Avançar para o conteúdo principal

Carros mais vendidos em Portugal 2021 - ADAC Score


A lista dos automóveis mais vendidos em Portugal em 2021 já foi revelada faz um tempo, mas será que os Portugueses têm olho para comprar um bom carro? 

Infelizmente aqui em Portugal não existe nenhum site gratuito como a Consumer Report nos EUA, que é uma espécie de DECO Proteste que testa os carros meticulosamente e dá-lhes uma nota. (A DECO Proteste é pago) Também infelizmente não existe nenhuma espécie de Rotten Tomatoes ou um site que agregue as "reviews" ou notas que as inúmeras publicações, blogs, canais Youtube, Sites, etc. dão aos automóveis para saber qual é o melhor carro.

É aqui que entra o site alemão ADAC e assim já somos capazes de aferir com alguma isenção qual é o melhor carro. Porque o problema aqui em Portugal (país pequeno) é que são poucas as revistas, canais YouTube ou Sites que conseguem pôr as mãos nos carros sem a autorização das marcas. Basicamente funciona assim: "se falarem bem do meu carro, têm acesso a mais eventos e a outros modelos de automóveis, se falarem mal... Acabou-se as viagens pagas para a Alemanha ou outro país qualquer." Por isso é que é tão raro existir reviews que falem mal de automóveis de uma forma explícita aqui em Portugal... O que me irrita profundamente. A maioria dos conteúdos de testes de automóveis em Portugal são patrocinados e a isenção fica completamente comprometida. São testes sem sal para não ferir as susceptibilidades a ninguém e isto já dura há tanto tempo que os Portugueses já dizem que qualquer carro hoje em dia é um bom carro. E isso não podia estar mais longe da verdade. É preciso um Jeremy Clarkson neste país para realmente dizer a verdade sobre os automóveis. A vantagem de um site como o We Like Cars é que como faço isto por carolice não tenho problemas nenhuns em dizer se o carro X ou Y é bom ou é mau. Por isso continuem a ler e a seguir este blogzito.

Falando do site ADAC, este apresenta um sistema de notas bem peculiar. Os carros são avaliados de 1 a 5, mas o melhor carro é o que tiver menos pontuação, ou seja, um carro que tenha 1,7 é muito melhor que um carro com 3,7. 

A famosa escala ADAC

Os carros mais vendidos em Portugal em 2021

E como podem ver os Portugueses até nem são maus a escolher carros. Neste Top 10 os carros com pior nota foram os Renault com 2,6 de pontuação o que equivale a um automóvel satisfatório e o melhor foi o novo BMW Série 1 que obteve a pontuação 2,2 (Bom). Mas no geral tudo muito equilibrado e apenas a ficar um pouco desapontado com a falta de pontuação no Dacia Sandero e Citroen C3 que podiam ter surpreendido com boas notas.

Existem nesta lista carros com várias versões onde fiz uma média de resultados. Por exemplo o Peugeot 2008 tinha a pontuação de duas versões a gasolina e uma eléctrica. Basicamente foi o carro eléctrico que teve melhor desempenho dos 3 com uma pontuação de 2,2 . Realmente neste caso e no Peugeot 208 a versão eléctrica foi sempre a mais bem classificada. 

Os Portugueses que compram carros novos estão bem informados e não fizeram más escolhas. Os Peugeot's e Renault's da vida têm sido sempre os mais vendidos em Portugal e se há uns anos atrás nem sequer consideraria pessoalmente a compra de qualquer carro destas marcas, agora já noto um avanço positivo na qualidade e na fiabilidade. O BMW Série 1 e o novo Classe A são carros que tiveram uma evolução enorme face às gerações anteriores e o Toyota Yaris é provavelmente o melhor automóvel compacto que anda neste momento à venda. É um carro super fiável, económico e com um comportamento e design muito bons, um pouco em contrataste com os produtos chatos que a Toyota costumava lançar há uns anos atrás. O público Português está mais exigente? Creio que sim... mas este Top 10 também demonstra que os modelos mais "Mainstream" não nada maus. 

------off topic-----

Para terminar este artigo e saindo aqui um pouco do tópico, se estão com curiosidade para saber qual é o Top 10 de automóveis que saíram em 2021 com melhor pontuação no site ADAC está aqui:


Segundo o site ADAC o melhor carro de 2021 foi o BMW IX3 que obteve esta nota muito por culpa de eficiência do motor eléctrico. Mas se pensam que a ADAC só beneficia os eléctricos, desenganem-se pois na lista dos Top 10 encontramos muitos automóveis a Diesel, a GPL (erdgas) e a Gasolina (otto).

Se também querem saber quais são os piores carros de 2021 segundo a ADAC, aqui está a lista para satisfazerem a vossa curiosidade.

Se por um lado o melhor carro de 2021 foi um eléctrico, o pior também foi com o Twingo Electric no espectro completamente oposto da excelência. Também de notar o Jimny que deve ter sido bastante penalizado pelo preço exorbitante e por já só ter versão "comercial" com apenas dois lugares à frente. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua