Avançar para o conteúdo principal

Notícias | Jogar simuladores de condução torna-te mais inteligente


Call of Duty, Professor Layton, Super Mario ou Gran Turismo? Para vocês, qual é o jogo que mais puxa pela vossa cabeça?

Muitos deverão responder que o jogo Professor Layton, tratando-se de um jogo de puzzles, é o que puxa mais pela cabeça pois obriga o jogador a pensar, mas e se vos dissesse que o jogo que realmente puxa mais pelo vosso cérebro é o Gran Turismo ou outro qualquer bom simulador automóvel?

E quem diz isto não sou eu, mas sim cientistas da Universidade da Califórnia que desenvolveram um simulador de condução 3d e testaram-no em algumas pessoas.

Mas então porque razão é que os jogos de corridas fazem tão bem ao nosso cérebro? Estudos mostraram que os jogadores de simuladores automóveis ganham mais capacidade motora, melhor coordenação mão-olho, mais agilidade manual e tempos de reacção mais curtos. Quem joga em simuladores automóveis também mostraram ter melhor reconhecimento espacial, mais atentos e no vida real conseguem conduzir melhor do que quem não joga este tipo de jogos.


Em 2009 um estudo publicado por Elsevier sugeriu que os jogos conseguem desenvolver bastante o cérebro humano porque obrigavam-no a processar muita informação e tomar decisões em milésimas de segundo. Isto tudo num jogo normal de acção. Mas num jogo de simulador automóvel o jogador tem de usar as mãos e os pés para jogar, tem de processar a sua posição, a posição dos adversários e o sítio onde está na pista, tem de decorar a pista para conseguir ser mais rápido e ainda tem de carregar em outros botões para aplicar o nitro, ou parar nas pitts para mudar de pneus e encher o depósito.
Se no jogo estão a andar a 300km/h o vosso cérebro também está a processar informação a uma velocidade estonteante. Por isso já sabem, para treinarem o vosso cérebro, pode muito bem ser ao volante de um Pagani Huayra na pista de Nurburgring dentro da vossa Playstation.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...