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Futuros clássicos para investir em 2022!


Chegou o ano novo e chegou a altura de fazer uma nova lista de carros para adquirir que poderão valorizar no futuro. Se já estão fartos de saber que os Honda S2000 e os Mitsubishi Lancer Evolution VII são carros para apostar no futuro porque vão valorizar, então rejubilem pois esta lista é completamente nova e com automóveis mais recentes que estão neste momento a chegar ao seu valor mais baixo e que podem estar prestes a valorizar dentro de alguns anos.

Aqui vão encontrar carros mais modernos... podem dizer que não são tão puros como os de antigamente, mas, não foi esse o argumento que se utilizou até ser tarde demais? Quem é que há 10 anos atrás ia prever que os Honda S2000 duplicassem de valor e os Mazda MX5 NA e os Peugeot 205 GTI começassem a valorizar sem parar? E os Porsche 944 e o Porsche Boxster? Já não compram nenhum decente por menos de 20k€. Estes carros já foram oportunidades perdidas. Agora só temos de andar um pouco para a frente nos anos e comprar carros mais recentes do que aqueles que costumávamos estar à procura. Uns podem dizer que não são os "verdadeiros" e que não são tão "puros" como os anteriores, mas a verdade é que são máquinas mais eficazes, mais seguras e muitas vezes mais potentes. Vamos então à lista e se tiverem alguma sugestão, deixem-na na caixa de comentários.

Audi TT MK2

Audi TT 2.0 TFSI de 200cv é uma boa opção de motor.

O Audi TT MK1 foi apresentado em 1995 no Salão de Frankfurt como um protótipo e era tão bonito que a Audi lançou-o em 1998 quase sem alterações nenhumas face ao protótipo de 95. É um carro que já tem estado a valorizar já faz alguns anos. A sua valorização tem sido lenta mas estável e torna-se cada vez mais difícil encontrar exemplares destes em boas condições. O problema desta lenta valorização deve-se ao sucesso comercial do carro mas também porque o Audi TT Mk1 era baseado no chassis do VW Golf IV (PQ34), o que o tornava menos nobre que outros carros desportivos da época. O outro grande problema era o peso elevado. Um Audi TT Quattro 225cv Cabrio podia pesar 1,5 toneladas, o que é demasiado para um pequeno desportivo. Em 2006 a Audi apresenta a segunda geração do TT e digamos que o carro melhorou em todos os aspectos possíveis e imaginários em termos técnicos. Motores mais potentes foram introduzidos, chassis PQ35 muito superior ao anterior e com uso extensivo de alumínio, suspensão multilink, menos peso e uma melhor distribuição do mesmo são só algumas das vantagens desta segunda geração do TT. Tudo isto contribuiu para um carro mais agradável de conduzir e muito melhor em praticamente todos os aspectos. Para além do Audi TT normal também existem versões mais exóticas como o TTS e o TTRS. Seja qual for o carro que escolherem (desde que seja a gasolina), sem dúvida alguma que esta segunda geração é superior à primeira e é também mais fácil e barata de manter por serem carros mais modernos. 

Peugeot RCZ

O RCZ 1.6 de 200cv é a versão mais equilibrada com bom compromisso entre preço e performance.

Este carro foi apresentado como protótipo em 2007 no Salão de Frankfurt com o nome de 308 RCZ. Tal como a primeira geração do Audi TT, o carro foi tão bem recebido que tiveram de o pôr em produção. A Peugeot estava numa época em que tinha voltado a competir no campeonato do mundo de endurance (WEC) e que melhor maneira de marcar esta fase com o lançamento de um desportivo? O carro tem algumas características únicas como o vidro traseiro "double bubble". No geral o carro é lindo. A dinâmica de condução também muito boa tendo em conta que a própria divisão Peugeot Sport participou no desenvolvimento do carro. Houve 3 versões a gasolina com motores Prince 1.6 litros turbo que tinham 156 cv e 200cv respectivamente. Quando saiu o facelift do carro foi introduzida uma versão ainda mais desportiva denominada de RCZ-R que tinha o mesmo motor 1.6 litros turbo, mas agora com uns impressionantes 270 cv de potência. Durante alguns anos foi o motor 1.6 mais potente do mundo. Sendo um carro tão especial e tão único, com certeza, que daqui a uns anos vai ser lembrado como um carro fora da caixa para a Peugeot e muito cobiçado pela sua estética e performance. 

