A falta de carros novos é de tal ordem que até os sedans voltaram a vender-se porque já não há SUV's novos para entrega. |
Já tinha falado no fenómeno que está a acontecer no mercado dos carros usados há umas semanas atrás. As disrupções de inventário para a fabricação de automóveis novos causou uma quebra na produção o que por sua vez fez aumentar o preços dos usados em cerca de 20% em Portugal.
Agora a pergunta é: Quando é que volta tudo à normalidade?
Ninguém sabe responder ao certo, mas tal como os preços dos carros usados não dispararam de um dia para o outro, os dos usados também não vão baixar de um dia para o outro.
A falta de componentes para fabricar automóveis novos continua a existir e não vai ser resolvida em 2 ou 3 dias. Ainda existem falta de microchips que é o principal componente neste momento que está a complicar a construção de novos automóveis. Esta escassez está a ser resolvida e já começa a melhorar, mas não esperem que isso se reflita já nos preços dos usados. Isto vai demorar meses até ficar tudo normalizado. Ou será que alguma vez vai ficar?
Se estão à procura de um carro usado, mais propriamente um semi-novo, vão ter de esperar até ao final de 2022 ou mesmo princípios de 2023 para os preços dos usados começar a ajustar-se ao valor normal. Agora a questão também passa pelos stands e outros players de mercado. Apesar de voltar tudo à normalidade, os preços podem muito bem manter-se, pois se o cliente no último ano foi habituado ao preço mais elevado, o stand pode mostrar-se relutante em baixar o preço e perder aquela margem extra que se habituou neste último ano.
Como tinha dito no início, ninguém sabe quando vai voltar tudo à normalidade, se estão a ponderar trocar de carro por um semi-novo o melhor mesmo é agarrarem-se bem ao carro que têm por mais 2 anos.
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