Avançar para o conteúdo principal

Notícias | Porsche volta aos motores VW

A Porsche anunciou para o novíssimo Macan um motor de 4 cilindros em linha, turbo com 237 cv de potência. Este motor de origem VW vai alimentar o modelo de entrada do Macan no Reino Unido e espera-se que a Porsche lance discretamente esta opção em outros mercados no futuro próximo.


Ou seja, isto é um regresso às raízes dos tempos difíceis da marca. Em 1969 a Porsche e a VW tinham relações muito chegadas e eis que a Porsche necessitava de um modelo de entrada de gama. O 914 era um descapotável do tipo Targa com motor central de 4 cilindros e 2000 de cilindrada a debitar cerca de 100cv de potência. Não foi um grande sucesso de vendas porque o seu custo era demasiado alto para um modelo de entrada. O facto de ter um motor da VW também não ajudou às vendas. Apesar de existir uma versão com motor de 6 cilindros, este modelo foi um fracasso. 

O outro modelo popular da Porsche com motor VW foi o 924 que tinha um motor de 4 cilindros 2.0 a debitar 125cv. Este foi o modelo de entrada da Porsche que veio substituir o 914. Este modelo revelou-se ser uma galinha de ovos de ouro pois proporcionou à Porsche recursos suficientes para desenvolver os próximos 911. O último Porsche a utilizar um motor de 4 cilindros foi em 1995 no modelo 968. 


Para além do Macan, existe a possibilidade deste motor da VW aparecer no Boxster e no Cayman. 
Mas não pensem que este 4 cilindros é lento. No Macan este motor consegue levar-vos dos 0-100 em 6,9 segundos e os consumos ficam-se pelos 7,5 L/100km.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...