Avançar para o conteúdo principal

Lavagem de carros a vapor


Lavar carros. Para uns é uma necessidade, para outros um passatempo. Para uns quanto mais rápido  melhor, para outros, não pode estar um floco de pó em cima da chapa que já é preciso ir buscar o "Quick Detailer" para rectificar tal flagelo.

Para os entusiastas de automóveis, não se pode lavar o carro assim de qualquer maneira, não é? Até aposto que muitos de vocês gastam mais dinheiro no champô do carro do que no champô que usam para o cabelo!

Um Petrolhead a sério, normalmente compra vários produtos para fazer um detalhe: Interior, exterior, estofos, jantes, vidros, motor, etc. Praticamente existe um produto para cada componente do carro e começa a ser de doidos a quantidade de produtos que é necessário comprar para fazer uma lavagem a fundo... Então só para o exterior, temos a espuma de pré-lavagem o champô normal para o carro e depois para finalizar ainda é capaz de levar ainda produtos para dar brilho etc e tal... 

A última vez que fiz as contas dos produtos de detalhe que precisava para fazer uma lavagem a fundo a minha carteira fugiu de casa. São produtos caros, principalmente se formos para marcas premium. 

Vendo o problema por uma perspectiva mais ambiental e ética a quantidade de água que se gasta a lavar um carro é um exagero. Se lavarem o carro com mangueira, podem gastar entre 300 e 500 litros de água, se for com uma máquina de pressão gastam cerca de 100 litros de água. Atirar esta quantidade de água potável para o chão é no mínimo criminoso nos tempos que correm e principalmente nos tempos que se avizinham. Espera-se que 2022 seja um ano de seca em Portugal e o cenário do racionamento de água está cada vez mais próximo. 

É aqui que a lavagem a vapor entra em cena para salvar os Petrolheads que querem um carro detalhado mas não querem gastar rios de dinheiro em produtos e gastar, literalmente, rios numa lavagem. 

A lavagem a vapor não é nova. Já existem há vários anos mas nunca teve muita expressão principalmente na lavagem automóvel, isto por causa do custo das máquinas e porque é um aparelho usado mais por profissionais que querem fazer detalhes, o que não é de todo o que a maioria da população faz.

As vantagens são:

1. Poupança de água

Lavar um carro inteiro por dentro e por fora gasta à volta de 1,5L a 2L de água. 1 litro de água dá para fazer mesmo muito vapor e por isso é normal gastar tão pouca água para lavar um carro. 

2. Lavagem a fundo no exterior e interior

Aquela sujidade que é extremamente difícil de tirar num carro, por exemplo, mosquitos ou alcatrão, com a máquina a vapor sai sem esforço. Porque o vapor sai da máquina quente e com pressão a sujidade "descola" muito mais facilmente do carro. Aliás em certas coisas como lavar motores e jantes é muito mais fácil com a máquina a vapor do que com uma máquina a pressão mais os produtos para tirar a sujidade. Acreditem em mim, quando lavarem uma jante com uma máquina a vapor, nunca mais vão querer voltar para trás!

3. Desinfecção e Esterilização do carro

Outro benefício são as temperaturas extremamente elevadas a que o vapor sai que matam todo o tipo de bactérias que possam existir no carro. Isto para o interior é especialmente benéfico já que podemos fazer uma desinfeção a fundo o que é especialmente benéfico para pessoas que têm alergias. Também é altamente eficaz a remover maus odores do carro.

4. Segura para o veículo

Vapor quente não estraga o carro? E nos botões do rádio e do AC? E a pintura do carro? Na verdade o vapor é a forma mais segura para lavar o carro sem o estragar, mesmo no interior. Numa lavagem normal o vapor não causa danos em nenhum componente do carro, pois tão depressa ele sai como depois evapora. O vapor que sai tem cerca de 5% de água, por isso, evapora e seca muito rapidamente. Também existem definições na máquina para o interior para baixar a força do vapor e usar um pano de microfibras que entrega o vapor de uma forma mais gentil ao interior do carro. Por isso é super seguro fazerem uma limpeza no interior. E no exterior? Também é perfeitamente seguro e talvez até mais seguro do que uma máquina de pressão mais escova. É importante ter em atenção que limpar um carro a vapor por fora requer apontar o vapor à sujidade e logo de seguida com um pano de microfibras limpar a sujidade. Vão sujar muitos panos de microfibras, mas vai valer a pena, pois o carro fica mesmo muito bem lavado.

