Avançar para o conteúdo principal

Futuros clássicos para investir em 2022!


Chegou o ano novo e chegou a altura de fazer uma nova lista de carros para adquirir que poderão valorizar no futuro. Se já estão fartos de saber que os Honda S2000 e os Mitsubishi Lancer Evolution VII são carros para apostar no futuro porque vão valorizar, então rejubilem pois esta lista é completamente nova e com automóveis mais recentes que estão neste momento a chegar ao seu valor mais baixo e que podem estar prestes a valorizar dentro de alguns anos.

Aqui vão encontrar carros mais modernos... podem dizer que não são tão puros como os de antigamente, mas, não foi esse o argumento que se utilizou até ser tarde demais? Quem é que há 10 anos atrás ia prever que os Honda S2000 duplicassem de valor e os Mazda MX5 NA e os Peugeot 205 GTI começassem a valorizar sem parar? E os Porsche 944 e o Porsche Boxster? Já não compram nenhum decente por menos de 20k€. Estes carros já foram oportunidades perdidas. Agora só temos de andar um pouco para a frente nos anos e comprar carros mais recentes do que aqueles que costumávamos estar à procura. Uns podem dizer que não são os "verdadeiros" e que não são tão "puros" como os anteriores, mas a verdade é que são máquinas mais eficazes, mais seguras e muitas vezes mais potentes. Vamos então à lista e se tiverem alguma sugestão, deixem-na na caixa de comentários.

Audi TT MK2

Audi TT 2.0 TFSI de 200cv é uma boa opção de motor.

O Audi TT MK1 foi apresentado em 1995 no Salão de Frankfurt como um protótipo e era tão bonito que a Audi lançou-o em 1998 quase sem alterações nenhumas face ao protótipo de 95. É um carro que já tem estado a valorizar já faz alguns anos. A sua valorização tem sido lenta mas estável e torna-se cada vez mais difícil encontrar exemplares destes em boas condições. O problema desta lenta valorização deve-se ao sucesso comercial do carro mas também porque o Audi TT Mk1 era baseado no chassis do VW Golf IV (PQ34), o que o tornava menos nobre que outros carros desportivos da época. O outro grande problema era o peso elevado. Um Audi TT Quattro 225cv Cabrio podia pesar 1,5 toneladas, o que é demasiado para um pequeno desportivo. Em 2006 a Audi apresenta a segunda geração do TT e digamos que o carro melhorou em todos os aspectos possíveis e imaginários em termos técnicos. Motores mais potentes foram introduzidos, chassis PQ35 muito superior ao anterior e com uso extensivo de alumínio, suspensão multilink, menos peso e uma melhor distribuição do mesmo são só algumas das vantagens desta segunda geração do TT. Tudo isto contribuiu para um carro mais agradável de conduzir e muito melhor em praticamente todos os aspectos. Para além do Audi TT normal também existem versões mais exóticas como o TTS e o TTRS. Seja qual for o carro que escolherem (desde que seja a gasolina), sem dúvida alguma que esta segunda geração é superior à primeira e é também mais fácil e barata de manter por serem carros mais modernos. 

Peugeot RCZ

O RCZ 1.6 de 200cv é a versão mais equilibrada com bom compromisso entre preço e performance.

Este carro foi apresentado como protótipo em 2007 no Salão de Frankfurt com o nome de 308 RCZ. Tal como a primeira geração do Audi TT, o carro foi tão bem recebido que tiveram de o pôr em produção. A Peugeot estava numa época em que tinha voltado a competir no campeonato do mundo de endurance (WEC) e que melhor maneira de marcar esta fase com o lançamento de um desportivo? O carro tem algumas características únicas como o vidro traseiro "double bubble". No geral o carro é lindo. A dinâmica de condução também muito boa tendo em conta que a própria divisão Peugeot Sport participou no desenvolvimento do carro. Houve 3 versões a gasolina com motores Prince 1.6 litros turbo que tinham 156 cv e 200cv respectivamente. Quando saiu o facelift do carro foi introduzida uma versão ainda mais desportiva denominada de RCZ-R que tinha o mesmo motor 1.6 litros turbo, mas agora com uns impressionantes 270 cv de potência. Durante alguns anos foi o motor 1.6 mais potente do mundo. Sendo um carro tão especial e tão único, com certeza, que daqui a uns anos vai ser lembrado como um carro fora da caixa para a Peugeot e muito cobiçado pela sua estética e performance. 

BMW Z4 MK1

Bonito e divertido como um BMW deve ser.

A primeira geração do BMW Z4 (E85) é outro excelente exemplo de um carro que é melhor em tudo do que o seu antecessor, o BMW Z3. É um carro maior, com chassis mais rijo, com suspensão multilink e uma panóplia de motores que podem ir desde os 2.0i de 150cv até aos 3.0si com 260 cavalos. Existe também uma versão coupé que tende a ser muito mais rara e valiosa que a versão roadster. Para contrabalançar o aumento de peso por ser um carro maior, foi usado materiais mais nobres como o alumínio e até o magnésio para o telhado das versões coupé. É um automóvel muito bom que começa já a disparar no preço, mesmo naqueles modelos mais fracos com o motor 2.0i. Mas, seja qual for a vossa escolha de motor, é sem dúvida um belo desportivo de tração traseira para dar aquele belo passeio de fim de semana. 

Honda Civic Type-R FN2

O que perdeu em eficácia ganhou em estilo.

A era dos motores VTEC naturalmente aspirados acabou e quem quiser ouvir aquele VTEC a entrar nas 6.000 R.P.M. vai ter de se voltar para os Civic Type-R já que os Integra Type-R e os Honda S2000 estão super inflacionados. O EP3 foi considerado um dos melhores Type-R alguma vez feitos e o FN2 por muitos foi considerado um passo atrás, muito por culpa da adição de peso e do motor ter apenas mais 1 cv do que o seu antecessor. Mas aquilo que perdeu em performance ganhou em estilo, em conforto e também ganhou um motor que estava disposto a acordar mais cedo nas rotações do que o anterior. Apesar de tudo continuou a ser um carro super competente contra a concorrência da época. Este carro já está numa fase em que deixou de desvalorizar e a partir daqui vai ser sempre a subir, por isso, se gostam de um bom carro tração dianteira com um motor super fiável e aquele som do VTEC, o Type-R FN2 é sem dúvida um bom carro para ter na garagem.

Mazda RX8

Carro mais peculiar não pode haver... e provavelmente o mais divertido de conduzir deste grupo.

O Mazda RX8 foi o último carro de produção feito com o motor Wankel e este argumento já é o suficiente para se saber que é um carro que vai valorizar. No entanto este carro não é fácil de manter e por isso é que os seus valores têm estado a subir de uma forma tão lenta. Gasta muita gasolina, gasta muito óleo, tem de usar um óleo especial e para além disso os Apex Seals que estão nos vértices dos rotores em forma de triângulo eventualmente vão ceder, o que vai acabar por fazer com que o motor perda compressão e  potência. A única maneira de voltar a pôr tudo de volta ao normal é gastar alguns milhares de euros para abrir o motor e substituir os Apex Seals. Não se enganem pelo preço que estes carros possam ter nos stands. 13.900€ por um Mazda RX8 com poucos KM pode parecer muito bom, mas preparem a vossa carteira, pois isto não é nenhum MX5 em termos de manutenção, mas sim um Ferrari dos antigos. Apesar disto, continua a ser indiscutivelmente um dos melhores carros desportivos de tração traseira que o dinheiro pode comprar. Agora é provavelmente um investimento pouco sólido já que o dinheiro que o carro pode valorizar, vocês vão gastá-lo em gasolina, óleo e manutenções caras. 

BMW Série 1 Coupé/Cabriolet MK1

Este é daqueles BMW que quanto mais anos passam melhor ficam.

O série 1 é um carro bastante banal, mas um Série 1 coupé/cabriolet de primeira geração a gasolina é sem dúvida um bom investimento, pois é um carro muito bonito, muito bom de conduzir e claro de tração traseira com um comportamento desportivo exemplar graças à distribuição de peso 50/50 e suspensão multilink. Agora que os Série 1 novos da BMW estão a sair com tração dianteira estes pequenos BMW's de primeira geração estão numa posição muito boa para valorizar. Existem muitos motores a gasolina e a diesel para esta carroçaria, óbvio que os Diesel nunca vão ter uma valorização como as versões a gasolina. Na gasolina temos os 118i, 120i, 125i, 128i e o topo de gama 135i com 300 cv de potência. Este carro é um mini série 3, ou não tivessem sido partilhadas entre estas duas séries 60% das peças. Na minha opinião é um carro a ter debaixo de olho principalmente nas versões 125i para cima que já equipam com os motores de 6 cilindros em linha.

Peugeot 208 GTI MK1

O Pocket Rocket da Peugeot Sport é um lobo em pele de cordeiro.

O Peugeot 208 veio substituir o 207 e veio introduzir algumas boas ideias que iriam proporcionar uma boa versão GTI. Uma das maiores evoluções foi a redução no peso em 110kg o que é enorme tendo em conta que estamos a falar de um carro sub-compacto. Mais tarde chegou a versão GTI que contava com o já popular motor a gasolina Prince com 1.6 de cilindrada e 200cv de potência na rodas dianteiras. Goste-se ou não do design, é um carro que já apresenta umas boas performances para um automóvel tão pequeno. Mais tarde saiu uma versão Peugeot 208 GTI by Peugeot Sport que tinha alguns importantes upgrades face à versão normal como 208 cv de potência, 10 mm mais baixo, vias dianteiras e traseiras mais largas e uma nova linha de escape com uma sonoridade mais desportiva. Esta versão by Peugeot Sport é mais rija e desportiva que a anterior. Seja qual for a versão que escolherem este Pocket Rocket pode não ter a mística do 205 GTI por causa de toda aquela onda dos rally's, mas é sem dúvida um carro super competente e divertido de conduzir. 

Citroen DS3 Racing

Com uma produção limitada de 2400 unidades, este investimento é certo!

Ao contrário do Peugeot 208 GTI que deixou de ter aquela ligação aos Rally, a Citroen competia no WRC com o DS3 e chegou a ganhar alguns campeonatos o que proporcionou uma edição limitada de 1000 carros chamada de Citroen DS3 Racing. O carro teve tanto sucesso que aumentaram o número de produção para as 2400 unidades. Por incrível que pareça aqui em Portugal existem alguns à venda em bom estado com preços bastante convidativos e como se trata de uma edição especial, com certeza que o seu valor não irá diminuir tão depressa. É mais um Pocket Rocket do grupo PSA que tem o motor a gasolina 1.6 turbo com cerca de 200 cv, ou seja, já cumpre os 0-100 km/h em 6,5 segundos. O carro tem também uma pintura muito característica que lhe dá um ar mais desportivo. Numa era em que os Mitsubishi Evolution e os Subaru Impreza já estão com valores estratosféricos, o DS3 Racing é provavelmente um dos poucos carros baseados no WRC que podem ser comprados pelo comum dos mortais.

Mercedes-Benz SLK MK2

Para passear e desfrutar.

O SLK R171 é mais um desportivo de tração traseira muito interessante que pode ser comprado a preços mais ou menos acessíveis, dependendo do motor. A maioria dos que podem ser comprados a preços para o comum dos mortais têm o motor 200 Kompressor com 163 cv ou 184 cv dependendo do ano. o R171 tinha um design mais agressivo, mais aerodinâmico, uma capota rígida que era mais rápida e que ocupava menos espaço. Um carro super confortável, que é mais indicado para aqueles passeios ao fim de semana do que propriamente para um circuito, mas que ainda assim, não deixa de dar o ar da sua graça num traçado mais curvilíneo, ou não estivéssemos a falar de um automóvel de tração traseira. Eu penso que a grande mais valia deste modelo é mesmo o design que é muito bonito e parece um Baby Mercedes SL.

Renault Clio III R.S.

O último Clio R.S. com motor naturalmente aspirado é sem dúvida um "Collector's item".

Se há coisa que a Renault sabe fazer são hot hatches e pocket rockets e o Renault Clio III R.S. é um pequeno diabo que pode ser comprado a preços mais ou menos convidativos apesar de terem a tendência de serem um pouco mais caros que outros pocket rocket da mesma época. O responsável por este carro ser tão bom é um motor 2.0 litros naturalmente aspirado capaz de debitar 197 cv de potência, ou 200 cv no facelift. A melhor versão é a do facelift, não só por ter mais potência que foi possibilitada por mexidas no ECU e um melhoramento no sistema de escape mas também porque tinha uma caixa manual mais curta e um chassis mais aprimorado. Durante anos foi considerado pela EVO Magazine como o Pocket Rocket do ano.

Mazda MX5 NC

Provavelmente o carro da lista que vos vai dar mais sorrisos por km.

A internet adora odiar a terceira geração do MX5. Mas por vezes a internet está errada e o Mazda MX5 NC é um carro fabuloso e um carro muito superior em muitas áreas às gerações anteriores e neste momento é provavelmente a melhor geração de MX5 para se comprar. Vamos então pôr os pontos nos i's e explicar porque é que a internet está errada em relação a este carro. Muitos dizem que o NC é muito mais pesado do que o NB. Isto é verdade mas o aumento do peso foi de apenas 45kg, mas para compensar o aumento do peso o NC tem motores com mais binário e com mais potência do que os NB. A razão para o MX5 NC ser tão grande e mais pesado do que o MX5 NB é porque aproveita muitos componentes do RX8. Chassis e componentes de suspensão para sermos mais precisos. Por causa disso é que o Mazda MX5 tem uma suspensão multilink que é bastante superior à que se encontra no NB. Para finalizar apesar de ser um carro maior, acaba por nos dar mais espaço para bagagens e um habitáculo menos claustrofóbico. Os MX5 NC equipa dois motores, o 1.8 de 125 cv e o 2.0 com 160 cv. A versão 2.0 para além de mais cavalos também tinha uma suspensão desportiva bilstein, e o diferencial autoblocante o que tornava esta a versão mais apetecível. Para além disso a fiabilidade destes carros é lendária. Um MX5, seja qual for a geração é uma grande aquisição, a razão para estar a colocar esta versão em particular como carros que no futuro vão valorizar é porque, a pouco e pouco a percepção deste modelo está a mudar e é um carro que tem uma fiabilidade muito superior aos NA's e NB's que já ultrapassa a marca dos 30 anos de existência e que mais tarde ou mais cedo vão começar a ceder em termos de mecânica e de outros pormenores. 

Nissan Juke NISMO RS

O único SUV da lista e o mais controverso.

A primeira geração do Nissan Juke deixou a sua marca e criou um mercado que não existia que era o dos SUV's compactos. O Design é realmente controverso, mas eu até gosto e acho que vai ser daqueles carros que daqui a uns anos vão ser vistos com outros olhos. O carro pode ser ainda um pouco recente, pois a versão Nismo saiu em 2013 e a versão Nismo RS em 2016, mas ainda assim, estas versões tem tendência a não desvalorizar muito e no futuro penso que vão ser carros bastante procurados, não só pela popularidade que tiveram, mas também porque a versão Nismo é realmente bombástica. A versão normal Nismo tem cerca de 200 cv de potência, mas a versão Nismo R.S. tem 218 cv de potência se tivermos a falar da versão tração dianteira. Uma versão de tração às 4 rodas também foi lançada, mas esta só podia ser adquirida com caixa de velocidades automática e também trazia uma penalização na potência de alguns cavalos (214cv). Também houve uma versão NISMO R.S. com bancos da Recaro de origem. O Juke Nismo R.S. tinha várias melhorias em relação ao Juke Nismo normal, desde mais potência, chassis mais desportivo, suspensão mais baixa e travões mais fortes, daí a ser o veículo mais apetecível e o que mais valorizará no futuro. Goste-se ou não, este Juke Nismo R.S. é um pocket rocket muito capaz que só não é melhor por ser baseado numa plataforma SUV que tem logo à nascença as suas limitações, mas se o que procuram é um carro maior, com mais espaço e que dá nas vistas, o Juke Nismo R.S. é uma boa opção.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...