Os construtores de automóveis nos últimos anos têm ultrapassado vários obstáculos colocados pela União Europeia para baixar os consumos. Isto tem obrigado às marcas recorrerem a todos os truques para baixar as emissões.
O Audi A6 TDI Ultra 2.0 190cv já vai ter o sistema Adblue para emissões mais baixas. |
Os carros a diesel são, sem dúvida, os que menos CO2 lançam para a atmosfera e também os mais económicos. Mas também são os que lançam mais gases nocivos como os Óxidos de Nitrogénio que são cancerosos. Agora o Euro VI é o novo standard de emissões que todos os construtores vão ter de seguir e neste novo modelo as emissões de Óxidos de Nitrogénio têm de baixar significativamente. Daí que os carros a diesel (tal como os camiões já o fazem) vão começar a vir com 2 depósitos. Um para o Adblue e outro para o combustível.
Mas o que é o Adblue? O Adblue é composto por 32,5% de Ureia pura e o resto é composto por água desmineralizada. Este composto é injectado na linha de escape e com o calor transforma-se em Amónia que por sua vez vai transformar os Óxidos de Nitrogénio em água e nitrogénio que são inofensivos.
Mas o que é o Adblue? O Adblue é composto por 32,5% de Ureia pura e o resto é composto por água desmineralizada. Este composto é injectado na linha de escape e com o calor transforma-se em Amónia que por sua vez vai transformar os Óxidos de Nitrogénio em água e nitrogénio que são inofensivos.
E quanto vai custar o Adblue? E é uma coisa que temos de ter atenção?
Um garrafão de 10 litros de Adblue está neste momento a ser vendido por 15/16euros. Normalmente o carro precisa de levar este líquido entre as revisões, por isso, é possível que não tenham nunca de colocar Adblue no vosso carro, mas o Adblue também gasta mais ou menos consoante a utilização do carro. Se andarem em regimes muito elevados também vão gastar mais Adblue e é possível que o vosso carro vos avise que o nível está baixo e aí vão ter de ser vocês a colocar, se não o fizerem, o carro simplesmente deixa de funcionar.
No fundo, é mais um contra para quem tem carro a Diesel. Já não basta os impostos agravados, a manutenção mais cara e os filtros de partículas, agora também vamos de ter em conta o Adblue. Isto para quem vai comprar um carro novo, vai baralhar bastante as contas, longe vão os dias em que os carros a Diesel eram viaturas simples de manter e económicas, agora, com estes sistemas todos para reduzir emissões, é cada vez mais difícil justificar a compra de um carro a Diesel. Será que é agora que os carros a gasolina vão voltar à ribalta? Ou será que os híbridos a gasolina vão passar a ser os mais populares?
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