Avançar para o conteúdo principal

Notícias | Jogar simuladores de condução torna-te mais inteligente


Call of Duty, Professor Layton, Super Mario ou Gran Turismo? Para vocês, qual é o jogo que mais puxa pela vossa cabeça?

Muitos deverão responder que o jogo Professor Layton, tratando-se de um jogo de puzzles, é o que puxa mais pela cabeça pois obriga o jogador a pensar, mas e se vos dissesse que o jogo que realmente puxa mais pelo vosso cérebro é o Gran Turismo ou outro qualquer bom simulador automóvel?

E quem diz isto não sou eu, mas sim cientistas da Universidade da Califórnia que desenvolveram um simulador de condução 3d e testaram-no em algumas pessoas.

Mas então porque razão é que os jogos de corridas fazem tão bem ao nosso cérebro? Estudos mostraram que os jogadores de simuladores automóveis ganham mais capacidade motora, melhor coordenação mão-olho, mais agilidade manual e tempos de reacção mais curtos. Quem joga em simuladores automóveis também mostraram ter melhor reconhecimento espacial, mais atentos e no vida real conseguem conduzir melhor do que quem não joga este tipo de jogos.


Em 2009 um estudo publicado por Elsevier sugeriu que os jogos conseguem desenvolver bastante o cérebro humano porque obrigavam-no a processar muita informação e tomar decisões em milésimas de segundo. Isto tudo num jogo normal de acção. Mas num jogo de simulador automóvel o jogador tem de usar as mãos e os pés para jogar, tem de processar a sua posição, a posição dos adversários e o sítio onde está na pista, tem de decorar a pista para conseguir ser mais rápido e ainda tem de carregar em outros botões para aplicar o nitro, ou parar nas pitts para mudar de pneus e encher o depósito.
Se no jogo estão a andar a 300km/h o vosso cérebro também está a processar informação a uma velocidade estonteante. Por isso já sabem, para treinarem o vosso cérebro, pode muito bem ser ao volante de um Pagani Huayra na pista de Nurburgring dentro da vossa Playstation.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua