Já faz cerca de 3 dias que a imagem principal deste texto está aberta no meu computador. Este é o Porsche 911 (993) Carrera 2 de 1994. Para muitos fãs da Porsche é o último 911 que a Porsche fez pois foi o último a usar um motor refrigerado a ar.
Eu não sou do tipo de pessoa que se senta numa esplanada e olha para a rua e diga para o amigo ao lado. "Fogo... Isto antigamente é que era". Ok! Sou capaz de dizer isso para a situação do país, onde ainda se pagavam horas extraordinárias, ainda se arranjava emprego para a vida e tirar um curso e ser um bom profissional era sinónimo de uma carreira com sucesso. Mas no que toca aos carros, muito sinceramente, gosto de ver o progresso. A Porsche para evoluir tinha de deixar os motores refrigerados a ar e isso é inegável.
Quando o 996 chegou os fãs da Porsche pegaram em enxadas, foices e tochas de fogo e começaram um motim gritando palavras como "sacrilégio", "hereges" e "diabos vos carreguem"! No fundo, o Porsche 996 é um carro excelente e é uma evolução tremenda em relação ao 993. É também um carro muito mais barato de comprar em segunda mão do que o 993 e pelo evoluir das cotações dos Porsche 911 com motor refrigerado a ar, não me admirava que daqui a uns anos esses 911 valham muito mais dinheiro do que um 911 moderno acabado de sair da fábrica.
É no fundo uma inutilidade esta batalha do velho 911 contra o novo 911. É tão inútil como o velho de 60 anos contra o novo de 20 anos. São carros diferentes, que foram trazidos ao mundo em realidades diferentes.
O 993 é um carro lindo. O terem posto a aerodinâmica em consideração no design do Porsche clássico que não mudava realmente desde a sua primeira aparição e terem "diluído" aquelas linhas para algo mais fluído, foi um golpe de mestre. Não é por nada que este Porsche Carrera Amarelo tem estado constantemente aberto no meu computador. Para mim é o Porsche mais bonito de sempre. Então se pegar na versão Turbo, o carro é ainda mais fantástico, principalmente o assustador aileron traseiro que até dá arrepios na espinha só de olhar.
O facto de ser um carro refrigerado a ar também lhe dava um som mais metálico, mais mecânico. É um som que se perdeu com o 996. O 996 é mais refinado, quase como um desportivo executivo, o 993 por outro lado é um desportivo mais bruto e mais visceral.
O 993 foi também o primeiro a vir com uma caixa de 6 velocidades e uma suspensão traseira multilink que melhorou muito o comportamento do carro em estrada, assim como o seu conforto. As versões 4x4 também tiveram avanços muito significativos graças ao desenvolvimento do 956 (basicamente o sistema 4x4 do 956 estava presente nos 911 "all wheel drive".)
Daí que o 993 apesar de ser velho, ainda é um velho novo, o 993 é como aquele tipo de 45 anos que ainda consegue fazer tudo o que um jovem faz, mas tem muito mais sabedoria e estilo. É o fechar de um grande capítulo da Porsche e para mim vai ser sempre um dos melhores 911 alguma vez feitos.
Fotografias do site Petrolicious!
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