BMW Z4 MK1

Bonito e divertido como um BMW deve ser.

A primeira geração do BMW Z4 (E85) é outro excelente exemplo de um carro que é melhor em tudo do que o seu antecessor, o BMW Z3. É um carro maior, com chassis mais rijo, com suspensão multilink e uma panóplia de motores que podem ir desde os 2.0i de 150cv até aos 3.0si com 260 cavalos. Existe também uma versão coupé que tende a ser muito mais rara e valiosa que a versão roadster. Para contrabalançar o aumento de peso por ser um carro maior, foi usado materiais mais nobres como o alumínio e até o magnésio para o telhado das versões coupé. É um automóvel muito bom que começa já a disparar no preço, mesmo naqueles modelos mais fracos com o motor 2.0i. Mas, seja qual for a vossa escolha de motor, é sem dúvida um belo desportivo de tração traseira para dar aquele belo passeio de fim de semana. 

Honda Civic Type-R FN2

O que perdeu em eficácia ganhou em estilo.

A era dos motores VTEC naturalmente aspirados acabou e quem quiser ouvir aquele VTEC a entrar nas 6.000 R.P.M. vai ter de se voltar para os Civic Type-R já que os Integra Type-R e os Honda S2000 estão super inflacionados. O EP3 foi considerado um dos melhores Type-R alguma vez feitos e o FN2 por muitos foi considerado um passo atrás, muito por culpa da adição de peso e do motor ter apenas mais 1 cv do que o seu antecessor. Mas aquilo que perdeu em performance ganhou em estilo, em conforto e também ganhou um motor que estava disposto a acordar mais cedo nas rotações do que o anterior. Apesar de tudo continuou a ser um carro super competente contra a concorrência da época. Este carro já está numa fase em que deixou de desvalorizar e a partir daqui vai ser sempre a subir, por isso, se gostam de um bom carro tração dianteira com um motor super fiável e aquele som do VTEC, o Type-R FN2 é sem dúvida um bom carro para ter na garagem.

Mazda RX8

Carro mais peculiar não pode haver... e provavelmente o mais divertido de conduzir deste grupo.

O Mazda RX8 foi o último carro de produção feito com o motor Wankel e este argumento já é o suficiente para se saber que é um carro que vai valorizar. No entanto este carro não é fácil de manter e por isso é que os seus valores têm estado a subir de uma forma tão lenta. Gasta muita gasolina, gasta muito óleo, tem de usar um óleo especial e para além disso os Apex Seals que estão nos vértices dos rotores em forma de triângulo eventualmente vão ceder, o que vai acabar por fazer com que o motor perda compressão e  potência. A única maneira de voltar a pôr tudo de volta ao normal é gastar alguns milhares de euros para abrir o motor e substituir os Apex Seals. Não se enganem pelo preço que estes carros possam ter nos stands. 13.900€ por um Mazda RX8 com poucos KM pode parecer muito bom, mas preparem a vossa carteira, pois isto não é nenhum MX5 em termos de manutenção, mas sim um Ferrari dos antigos. Apesar disto, continua a ser indiscutivelmente um dos melhores carros desportivos de tração traseira que o dinheiro pode comprar. Agora é provavelmente um investimento pouco sólido já que o dinheiro que o carro pode valorizar, vocês vão gastá-lo em gasolina, óleo e manutenções caras. 

BMW Série 1 Coupé/Cabriolet MK1

Este é daqueles BMW que quanto mais anos passam melhor ficam.

O série 1 é um carro bastante banal, mas um Série 1 coupé/cabriolet de primeira geração a gasolina é sem dúvida um bom investimento, pois é um carro muito bonito, muito bom de conduzir e claro de tração traseira com um comportamento desportivo exemplar graças à distribuição de peso 50/50 e suspensão multilink. Agora que os Série 1 novos da BMW estão a sair com tração dianteira estes pequenos BMW's de primeira geração estão numa posição muito boa para valorizar. Existem muitos motores a gasolina e a diesel para esta carroçaria, óbvio que os Diesel nunca vão ter uma valorização como as versões a gasolina. Na gasolina temos os 118i, 120i, 125i, 128i e o topo de gama 135i com 300 cv de potência. Este carro é um mini série 3, ou não tivessem sido partilhadas entre estas duas séries 60% das peças. Na minha opinião é um carro a ter debaixo de olho principalmente nas versões 125i para cima que já equipam com os motores de 6 cilindros em linha.

Peugeot 208 GTI MK1

O Pocket Rocket da Peugeot Sport é um lobo em pele de cordeiro.

O Peugeot 208 veio substituir o 207 e veio introduzir algumas boas ideias que iriam proporcionar uma boa versão GTI. Uma das maiores evoluções foi a redução no peso em 110kg o que é enorme tendo em conta que estamos a falar de um carro sub-compacto. Mais tarde chegou a versão GTI que contava com o já popular motor a gasolina Prince com 1.6 de cilindrada e 200cv de potência na rodas dianteiras. Goste-se ou não do design, é um carro que já apresenta umas boas performances para um automóvel tão pequeno. Mais tarde saiu uma versão Peugeot 208 GTI by Peugeot Sport que tinha alguns importantes upgrades face à versão normal como 208 cv de potência, 10 mm mais baixo, vias dianteiras e traseiras mais largas e uma nova linha de escape com uma sonoridade mais desportiva. Esta versão by Peugeot Sport é mais rija e desportiva que a anterior. Seja qual for a versão que escolherem este Pocket Rocket pode não ter a mística do 205 GTI por causa de toda aquela onda dos rally's, mas é sem dúvida um carro super competente e divertido de conduzir. 

Citroen DS3 Racing

Com uma produção limitada de 2400 unidades, este investimento é certo!

Ao contrário do Peugeot 208 GTI que deixou de ter aquela ligação aos Rally, a Citroen competia no WRC com o DS3 e chegou a ganhar alguns campeonatos o que proporcionou uma edição limitada de 1000 carros chamada de Citroen DS3 Racing. O carro teve tanto sucesso que aumentaram o número de produção para as 2400 unidades. Por incrível que pareça aqui em Portugal existem alguns à venda em bom estado com preços bastante convidativos e como se trata de uma edição especial, com certeza que o seu valor não irá diminuir tão depressa. É mais um Pocket Rocket do grupo PSA que tem o motor a gasolina 1.6 turbo com cerca de 200 cv, ou seja, já cumpre os 0-100 km/h em 6,5 segundos. O carro tem também uma pintura muito característica que lhe dá um ar mais desportivo. Numa era em que os Mitsubishi Evolution e os Subaru Impreza já estão com valores estratosféricos, o DS3 Racing é provavelmente um dos poucos carros baseados no WRC que podem ser comprados pelo comum dos mortais.

Mercedes-Benz SLK MK2

Para passear e desfrutar.

O SLK R171 é mais um desportivo de tração traseira muito interessante que pode ser comprado a preços mais ou menos acessíveis, dependendo do motor. A maioria dos que podem ser comprados a preços para o comum dos mortais têm o motor 200 Kompressor com 163 cv ou 184 cv dependendo do ano. o R171 tinha um design mais agressivo, mais aerodinâmico, uma capota rígida que era mais rápida e que ocupava menos espaço. Um carro super confortável, que é mais indicado para aqueles passeios ao fim de semana do que propriamente para um circuito, mas que ainda assim, não deixa de dar o ar da sua graça num traçado mais curvilíneo, ou não estivéssemos a falar de um automóvel de tração traseira. Eu penso que a grande mais valia deste modelo é mesmo o design que é muito bonito e parece um Baby Mercedes SL.

Renault Clio III R.S.

O último Clio R.S. com motor naturalmente aspirado é sem dúvida um "Collector's item".

Se há coisa que a Renault sabe fazer são hot hatches e pocket rockets e o Renault Clio III R.S. é um pequeno diabo que pode ser comprado a preços mais ou menos convidativos apesar de terem a tendência de serem um pouco mais caros que outros pocket rocket da mesma época. O responsável por este carro ser tão bom é um motor 2.0 litros naturalmente aspirado capaz de debitar 197 cv de potência, ou 200 cv no facelift. A melhor versão é a do facelift, não só por ter mais potência que foi possibilitada por mexidas no ECU e um melhoramento no sistema de escape mas também porque tinha uma caixa manual mais curta e um chassis mais aprimorado. Durante anos foi considerado pela EVO Magazine como o Pocket Rocket do ano.

Mazda MX5 NC

Provavelmente o carro da lista que vos vai dar mais sorrisos por km.

A internet adora odiar a terceira geração do MX5. Mas por vezes a internet está errada e o Mazda MX5 NC é um carro fabuloso e um carro muito superior em muitas áreas às gerações anteriores e neste momento é provavelmente a melhor geração de MX5 para se comprar. Vamos então pôr os pontos nos i's e explicar porque é que a internet está errada em relação a este carro. Muitos dizem que o NC é muito mais pesado do que o NB. Isto é verdade mas o aumento do peso foi de apenas 45kg, mas para compensar o aumento do peso o NC tem motores com mais binário e com mais potência do que os NB. A razão para o MX5 NC ser tão grande e mais pesado do que o MX5 NB é porque aproveita muitos componentes do RX8. Chassis e componentes de suspensão para sermos mais precisos. Por causa disso é que o Mazda MX5 tem uma suspensão multilink que é bastante superior à que se encontra no NB. Para finalizar apesar de ser um carro maior, acaba por nos dar mais espaço para bagagens e um habitáculo menos claustrofóbico. Os MX5 NC equipa dois motores, o 1.8 de 125 cv e o 2.0 com 160 cv. A versão 2.0 para além de mais cavalos também tinha uma suspensão desportiva bilstein, e o diferencial autoblocante o que tornava esta a versão mais apetecível. Para além disso a fiabilidade destes carros é lendária. Um MX5, seja qual for a geração é uma grande aquisição, a razão para estar a colocar esta versão em particular como carros que no futuro vão valorizar é porque, a pouco e pouco a percepção deste modelo está a mudar e é um carro que tem uma fiabilidade muito superior aos NA's e NB's que já ultrapassa a marca dos 30 anos de existência e que mais tarde ou mais cedo vão começar a ceder em termos de mecânica e de outros pormenores. 

Nissan Juke NISMO RS

O único SUV da lista e o mais controverso.

A primeira geração do Nissan Juke deixou a sua marca e criou um mercado que não existia que era o dos SUV's compactos. O Design é realmente controverso, mas eu até gosto e acho que vai ser daqueles carros que daqui a uns anos vão ser vistos com outros olhos. O carro pode ser ainda um pouco recente, pois a versão Nismo saiu em 2013 e a versão Nismo RS em 2016, mas ainda assim, estas versões tem tendência a não desvalorizar muito e no futuro penso que vão ser carros bastante procurados, não só pela popularidade que tiveram, mas também porque a versão Nismo é realmente bombástica. A versão normal Nismo tem cerca de 200 cv de potência, mas a versão Nismo R.S. tem 218 cv de potência se tivermos a falar da versão tração dianteira. Uma versão de tração às 4 rodas também foi lançada, mas esta só podia ser adquirida com caixa de velocidades automática e também trazia uma penalização na potência de alguns cavalos (214cv). Também houve uma versão NISMO R.S. com bancos da Recaro de origem. O Juke Nismo R.S. tinha várias melhorias em relação ao Juke Nismo normal, desde mais potência, chassis mais desportivo, suspensão mais baixa e travões mais fortes, daí a ser o veículo mais apetecível e o que mais valorizará no futuro. Goste-se ou não, este Juke Nismo R.S. é um pocket rocket muito capaz que só não é melhor por ser baseado numa plataforma SUV que tem logo à nascença as suas limitações, mas se o que procuram é um carro maior, com mais espaço e que dá nas vistas, o Juke Nismo R.S. é uma boa opção.



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