Avançar para o conteúdo principal

Lavagem de carros a vapor


Lavar carros. Para uns é uma necessidade, para outros um passatempo. Para uns quanto mais rápido  melhor, para outros, não pode estar um floco de pó em cima da chapa que já é preciso ir buscar o "Quick Detailer" para rectificar tal flagelo.

Para os entusiastas de automóveis, não se pode lavar o carro assim de qualquer maneira, não é? Até aposto que muitos de vocês gastam mais dinheiro no champô do carro do que no champô que usam para o cabelo!

Um Petrolhead a sério, normalmente compra vários produtos para fazer um detalhe: Interior, exterior, estofos, jantes, vidros, motor, etc. Praticamente existe um produto para cada componente do carro e começa a ser de doidos a quantidade de produtos que é necessário comprar para fazer uma lavagem a fundo... Então só para o exterior, temos a espuma de pré-lavagem o champô normal para o carro e depois para finalizar ainda é capaz de levar ainda produtos para dar brilho etc e tal... 

A última vez que fiz as contas dos produtos de detalhe que precisava para fazer uma lavagem a fundo a minha carteira fugiu de casa. São produtos caros, principalmente se formos para marcas premium. 

Vendo o problema por uma perspectiva mais ambiental e ética a quantidade de água que se gasta a lavar um carro é um exagero. Se lavarem o carro com mangueira, podem gastar entre 300 e 500 litros de água, se for com uma máquina de pressão gastam cerca de 100 litros de água. Atirar esta quantidade de água potável para o chão é no mínimo criminoso nos tempos que correm e principalmente nos tempos que se avizinham. Espera-se que 2022 seja um ano de seca em Portugal e o cenário do racionamento de água está cada vez mais próximo. 

É aqui que a lavagem a vapor entra em cena para salvar os Petrolheads que querem um carro detalhado mas não querem gastar rios de dinheiro em produtos e gastar, literalmente, rios numa lavagem. 

A lavagem a vapor não é nova. Já existem há vários anos mas nunca teve muita expressão principalmente na lavagem automóvel, isto por causa do custo das máquinas e porque é um aparelho usado mais por profissionais que querem fazer detalhes, o que não é de todo o que a maioria da população faz.

As vantagens são:

1. Poupança de água

Lavar um carro inteiro por dentro e por fora gasta à volta de 1,5L a 2L de água. 1 litro de água dá para fazer mesmo muito vapor e por isso é normal gastar tão pouca água para lavar um carro. 

2. Lavagem a fundo no exterior e interior

Aquela sujidade que é extremamente difícil de tirar num carro, por exemplo, mosquitos ou alcatrão, com a máquina a vapor sai sem esforço. Porque o vapor sai da máquina quente e com pressão a sujidade "descola" muito mais facilmente do carro. Aliás em certas coisas como lavar motores e jantes é muito mais fácil com a máquina a vapor do que com uma máquina a pressão mais os produtos para tirar a sujidade. Acreditem em mim, quando lavarem uma jante com uma máquina a vapor, nunca mais vão querer voltar para trás!

3. Desinfecção e Esterilização do carro

Outro benefício são as temperaturas extremamente elevadas a que o vapor sai que matam todo o tipo de bactérias que possam existir no carro. Isto para o interior é especialmente benéfico já que podemos fazer uma desinfeção a fundo o que é especialmente benéfico para pessoas que têm alergias. Também é altamente eficaz a remover maus odores do carro.

4. Segura para o veículo

Vapor quente não estraga o carro? E nos botões do rádio e do AC? E a pintura do carro? Na verdade o vapor é a forma mais segura para lavar o carro sem o estragar, mesmo no interior. Numa lavagem normal o vapor não causa danos em nenhum componente do carro, pois tão depressa ele sai como depois evapora. O vapor que sai tem cerca de 5% de água, por isso, evapora e seca muito rapidamente. Também existem definições na máquina para o interior para baixar a força do vapor e usar um pano de microfibras que entrega o vapor de uma forma mais gentil ao interior do carro. Por isso é super seguro fazerem uma limpeza no interior. E no exterior? Também é perfeitamente seguro e talvez até mais seguro do que uma máquina de pressão mais escova. É importante ter em atenção que limpar um carro a vapor por fora requer apontar o vapor à sujidade e logo de seguida com um pano de microfibras limpar a sujidade. Vão sujar muitos panos de microfibras, mas vai valer a pena, pois o carro fica mesmo muito bem lavado.

