Avançar para o conteúdo principal

Clássicos | Porsche 993 Carrera 2 o último clássico dos 911


Já faz cerca de 3 dias que a imagem principal deste texto está aberta no meu computador. Este é o Porsche 911 (993) Carrera 2 de 1994. Para muitos fãs da Porsche é o último 911 que a Porsche fez pois foi o último a usar um motor refrigerado a ar.

Eu não sou do tipo de pessoa que se senta numa esplanada e olha para a rua e diga para o amigo ao lado. "Fogo... Isto antigamente é que era". Ok! Sou capaz de dizer isso para a situação do país, onde ainda se pagavam horas extraordinárias, ainda se arranjava emprego para a vida e tirar um curso e ser um bom profissional era sinónimo de uma carreira com sucesso. Mas no que toca aos carros, muito sinceramente, gosto de ver o progresso. A Porsche para evoluir tinha de deixar os motores refrigerados a ar e isso é inegável. 


Quando o 996 chegou os fãs da Porsche pegaram em enxadas, foices e tochas de fogo e começaram um motim gritando palavras como "sacrilégio", "hereges" e "diabos vos carreguem"! No fundo, o Porsche 996 é um carro excelente e é uma evolução tremenda em relação ao 993. É também um carro muito mais barato de comprar em segunda mão do que o 993 e pelo evoluir das cotações dos Porsche 911 com motor refrigerado a ar, não me admirava que daqui a uns anos esses 911 valham muito mais dinheiro do que um 911 moderno acabado de sair da fábrica.

É no fundo uma inutilidade esta batalha do velho 911 contra o novo 911. É tão inútil como o velho de 60 anos contra o novo de 20 anos. São carros diferentes, que foram trazidos ao mundo em realidades diferentes.

O 993 é um carro lindo. O terem posto a aerodinâmica em consideração no design do Porsche clássico que não mudava realmente desde a sua primeira aparição e terem "diluído" aquelas linhas para algo mais fluído, foi um golpe de mestre. Não é por nada que este Porsche Carrera Amarelo tem estado constantemente aberto no meu computador. Para mim é o Porsche mais bonito de sempre. Então se pegar na versão Turbo, o carro é ainda mais fantástico, principalmente o assustador aileron traseiro que até dá arrepios na espinha só de olhar.


O facto de ser um carro refrigerado a ar também lhe dava um som mais metálico, mais mecânico. É um som que se perdeu com o 996. O 996 é mais refinado, quase como um desportivo executivo, o 993 por outro lado é um desportivo mais bruto e mais visceral. 

O 993 foi também o primeiro a vir com uma caixa de 6 velocidades e uma suspensão traseira multilink que melhorou muito o comportamento do carro em estrada, assim como o seu conforto. As versões 4x4 também tiveram avanços muito significativos graças ao desenvolvimento do 956 (basicamente o sistema 4x4 do 956 estava presente nos 911 "all wheel drive".)

Daí que o 993 apesar de ser velho, ainda é um velho novo, o 993 é como aquele tipo de 45 anos que ainda consegue fazer tudo o que um jovem faz, mas tem muito mais sabedoria e estilo. É o fechar de um grande capítulo da Porsche e para mim vai ser sempre um dos melhores 911 alguma vez feitos.




Fotografias do site Petrolicious!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua