Avançar para o conteúdo principal

O mercado de usados está um caos e os preços sobem!

Foto de Rangga Aditya Armien no Pexels

A era do Covid 19 tem estado a causar distúrbios a todos os níveis. Se no início da Pandemia as vendas de carros novos e usados entraram em declínio porque nem podíamos sequer visitar um stand, agora os preços de automóveis usados estão completamente fora de controlo. Segundo o Hugo Filipe, Gestor de Marketing da Benecar, um Seat Léon usado está 20% mais caro do que há 6 meses atrás.

As disrupções que o Covid causou em toda a cadeia de abastecimento estão finalmente a mostrar as suas desastrosas consequências. A falta de componentes, o aumento do preço dos transportes e a falta de mão de obra está a por à prova todas as empresas e os fabricantes de automóveis são os que têm sofrido mais com esta crise. A consequência? Quem quiser comprar carro novo pode ter de esperar entre 6 meses a 1 ano. 

Obviamente que se os fabricantes de automóveis não conseguem produzir carros, a procura por automóveis usados começa a aumentar e é aqui que queria focar este artigo pois os preços dos carros usados estão completamente fora de controlo. Para demonstrar, tenho aqui o exemplo do meu carro.

O meu "daily car" que comprei no final de 2018 custou-me 16.750€. É um Audi A1 1.0 TFSI ULTRA de 95cv a gasolina do ano de 2017 com cerca de 27.000 km. (Podem ler a review deste carro aqui.) Como é o meu "daily car", faço bastantes km com ele (já tem no odómetro 83.000km). Ao longo dos anos que tive o carro fui assistindo a uma forte desvalorização por parte dos stands e das seguradoras, a última cotação que recebi do carro para trocar por outro foi na casa dos 8.000 euros. Uma das razões foi pela entrada do novo modelo do Audi A1 que saiu em 2019, a outra talvez por ser a Gasolina e pelos quilómetros.

Mas esta semana fui ao Standvirtual ver quanto valia um carro igual ao meu, mesmo ano e com os mesmos KM e fiquei chocado.

Estão a vender o mesmo carro, mesma cor, mesmas jantes, mesmos extras e 90.000 km por 15.500€ ! 

15.500€!!!

Sei que os Stands também têm de dar garantia e também têm de ganhar alguma margem para pagar as suas contas, mas 15.500€ é um valor bastante elevado para um carro a gasolina com 4 anos e já a roçar os 100.000 km. 

Contas rápidas e desde que comprei o carro em 2018 e depois de 56.000 km este só desvalorizou 1250€ (cerca de 7,5%). 

Ainda assim, segundo a página https://volantesic.pt/ o preço do meu carro tem estado a valorizar, mesmo que faça uma proposta para vender a um Stand. Se há uns meses atrás só davam 8.000€ pelo meu carro, neste momento o Volante Sic, diz que o valor do meu carro para um stand é de 13.000€. Isto é uma valorização de 62,5%, o que é completamente insano!

Obviamente que isto seriam boas notícias para mim, mas o problema é que todos os outros automóveis também valorizaram, por isso, acaba por ficar tudo igual. 

Se no início da pandemia previ que os preços dos automóveis iam baixar, agora engoli a seco e vi que neste momento, não há nenhum modelo de previsão que nos dê alguma garantia para o futuro. A única coisa a retirar daqui é que nunca houve uma melhor altura para vender carro, mas também nunca houve pior altura para comprar um carro usado. Façam as contas e vejam se esta anomalia, vai ser benéfica ou não para vocês.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...