5. Poupança em produtos para lavar o carro

Adeus produto para a jantes, adeus champô do carro, adeus produto para remover mosquitos, adeus a estes e muitos outros produtos químicos que são prejudiciais para o ambiente. A verdade é que a temperatura a que o vapor sai é forte o suficiente para retirar as sujidades mais difíceis e isso evita o uso de muito produto específico.

E quais as desvantagens?

1. Custo da máquina a vapor

Uma máquina a vapor para lavar um automóvel tem de ser potente. Acreditem em mim que já fiz o teste com uma máquina de entrada de gama. E a melhor máquina que podem comprar é uma que tenha muitos bar de pressão (6 bar ou mais) e que tenha o combo de aspirador + máquina a vapor que faz encarecer a máquina, mas para lavagem de interiores é fundamental, pois o vapor é aplicado e logo aspirado para não deixar os estofos muito húmidos. Estamos a falar de uma máquina que poderá custar por volta dos 700 euros, mas se procurarem bem podem comprar em segunda mão por muito menos dinheiro. Com a poupança em água e produtos de limpeza rapidamente recuperam o dinheiro gasto na máquina. 

2. Tempo de lavagem

Fazer uma lavagem a vapor é fazer um detalhe e se estamos a falar de fazer um detalhe estamos a falar de várias horas para lavar um carro por dentro e por fora. No mundo do vapor não existe uma lavagem de 5 minutos só para o carro ficar "apresentável". Isto depende também da vossa máquina, quando mais potente, menos tempo demoram a lavar. Quando forem lavar um carro por fora esperem sempre gastar 40 a 60 minutos. Por dentro mais ou menos 1 hora dependendo se os estofos estiverem muito sujos.

3. Pode provocar queimaduras

O vapor sai da máquina entre os 70º e 150º centígrados, por isso, se não tiverem cuidado podem queimar-se a lavar o carro. É recomendável usar luvas. 

Nos últimos meses tenho lavado os meus carros a vapor e estou muito contente com os resultados. É certo que o tempo despendido pode deixar muitas pessoas de fora, mas o resultado final é realmente muito satisfatório. Num futuro em que a escassez da água potável vai ser tema a única forma de manter o carro limpo vai ser com vapor. Fazer um detalhe a um carro utilizando 2 litros de água é espectacular. Vale a pena experimentar esta forma de lavagem. Se tiverem uma máquina (mesmo que seja velha e com pouca pressão) experimentem lavar um painel do carro e uma jante. É o suficiente para ficarem rendidos com esta nova forma de lavar automóveis.

Fica aqui algumas imagens de uma lavagem que fiz ao meu carro. 

Aqui está a maquineta e a garrafa de água de 1,5 litros. Se quiserem caprichar podem usar água do Luso. Tudo do melhor para o nosso bólide não é? 

Primeira coisa a fazer é lavar os tapetes. São provavelmente a componente do carro com mais bactérias e porcarias. Com o Vapor isso sai tudo.


Para limpar o interior colocar um pano de microfibras em volta do bocal de onde sai o aspirador e o vapor, desta forma o vapor não atinge os plástico com a máxima temperatura e depois é só passar com um pano de microfibras para retirar o excesso. Fica perfeito.


Estofos podem colocar o pano microfibras se estivermos a lidar com estofos em pele, se estivermos a falar de estofos em pano não é necessário, podem é usar o pano de microfibras na mesma para tirar a sujidade. E acreditem que os estofos estão mesmo cheios de sujidade, mesmo quando parece que estão limpos.

Limpar os compartimentos do motor é também super satisfatório com esta máquina. A facilidade com que os óleos e gorduras se despegam é excelente. 


Para limpar o exterior basta apontar o jacto de vapor e logo de seguida passar com o pano de microfibras numa só direção para remover a sujidade. Evitem fazer movimentos circulares ou usar o mesmo pano muito tempo para a sujidade não provocar riscos. 

Em capotas de pano também é muito bom esta máquina. Retira as sujidades e o pó. Fica mesmo impecável.

Jantes... Aqui é que se acaba por poupar tempo na lavagem do carro porque o vapor é muito bom a tirar sujidade em sítios pequenos e de difícil acesso. Também o facto de não ter de usar produtos químicos é um grande bónus. E assim faz-se uma limpeza a fundo gastando apenas 2 litros de água para o interior, exterior e compartimento do motor.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...