Avançar para o conteúdo principal

O mercado de usados está um caos e os preços sobem!

Foto de Rangga Aditya Armien no Pexels

A era do Covid 19 tem estado a causar distúrbios a todos os níveis. Se no início da Pandemia as vendas de carros novos e usados entraram em declínio porque nem podíamos sequer visitar um stand, agora os preços de automóveis usados estão completamente fora de controlo. Segundo o Hugo Filipe, Gestor de Marketing da Benecar, um Seat Léon usado está 20% mais caro do que há 6 meses atrás.

As disrupções que o Covid causou em toda a cadeia de abastecimento estão finalmente a mostrar as suas desastrosas consequências. A falta de componentes, o aumento do preço dos transportes e a falta de mão de obra está a por à prova todas as empresas e os fabricantes de automóveis são os que têm sofrido mais com esta crise. A consequência? Quem quiser comprar carro novo pode ter de esperar entre 6 meses a 1 ano. 

Obviamente que se os fabricantes de automóveis não conseguem produzir carros, a procura por automóveis usados começa a aumentar e é aqui que queria focar este artigo pois os preços dos carros usados estão completamente fora de controlo. Para demonstrar, tenho aqui o exemplo do meu carro.

O meu "daily car" que comprei no final de 2018 custou-me 16.750€. É um Audi A1 1.0 TFSI ULTRA de 95cv a gasolina do ano de 2017 com cerca de 27.000 km. (Podem ler a review deste carro aqui.) Como é o meu "daily car", faço bastantes km com ele (já tem no odómetro 83.000km). Ao longo dos anos que tive o carro fui assistindo a uma forte desvalorização por parte dos stands e das seguradoras, a última cotação que recebi do carro para trocar por outro foi na casa dos 8.000 euros. Uma das razões foi pela entrada do novo modelo do Audi A1 que saiu em 2019, a outra talvez por ser a Gasolina e pelos quilómetros.

Mas esta semana fui ao Standvirtual ver quanto valia um carro igual ao meu, mesmo ano e com os mesmos KM e fiquei chocado.

Estão a vender o mesmo carro, mesma cor, mesmas jantes, mesmos extras e 90.000 km por 15.500€ ! 

15.500€!!!

Sei que os Stands também têm de dar garantia e também têm de ganhar alguma margem para pagar as suas contas, mas 15.500€ é um valor bastante elevado para um carro a gasolina com 4 anos e já a roçar os 100.000 km. 

Contas rápidas e desde que comprei o carro em 2018 e depois de 56.000 km este só desvalorizou 1250€ (cerca de 7,5%). 

Ainda assim, segundo a página https://volantesic.pt/ o preço do meu carro tem estado a valorizar, mesmo que faça uma proposta para vender a um Stand. Se há uns meses atrás só davam 8.000€ pelo meu carro, neste momento o Volante Sic, diz que o valor do meu carro para um stand é de 13.000€. Isto é uma valorização de 62,5%, o que é completamente insano!

Obviamente que isto seriam boas notícias para mim, mas o problema é que todos os outros automóveis também valorizaram, por isso, acaba por ficar tudo igual. 

Se no início da pandemia previ que os preços dos automóveis iam baixar, agora engoli a seco e vi que neste momento, não há nenhum modelo de previsão que nos dê alguma garantia para o futuro. A única coisa a retirar daqui é que nunca houve uma melhor altura para vender carro, mas também nunca houve pior altura para comprar um carro usado. Façam as contas e vejam se esta anomalia, vai ser benéfica ou não para vocês.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua