Avançar para o conteúdo principal

Opinião | Buick pesadelo americano sonho chinês

Buick pode não ser muito conhecida aqui na Europa, mas na América já foi uma das marcas de automóveis mais populares. Agora se perguntarem a um americano o que acha da Buick provavelmente vai encolher os ombros enquanto enfia um Big Mac pela goela abaixo. Nos últimos anos a General Motors tem vindo a perder muita cota de mercado para outros construtores que vieram da Europa e do Japão. O encosto na sombra da bananeira aliado com os problemas de gestão fez com que os Americanos fugissem dos Buicks. Não merecia o preço premium pelo qual pagavam.

Depois da reestruturação da GM e de uma grande remodelação nas suas principais marcas a Buick sofreu grandes mudanças, mas ainda assim, não tem sido o suficiente para cativar os consumidores americanos. Felizmente do outro lado do mundo, as coisas estão a correr muito bem para a Buick.

Não sei se conhecem o Síndrome de Hasselhoff. Isto é quando um produto ou uma pessoa é completamente desprezada num mercado, enquanto que noutro mercado é como se fosse a coisa mais espectacular alguma vez vista. O actor David Hasselhoff teve uma incursão bastante embaraçosa pelo mundo da música e em quase todos os países foi um grande flop, no entanto, na Alemanha, Hasselhoff foi um tremendo sucesso.

O mesmo aconteceu com a Buick. Em todo o mundo, é uma marca que não é apelativa, é cara e não trás nada de novo para o mercado há anos. No entanto, na China, os Buick são os automóveis mais desejados.

Todos os chefes de governo, empresários e pessoas de sucesso têm um Buick na China. É um carro grande americano que enche as medidas de ostentação das pessoas que viviam num país que há 50 anos atrás, toda a gente andava a pé. Um Buick na China é como um Rolls Royce na Europa.
E a Buick tem aproveitado bem este amor chinês. Tem lançado carros grandes, espaçosos e confortáveis. É um pouco estranho, mas enquanto que na América uma Minivan é vista como um carro familiar, na China é vista como um carro empresarial. E as Minivan da Buick são as maiores e as mais luxuosas, até porque foram lançadas versões mais luxuosas exclusivamente para o mercado chinês.

Só para terem uma ideia a Buick vendeu em 2011 254.000 carros na China enquanto que nos USA vendeu apenas 177.000.

E se têm estado atentos ao Salão Automóvel de Beijing 2014 que está agora a decorrer, o stand da Buick é sem dúvida o mais concorrido. Este ano a Buick pegou nos Opel Astra e Opel Insignia, rebaixou-os, colocou alguns ailerons e chamou-lhes de Regal XS e Excelle XT. Em princípio, não vão ser lançados no mercado Chinês, e foi apenas um chamariz para os jornalistas. Mas já se sabe, se os Chineses quiserem uma versão mais desportiva dos seus Buicks, quem é a Buick para os privar desse desejo?


Só mesmo na China para um Astra e um Insignia tunning com a marca Buick para levar à os Chineses à loucura. Mas pronto, acho que os clones sempre tiveram na moda por aqueles lados.  






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua