Notícias | Porsche volta aos motores VW

A Porsche anunciou para o novíssimo Macan um motor de 4 cilindros em linha, turbo com 237 cv de potência. Este motor de origem VW vai alimentar o modelo de entrada do Macan no Reino Unido e espera-se que a Porsche lance discretamente esta opção em outros mercados no futuro próximo.


Ou seja, isto é um regresso às raízes dos tempos difíceis da marca. Em 1969 a Porsche e a VW tinham relações muito chegadas e eis que a Porsche necessitava de um modelo de entrada de gama. O 914 era um descapotável do tipo Targa com motor central de 4 cilindros e 2000 de cilindrada a debitar cerca de 100cv de potência. Não foi um grande sucesso de vendas porque o seu custo era demasiado alto para um modelo de entrada. O facto de ter um motor da VW também não ajudou às vendas. Apesar de existir uma versão com motor de 6 cilindros, este modelo foi um fracasso. 

O outro modelo popular da Porsche com motor VW foi o 924 que tinha um motor de 4 cilindros 2.0 a debitar 125cv. Este foi o modelo de entrada da Porsche que veio substituir o 914. Este modelo revelou-se ser uma galinha de ovos de ouro pois proporcionou à Porsche recursos suficientes para desenvolver os próximos 911. O último Porsche a utilizar um motor de 4 cilindros foi em 1995 no modelo 968. 


Para além do Macan, existe a possibilidade deste motor da VW aparecer no Boxster e no Cayman. 
Mas não pensem que este 4 cilindros é lento. No Macan este motor consegue levar-vos dos 0-100 em 6,9 segundos e os consumos ficam-se pelos 7,5 L/100km.


Enviar um comentário

Mensagens populares