Clássicos | O carro a vapor mais potente do mundo


Jay Leno tem uma grande colecção de carros. E na sua garagem tem uma secção dedicada aos dinossauros do automobilismo. Estes automóveis eram propulsionados pelo PODER DO VAPOR!

Em 1925 a Doble lançou aquele que foi provavelmente o pináculo da tecnologia de Vapor, o Doble E-20 era também o mais simples de se conduzir tendo "apenas" 13 passos a fazer antes de poder colocar o carro em funcionamento. 

E pensão vocês: "Ah! Aposto que se fosse de bicicleta apanhava essa locomotiva a pneus!" Pois enganem-se meus caros velocipedistas, este carro a vapor conseguia atingir os 212 km/h, o que em 1925 era estupidamente rápido e era tão rápido como os melhores motores a combustão interna da altura. O motor do carro debita cerca de 150 cv e 1355 N.m de binário. Sim leram bem esse número. São mil trezentos e cinquenta e cinco newton metros de binário num carro a vapor de 1925! Esta coisa tem mais binário que um Bugatti Veyron!

Fico aqui a pensar... Se tivéssemos dito na altura em que começaram a aparecer os primeiros motores de combustão interna "Sabem que mais? Acho que prefiro os motores a vapor de água!" onde é que esta tecnologia tinha chegado? Sim, seria um mundo um pouco para o "Steam Punk", mas seria incrível ver onde é que esta tecnologia podia ter chegado com mais 80 anos de desenvolvimento e melhorias. 

Agora fiquem aqui com o vídeo de Jay Leno a explicar como é que esta máquina funciona e porque é que é tão espectacular!


Enviar um comentário

Mensagens populares