um dos automóveis mais curiosos da marca, pois apesar do seu enorme volume e peso, é um carro desportivo com D grande capaz de gerar vários G's de força lateral e catapultar os ocupantes a velocidades estonteantes em poucos segundos.
Apesar de ser um carro pouco provável e para um nicho de mercado bastante específico, vingou. Depressa o M5 juntou uma legião de fãs, mas os directores da marca bávara estavam com receio que o M5 E39 não fosse um grande hit porque o mercado, naquela altura, pedia carros mais eficientes. Felizmente Karlheinz Kalbfell, queria muito que este carro fosse construído e conseguiu juntar forças com Carl-Peter Forster e com o Dr. Wolfgang Reitzle para convencer a administração a aprovar a produção do M5 E39.
Foto de Driftnut56 |
Quando finalmente conseguiram a aprovação, outros problemas se depararam na equipa de engenheiros que tinha de escolher um motor adequado para este M5. O carro tinha de subir a fasquia e o 6 cilindros aspirado naturalmente não era adequado para aquilo que a BMW queria fazer com o novo M5. Os fãs de certeza que não iam aceitar muito bem a mudança, a não ser que a BMW conseguisse fazer mesmo algo de excepcional. Foram colocadas na mesa propostas de sobrealimentação do Seis Cilindros com dois turbos, mas como na altura a tecnologia de turbo não estava ainda muito desenvolvida e era cara. Os engenheiros começaram a pensar em grande. Foi posto em cima da mesa um motor naturalmente aspirado V8 que conseguia debitar 400cv de potência. Era o motor perfeito para levar o M5 a um patamar muito superior ao que estávamos habituados.
Foto de Felix Winqvist |
Quando o carro foi lançado, não foi um falhanço como alguns membros da administração pensavam que ia ser, mas sim, o M5 mais popular da história da marca e aquele que mais unidades vendeu. E se formos a ver, percebe-se bem a razão pela qual este carro foi tão bem sucedido. Que outro carro é que debitava 400cv, tinha 500n.m de torque às 3800rpm, tinha uma aceleração lateral de 1.2 G's e fazia dos 0-100km/h em 4,9 segundos? A BMW não construiu apenas o sucessor do M5, eles construíram um verdadeiro fenómeno.
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