Avançar para o conteúdo principal

Opinião | Buick pesadelo americano sonho chinês

Buick pode não ser muito conhecida aqui na Europa, mas na América já foi uma das marcas de automóveis mais populares. Agora se perguntarem a um americano o que acha da Buick provavelmente vai encolher os ombros enquanto enfia um Big Mac pela goela abaixo. Nos últimos anos a General Motors tem vindo a perder muita cota de mercado para outros construtores que vieram da Europa e do Japão. O encosto na sombra da bananeira aliado com os problemas de gestão fez com que os Americanos fugissem dos Buicks. Não merecia o preço premium pelo qual pagavam.

Depois da reestruturação da GM e de uma grande remodelação nas suas principais marcas a Buick sofreu grandes mudanças, mas ainda assim, não tem sido o suficiente para cativar os consumidores americanos. Felizmente do outro lado do mundo, as coisas estão a correr muito bem para a Buick.

Não sei se conhecem o Síndrome de Hasselhoff. Isto é quando um produto ou uma pessoa é completamente desprezada num mercado, enquanto que noutro mercado é como se fosse a coisa mais espectacular alguma vez vista. O actor David Hasselhoff teve uma incursão bastante embaraçosa pelo mundo da música e em quase todos os países foi um grande flop, no entanto, na Alemanha, Hasselhoff foi um tremendo sucesso.

O mesmo aconteceu com a Buick. Em todo o mundo, é uma marca que não é apelativa, é cara e não trás nada de novo para o mercado há anos. No entanto, na China, os Buick são os automóveis mais desejados.

Todos os chefes de governo, empresários e pessoas de sucesso têm um Buick na China. É um carro grande americano que enche as medidas de ostentação das pessoas que viviam num país que há 50 anos atrás, toda a gente andava a pé. Um Buick na China é como um Rolls Royce na Europa.
E a Buick tem aproveitado bem este amor chinês. Tem lançado carros grandes, espaçosos e confortáveis. É um pouco estranho, mas enquanto que na América uma Minivan é vista como um carro familiar, na China é vista como um carro empresarial. E as Minivan da Buick são as maiores e as mais luxuosas, até porque foram lançadas versões mais luxuosas exclusivamente para o mercado chinês.

Só para terem uma ideia a Buick vendeu em 2011 254.000 carros na China enquanto que nos USA vendeu apenas 177.000.

E se têm estado atentos ao Salão Automóvel de Beijing 2014 que está agora a decorrer, o stand da Buick é sem dúvida o mais concorrido. Este ano a Buick pegou nos Opel Astra e Opel Insignia, rebaixou-os, colocou alguns ailerons e chamou-lhes de Regal XS e Excelle XT. Em princípio, não vão ser lançados no mercado Chinês, e foi apenas um chamariz para os jornalistas. Mas já se sabe, se os Chineses quiserem uma versão mais desportiva dos seus Buicks, quem é a Buick para os privar desse desejo?


Só mesmo na China para um Astra e um Insignia tunning com a marca Buick para levar à os Chineses à loucura. Mas pronto, acho que os clones sempre tiveram na moda por aqueles lados.  






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...