5. Poupança em produtos para lavar o carro

Adeus produto para a jantes, adeus champô do carro, adeus produto para remover mosquitos, adeus a estes e muitos outros produtos químicos que são prejudiciais para o ambiente. A verdade é que a temperatura a que o vapor sai é forte o suficiente para retirar as sujidades mais difíceis e isso evita o uso de muito produto específico.

E quais as desvantagens?

1. Custo da máquina a vapor

Uma máquina a vapor para lavar um automóvel tem de ser potente. Acreditem em mim que já fiz o teste com uma máquina de entrada de gama. E a melhor máquina que podem comprar é uma que tenha muitos bar de pressão (6 bar ou mais) e que tenha o combo de aspirador + máquina a vapor que faz encarecer a máquina, mas para lavagem de interiores é fundamental, pois o vapor é aplicado e logo aspirado para não deixar os estofos muito húmidos. Estamos a falar de uma máquina que poderá custar por volta dos 700 euros, mas se procurarem bem podem comprar em segunda mão por muito menos dinheiro. Com a poupança em água e produtos de limpeza rapidamente recuperam o dinheiro gasto na máquina. 

2. Tempo de lavagem

Fazer uma lavagem a vapor é fazer um detalhe e se estamos a falar de fazer um detalhe estamos a falar de várias horas para lavar um carro por dentro e por fora. No mundo do vapor não existe uma lavagem de 5 minutos só para o carro ficar "apresentável". Isto depende também da vossa máquina, quando mais potente, menos tempo demoram a lavar. Quando forem lavar um carro por fora esperem sempre gastar 40 a 60 minutos. Por dentro mais ou menos 1 hora dependendo se os estofos estiverem muito sujos.

3. Pode provocar queimaduras

O vapor sai da máquina entre os 70º e 150º centígrados, por isso, se não tiverem cuidado podem queimar-se a lavar o carro. É recomendável usar luvas. 

Nos últimos meses tenho lavado os meus carros a vapor e estou muito contente com os resultados. É certo que o tempo despendido pode deixar muitas pessoas de fora, mas o resultado final é realmente muito satisfatório. Num futuro em que a escassez da água potável vai ser tema a única forma de manter o carro limpo vai ser com vapor. Fazer um detalhe a um carro utilizando 2 litros de água é espectacular. Vale a pena experimentar esta forma de lavagem. Se tiverem uma máquina (mesmo que seja velha e com pouca pressão) experimentem lavar um painel do carro e uma jante. É o suficiente para ficarem rendidos com esta nova forma de lavar automóveis.

Fica aqui algumas imagens de uma lavagem que fiz ao meu carro. 

Aqui está a maquineta e a garrafa de água de 1,5 litros. Se quiserem caprichar podem usar água do Luso. Tudo do melhor para o nosso bólide não é? 

Primeira coisa a fazer é lavar os tapetes. São provavelmente a componente do carro com mais bactérias e porcarias. Com o Vapor isso sai tudo.


Para limpar o interior colocar um pano de microfibras em volta do bocal de onde sai o aspirador e o vapor, desta forma o vapor não atinge os plástico com a máxima temperatura e depois é só passar com um pano de microfibras para retirar o excesso. Fica perfeito.


Estofos podem colocar o pano microfibras se estivermos a lidar com estofos em pele, se estivermos a falar de estofos em pano não é necessário, podem é usar o pano de microfibras na mesma para tirar a sujidade. E acreditem que os estofos estão mesmo cheios de sujidade, mesmo quando parece que estão limpos.

Limpar os compartimentos do motor é também super satisfatório com esta máquina. A facilidade com que os óleos e gorduras se despegam é excelente. 


Para limpar o exterior basta apontar o jacto de vapor e logo de seguida passar com o pano de microfibras numa só direção para remover a sujidade. Evitem fazer movimentos circulares ou usar o mesmo pano muito tempo para a sujidade não provocar riscos. 

Em capotas de pano também é muito bom esta máquina. Retira as sujidades e o pó. Fica mesmo impecável.

Jantes... Aqui é que se acaba por poupar tempo na lavagem do carro porque o vapor é muito bom a tirar sujidade em sítios pequenos e de difícil acesso. Também o facto de não ter de usar produtos químicos é um grande bónus. E assim faz-se uma limpeza a fundo gastando apenas 2 litros de água para o interior, exterior e compartimento do motor.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...