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Notícias | Adblue o novo aditivo para um mundo mais verde

Os construtores de automóveis nos últimos anos têm ultrapassado vários obstáculos colocados pela União Europeia para baixar os consumos. Isto tem obrigado às marcas recorrerem a todos os truques para baixar as emissões.

O Audi A6 TDI Ultra 2.0 190cv já vai ter o sistema Adblue para emissões mais baixas.

Os carros a diesel são, sem dúvida, os que menos CO2 lançam para a atmosfera e também os mais económicos. Mas também são os que lançam mais gases nocivos como os Óxidos de Nitrogénio que são cancerosos. Agora o Euro VI é o novo standard de emissões que todos os construtores vão ter de seguir e neste novo modelo as emissões de Óxidos de Nitrogénio têm de baixar significativamente. Daí que os carros a diesel (tal como os camiões já o fazem) vão começar a vir com 2 depósitos. Um para o Adblue e outro para o combustível.

Mas o que é o Adblue? O Adblue é composto por 32,5% de Ureia pura e o resto é composto por água desmineralizada. Este composto é injectado na linha de escape e com o calor transforma-se em Amónia que por sua vez vai transformar os Óxidos de Nitrogénio em água e nitrogénio que são inofensivos. 
E quanto vai custar o Adblue? E é uma coisa que temos de ter atenção? 

Um garrafão de 10 litros de Adblue está neste momento a ser vendido por 15/16euros. Normalmente o carro precisa de levar este líquido entre as revisões, por isso, é possível que não tenham nunca de colocar Adblue no vosso carro, mas o Adblue também gasta mais ou menos consoante a utilização do carro. Se andarem em regimes muito elevados também vão gastar mais Adblue e é possível que o vosso carro vos avise que o nível está baixo e aí vão ter de ser vocês a colocar, se não o fizerem, o carro simplesmente deixa de funcionar. 

No fundo, é mais um contra para quem tem carro a Diesel. Já não basta os impostos agravados, a manutenção mais cara e os filtros de partículas, agora também vamos de ter em conta o Adblue. Isto para quem vai comprar um carro novo, vai baralhar bastante as contas, longe vão os dias em que os carros a Diesel eram viaturas simples de manter e económicas, agora, com estes sistemas todos para reduzir emissões, é cada vez mais difícil justificar a compra de um carro a Diesel. Será que é agora que os carros a gasolina vão voltar à ribalta? Ou será que os híbridos a gasolina vão passar a ser os mais populares?

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