Avançar para o conteúdo principal

Será este o fim da bolha automobilística em Portugal e no Mundo?


Estamos no meio de uma pandemia e as nossas vidas levaram uma grande volta. Estamos em casa, alguns em lay-off, outros sem trabalho e todos os analistas e economistas já avisaram que vem aí uma crise bem grande. 

A última vez que Portugal esteve em crise foi em 2009/2010 e foram vários anos com a economia numa lástima. Mas os últimos 2 ou 3 anos até foram bastante bons. A economia estava finalmente a recuperar e o futuro era risonho. O mercado dos carros em segunda mão e dos clássicos estava com um "Boom" incrível. Como não passo um dia sem ir ao Stand Virtual à procura de automóveis de cariz desportivo, lembro-me bem de em 2011, 2012 encontrar coisas como Mazdas RX-8 a 9.900€, Hondas S2000 a 14.000€, Mazdas MX-5 NA a 3.000€, Fiat Barchetta a 3.000€... Os anos passaram e a economia abriu gradualmente, mas os preços deste tipo de carros dispararam incrivelmente. RX8 não apanham nenhum a menos de 15.000€, Honda S2000 neste momento paira entre os 25.000€ e 30.000€, Mazda MX-5 NA já não se apanha nenhum decente por menos de 7.000€, e os Barchetta também duplicaram de valor. No meu caso, comprei em 2016 em MX-5 de terceira geração por 14.000€ e o ano passado um MX-5 similar ao meu em KM e ano já custava 18.000€.


O mercado em 2ª mão em Portugal para carros desportivos é altamente especulativo. No nosso país apesar de terem sido feitos milhões de Porsche Boxster (por exemplo) em todo o mundo, uma versão base deste carro do ano 2000 com 100.000 km ainda custa cerca de 20.000€! Noutros países um carro destas características não vai além dos 10.000€. Um RX8 noutro país qualquer em bom estado não vai além dos 7.000€. Muitos destes preços altamente especulativos a meu ver não era porque existe muita procura e poucos carros destes à venda. Por muito fã que eu seja do Honda S2000, 30.000€ é dinheiro que dá para comprar outros carros desportivos bem mais apetecíveis. Eu duvido muito que nos últimos 3 anos se tenha vendido um único S2000 a 25.000€ / 30.000€. 

Agora estamos perante uma crise sem precedentes e a venda dos automóveis travou a fundo (tanto os carros novos como usados). Será que finalmente esta bolha especulativa vai rebentar ? Pelos últimos anúncios que tenho visto, não me parece, mas podemos estar a falar ainda cedo de mais. Obviamente que gostaria que nada disto tivesse acontecido, mas se o vírus pode trazer alguma coisa é acabar com especulações e bolhas (tanto do imobiliário, como automobilístico).

Fiquem em casa e mantenham-se saudáveis!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...