Estamos no meio de uma pandemia e as nossas vidas levaram uma grande volta. Estamos em casa, alguns em lay-off, outros sem trabalho e todos os analistas e economistas já avisaram que vem aí uma crise bem grande.
A última vez que Portugal esteve em crise foi em 2009/2010 e foram vários anos com a economia numa lástima. Mas os últimos 2 ou 3 anos até foram bastante bons. A economia estava finalmente a recuperar e o futuro era risonho. O mercado dos carros em segunda mão e dos clássicos estava com um "Boom" incrível. Como não passo um dia sem ir ao Stand Virtual à procura de automóveis de cariz desportivo, lembro-me bem de em 2011, 2012 encontrar coisas como Mazdas RX-8 a 9.900€, Hondas S2000 a 14.000€, Mazdas MX-5 NA a 3.000€, Fiat Barchetta a 3.000€... Os anos passaram e a economia abriu gradualmente, mas os preços deste tipo de carros dispararam incrivelmente. RX8 não apanham nenhum a menos de 15.000€, Honda S2000 neste momento paira entre os 25.000€ e 30.000€, Mazda MX-5 NA já não se apanha nenhum decente por menos de 7.000€, e os Barchetta também duplicaram de valor. No meu caso, comprei em 2016 em MX-5 de terceira geração por 14.000€ e o ano passado um MX-5 similar ao meu em KM e ano já custava 18.000€.
O mercado em 2ª mão em Portugal para carros desportivos é altamente especulativo. No nosso país apesar de terem sido feitos milhões de Porsche Boxster (por exemplo) em todo o mundo, uma versão base deste carro do ano 2000 com 100.000 km ainda custa cerca de 20.000€! Noutros países um carro destas características não vai além dos 10.000€. Um RX8 noutro país qualquer em bom estado não vai além dos 7.000€. Muitos destes preços altamente especulativos a meu ver não era porque existe muita procura e poucos carros destes à venda. Por muito fã que eu seja do Honda S2000, 30.000€ é dinheiro que dá para comprar outros carros desportivos bem mais apetecíveis. Eu duvido muito que nos últimos 3 anos se tenha vendido um único S2000 a 25.000€ / 30.000€.
Agora estamos perante uma crise sem precedentes e a venda dos automóveis travou a fundo (tanto os carros novos como usados). Será que finalmente esta bolha especulativa vai rebentar ? Pelos últimos anúncios que tenho visto, não me parece, mas podemos estar a falar ainda cedo de mais. Obviamente que gostaria que nada disto tivesse acontecido, mas se o vírus pode trazer alguma coisa é acabar com especulações e bolhas (tanto do imobiliário, como automobilístico).
Fiquem em casa e mantenham-se saudáveis!
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