Avançar para o conteúdo principal

Clássicos | Porsche 993 Carrera 2 o último clássico dos 911


Já faz cerca de 3 dias que a imagem principal deste texto está aberta no meu computador. Este é o Porsche 911 (993) Carrera 2 de 1994. Para muitos fãs da Porsche é o último 911 que a Porsche fez pois foi o último a usar um motor refrigerado a ar.

Eu não sou do tipo de pessoa que se senta numa esplanada e olha para a rua e diga para o amigo ao lado. "Fogo... Isto antigamente é que era". Ok! Sou capaz de dizer isso para a situação do país, onde ainda se pagavam horas extraordinárias, ainda se arranjava emprego para a vida e tirar um curso e ser um bom profissional era sinónimo de uma carreira com sucesso. Mas no que toca aos carros, muito sinceramente, gosto de ver o progresso. A Porsche para evoluir tinha de deixar os motores refrigerados a ar e isso é inegável. 


Quando o 996 chegou os fãs da Porsche pegaram em enxadas, foices e tochas de fogo e começaram um motim gritando palavras como "sacrilégio", "hereges" e "diabos vos carreguem"! No fundo, o Porsche 996 é um carro excelente e é uma evolução tremenda em relação ao 993. É também um carro muito mais barato de comprar em segunda mão do que o 993 e pelo evoluir das cotações dos Porsche 911 com motor refrigerado a ar, não me admirava que daqui a uns anos esses 911 valham muito mais dinheiro do que um 911 moderno acabado de sair da fábrica.

É no fundo uma inutilidade esta batalha do velho 911 contra o novo 911. É tão inútil como o velho de 60 anos contra o novo de 20 anos. São carros diferentes, que foram trazidos ao mundo em realidades diferentes.

O 993 é um carro lindo. O terem posto a aerodinâmica em consideração no design do Porsche clássico que não mudava realmente desde a sua primeira aparição e terem "diluído" aquelas linhas para algo mais fluído, foi um golpe de mestre. Não é por nada que este Porsche Carrera Amarelo tem estado constantemente aberto no meu computador. Para mim é o Porsche mais bonito de sempre. Então se pegar na versão Turbo, o carro é ainda mais fantástico, principalmente o assustador aileron traseiro que até dá arrepios na espinha só de olhar.


O facto de ser um carro refrigerado a ar também lhe dava um som mais metálico, mais mecânico. É um som que se perdeu com o 996. O 996 é mais refinado, quase como um desportivo executivo, o 993 por outro lado é um desportivo mais bruto e mais visceral. 

O 993 foi também o primeiro a vir com uma caixa de 6 velocidades e uma suspensão traseira multilink que melhorou muito o comportamento do carro em estrada, assim como o seu conforto. As versões 4x4 também tiveram avanços muito significativos graças ao desenvolvimento do 956 (basicamente o sistema 4x4 do 956 estava presente nos 911 "all wheel drive".)

Daí que o 993 apesar de ser velho, ainda é um velho novo, o 993 é como aquele tipo de 45 anos que ainda consegue fazer tudo o que um jovem faz, mas tem muito mais sabedoria e estilo. É o fechar de um grande capítulo da Porsche e para mim vai ser sempre um dos melhores 911 alguma vez feitos.




Fotografias do site Petrolicious!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...