Lavar carros. Para uns é uma necessidade, para outros um passatempo. Para uns quanto mais rápido melhor, para outros, não pode estar um floco de pó em cima da chapa que já é preciso ir buscar o "Quick Detailer" para rectificar tal flagelo.
Para os entusiastas de automóveis, não se pode lavar o carro assim de qualquer maneira, não é? Até aposto que muitos de vocês gastam mais dinheiro no champô do carro do que no champô que usam para o cabelo!
Um Petrolhead a sério, normalmente compra vários produtos para fazer um detalhe: Interior, exterior, estofos, jantes, vidros, motor, etc. Praticamente existe um produto para cada componente do carro e começa a ser de doidos a quantidade de produtos que é necessário comprar para fazer uma lavagem a fundo... Então só para o exterior, temos a espuma de pré-lavagem o champô normal para o carro e depois para finalizar ainda é capaz de levar ainda produtos para dar brilho etc e tal...
A última vez que fiz as contas dos produtos de detalhe que precisava para fazer uma lavagem a fundo a minha carteira fugiu de casa. São produtos caros, principalmente se formos para marcas premium.
Vendo o problema por uma perspectiva mais ambiental e ética a quantidade de água que se gasta a lavar um carro é um exagero. Se lavarem o carro com mangueira, podem gastar entre 300 e 500 litros de água, se for com uma máquina de pressão gastam cerca de 100 litros de água. Atirar esta quantidade de água potável para o chão é no mínimo criminoso nos tempos que correm e principalmente nos tempos que se avizinham. Espera-se que 2022 seja um ano de seca em Portugal e o cenário do racionamento de água está cada vez mais próximo.
É aqui que a lavagem a vapor entra em cena para salvar os Petrolheads que querem um carro detalhado mas não querem gastar rios de dinheiro em produtos e gastar, literalmente, rios numa lavagem.
A lavagem a vapor não é nova. Já existem há vários anos mas nunca teve muita expressão principalmente na lavagem automóvel, isto por causa do custo das máquinas e porque é um aparelho usado mais por profissionais que querem fazer detalhes, o que não é de todo o que a maioria da população faz.
As vantagens são:
1. Poupança de água
Lavar um carro inteiro por dentro e por fora gasta à volta de 1,5L a 2L de água. 1 litro de água dá para fazer mesmo muito vapor e por isso é normal gastar tão pouca água para lavar um carro.
2. Lavagem a fundo no exterior e interior
Aquela sujidade que é extremamente difícil de tirar num carro, por exemplo, mosquitos ou alcatrão, com a máquina a vapor sai sem esforço. Porque o vapor sai da máquina quente e com pressão a sujidade "descola" muito mais facilmente do carro. Aliás em certas coisas como lavar motores e jantes é muito mais fácil com a máquina a vapor do que com uma máquina a pressão mais os produtos para tirar a sujidade. Acreditem em mim, quando lavarem uma jante com uma máquina a vapor, nunca mais vão querer voltar para trás!
3. Desinfecção e Esterilização do carro
Outro benefício são as temperaturas extremamente elevadas a que o vapor sai que matam todo o tipo de bactérias que possam existir no carro. Isto para o interior é especialmente benéfico já que podemos fazer uma desinfeção a fundo o que é especialmente benéfico para pessoas que têm alergias. Também é altamente eficaz a remover maus odores do carro.
4. Segura para o veículo
Vapor quente não estraga o carro? E nos botões do rádio e do AC? E a pintura do carro? Na verdade o vapor é a forma mais segura para lavar o carro sem o estragar, mesmo no interior. Numa lavagem normal o vapor não causa danos em nenhum componente do carro, pois tão depressa ele sai como depois evapora. O vapor que sai tem cerca de 5% de água, por isso, evapora e seca muito rapidamente. Também existem definições na máquina para o interior para baixar a força do vapor e usar um pano de microfibras que entrega o vapor de uma forma mais gentil ao interior do carro. Por isso é super seguro fazerem uma limpeza no interior. E no exterior? Também é perfeitamente seguro e talvez até mais seguro do que uma máquina de pressão mais escova. É importante ter em atenção que limpar um carro a vapor por fora requer apontar o vapor à sujidade e logo de seguida com um pano de microfibras limpar a sujidade. Vão sujar muitos panos de microfibras, mas vai valer a pena, pois o carro fica mesmo muito bem lavado.
5. Poupança em produtos para lavar o carro
Adeus produto para a jantes, adeus champô do carro, adeus produto para remover mosquitos, adeus a estes e muitos outros produtos químicos que são prejudiciais para o ambiente. A verdade é que a temperatura a que o vapor sai é forte o suficiente para retirar as sujidades mais difíceis e isso evita o uso de muito produto específico.
E quais as desvantagens?
1. Custo da máquina a vapor
Uma máquina a vapor para lavar um automóvel tem de ser potente. Acreditem em mim que já fiz o teste com uma máquina de entrada de gama. E a melhor máquina que podem comprar é uma que tenha muitos bar de pressão (6 bar ou mais) e que tenha o combo de aspirador + máquina a vapor que faz encarecer a máquina, mas para lavagem de interiores é fundamental, pois o vapor é aplicado e logo aspirado para não deixar os estofos muito húmidos. Estamos a falar de uma máquina que poderá custar por volta dos 700 euros, mas se procurarem bem podem comprar em segunda mão por muito menos dinheiro. Com a poupança em água e produtos de limpeza rapidamente recuperam o dinheiro gasto na máquina.
2. Tempo de lavagem
Fazer uma lavagem a vapor é fazer um detalhe e se estamos a falar de fazer um detalhe estamos a falar de várias horas para lavar um carro por dentro e por fora. No mundo do vapor não existe uma lavagem de 5 minutos só para o carro ficar "apresentável". Isto depende também da vossa máquina, quando mais potente, menos tempo demoram a lavar. Quando forem lavar um carro por fora esperem sempre gastar 40 a 60 minutos. Por dentro mais ou menos 1 hora dependendo se os estofos estiverem muito sujos.
3. Pode provocar queimaduras
O vapor sai da máquina entre os 70º e 150º centígrados, por isso, se não tiverem cuidado podem queimar-se a lavar o carro. É recomendável usar luvas.
Nos últimos meses tenho lavado os meus carros a vapor e estou muito contente com os resultados. É certo que o tempo despendido pode deixar muitas pessoas de fora, mas o resultado final é realmente muito satisfatório. Num futuro em que a escassez da água potável vai ser tema a única forma de manter o carro limpo vai ser com vapor. Fazer um detalhe a um carro utilizando 2 litros de água é espectacular. Vale a pena experimentar esta forma de lavagem. Se tiverem uma máquina (mesmo que seja velha e com pouca pressão) experimentem lavar um painel do carro e uma jante. É o suficiente para ficarem rendidos com esta nova forma de lavar automóveis.
Fica aqui algumas imagens de uma lavagem que fiz ao meu carro.
Aqui está a maquineta e a garrafa de água de 1,5 litros. Se quiserem caprichar podem usar água do Luso. Tudo do melhor para o nosso bólide não é? |
Primeira coisa a fazer é lavar os tapetes. São provavelmente a componente do carro com mais bactérias e porcarias. Com o Vapor isso sai tudo. |
Limpar os compartimentos do motor é também super satisfatório com esta máquina. A facilidade com que os óleos e gorduras se despegam é excelente. |
Em capotas de pano também é muito bom esta máquina. Retira as sujidades e o pó. Fica mesmo impecável. |
Comentários