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Teste - VW Taigo 1.0 TSI DSG

Não sei se estão cientes deste facto, mas... O VW Taigo é neste momento o VW mais barato que se pode comprar novo.  Este SUV baseado no VW Polo consegue ser 235€ mais barato que o Polo. E já que o VW Up! foi descontinuado, remeteu então VW Taigo para a opção Low-Cost da marca. É estranho pois o Taigo é um carro mais comprido, mais largo e mais alto que o Polo e no entanto usam o mesmo chassis. Também é surpreendente as opções de motor que o cliente tem. Podemos escolher um Taigo com o motor 1.0 de 95 cv, ou 1.0 de 110 cv ou 1.5 de 150 cv. Já no Polo só permite escolher o motor 1.0 de 95 cv ou a versão 2.0 GTI com 207 cv que já é de outro campeonato. Pondo de parte esta curiosidade, que creio que poderá agradar ao público que está no mercado para um SUV de entrada de gama, estamos aqui perante um pacote muito atrativo em termos quantificáveis. O Taigo é espaçoso e perfeito para a maioria das famílias. Os lugares de trás são perfeitamente usáveis, a bagageira é enorme e à frente também t

Teste - DS3 Crossback E-Tense

A DS Automobiles é uma marca relativamente nova que nasceu para ocupar um espaço mais Premium que faltava ao Grupo PSA. Uma espécie de Audi ou Lexus da Citroen. Obviamente que conquistar consumidores para uma marca nova de automóveis tem o seu custo e o seu investimento e muito investimento se tem feito para colocar esta marca no patamar premium. Da participação na Formula E até à associação com vários eventos de moda, a DS tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Há um termo que é repetido vezes sem conta pelo marketing da DS: Savoir Faire que é uma expressão francesa que literalmente quer dizer saber fazer, mas é mais uma expressão que significa o saber o que fazer/dizer com confiança, em qualquer situação social. Não há como negar, os carros da DS são belíssimos. O DS4 é um carro fantástico do segmento médio com um nível de equipamento e potência já respeitáveis. O DS7 é um SUV compacto grande que tem estilo e pode ser comprado com potências na casa dos 360 cv e depois temos o DS3

A experiência de comprar um automóvel usado em 2023 não é má, é horrível

Já não é a primeira vez que me aventuro a escrever um artigo deste tipo e, em Fevereiro de 2022 , relatei algumas experiências terríveis que tive com vários stands. Naquela época, mal sabia eu que, quatro meses depois, ia comprar um carro num stand muito famoso, a Matrizauto... e foi a pior experiência de compra de um veículo em toda a minha vida. Foi uma sucessão de frustrações, incompetência e dor... Uma verdadeira montanha-russa de problemas que me deixou tão traumatizado que precisei de vários meses para recuperar e conseguir falar sobre isso sem sentir enjoos. Tudo o que aconteceu foi na Matrizauto de Leiria. Não posso dizer como são nas outras filiais desta marca, mas fiquei com a sensação de que se a Matrizauto tratasse todos os clientes como fizeram comigo em Leiria, provavelmente já tinham fechado portas. No início, tudo parecia correr bem. Encontrei um carro elétrico com um bom preço e 3 anos de garantia. O atendimento foi mediocre, o vendedor não tinha experiência nem jeito

Teste - Citroën ë-C4

O Grupo PSA composto pela Peugeot, Citroën, Opel e DS têm uma filosofia muito interessante no que toca à sua oferta. Em vez de criar modelos específicos para elétricos ou para carros a combustão, oferece todas as possibilidades dentro do mesmo carro. Quer um C4 a Diesel? Com certeza, quer um a gasolina? Também se arranja... Prefere um 100% elétrico? Sim senhora, também temos, mas vai ter outro nome, vai chamar-se Ë-C4, porque sabe... é Elétrico!  O Citroën Ë-C4 é um carro elegante, económico e prático que foi concebido para satisfazer as necessidades dos condutores modernos. É um concorrente sólido no segmento de crossover. Mas será que é bom? E como se compara com os seus irmãos (DS3 Crossback E-Tense, Peugeot e2008 e Opel Mokka-E) que são também concorrentes directos? Vamos começar pelo motor e bateria. Tem 136 cavalos de potência e 260 n.m. de binário, o que é suficiente para acelerar de 0 a 100 km / h em 9,7 segundos - não é mau para um carro desta classe, mas fica um pouco aquém d

História do carro elétrico de 1830 até aos dias de hoje

Os carros elétricos estão em voga e neste momento são o último grito na tecnologia automóvel. Cada semana que passa é anunciado um novo carro elétrico, com mais potência, mais binário e que consegue ir mais longe. Mas a verdade é que o carro elétrico é uma tecnologia antiga... eu diria até anciã, o carro elétrico consegue ser mais antigo que o próprio carro a combustão. Estamos no ano de 1886 e Carl Benz inventou e patenteou o primeiro carro a combustível. Uma maravilha da tecnologia na altura e por muitos e muitos anos toda a gente pensou que o primeiro carro tinha sido de facto inventado pelo Carl Benz, mas não... O primeiro carro do mundo a ser desenvolvido foi em 1769 pelo Francês Nicolas Cugnot, era um carro movido a vapor e demorava 45 minutos a criar vapor suficiente para poder iniciar marcha que era tão rápida quanto uma pessoa a andar (3,2 km/h), para além disso o carro tinha de ser abastecido de 15 em 15 minutos com madeira. Este veículo foi encomendado pelo exército francês

Teste - Peugeot 208 1.2 Puretech 75cv

Sei que já venho tarde à festa, mas hoje trago um Peugeotzito que me surpreendeu bastante. Acho que devo começar pelo exterior que é na minha opinião, muito melhor do que a geração anterior. Sempre achei a geração anterior com ar de bulldog francês aziado... Esta nova geração, com nome de código P21, é mais moderna, mais desportiva e com um carro para todos os gostos, do mais simples ao mais tecnológico, da gasolina ao diesel, do motor de combustão ao 100% eléctrico, existe um Peugeot 208 para todos os gostos. Tem esquisitices próprias de um carro francês? "Oui mon ami", mas já lá vamos a esses detalhes...  Durante 1 mês que tive a oportunidade de andar com 2 Peugeot 208 de última geração com o motor 1.2 de 75 cv, um com o nível de equipamento Active Pack e o outro com o nível de equipamento Allure Pack. Ambos têm um bom nível de equipamento, embora obviamente que o Allure Pack seja mais agradável. O motor só tem 75 cavalos, mas estes parecem ser puros sangue, pois apesar de

Teste - Hyundai Bayon 1.0 T-GDI

Imaginem que vão a um restaurante e pedem um rodízio. Muitos pratos, mesa farta, quantidade e alguma qualidade, mas sempre que tocavam em alguma coisa não vos sabia a nada. Não porque estavam com covid19, mas sim porque o chef se esqueceu de temperar a comida que vinha para a mesa. No final o chef pede imensa desculpa e faz-vos um grande desconto. Ora isto é basicamente o que a Hyundai fez com o Bayon.  No papel o Bayon é uma proposta muito apetecível e provavelmente para a maioria das pessoas é o suficiente. Estamos a falar de um carro extremamente bem construído, com muitos extras a um preço muito competitivo: 20.200€ e com oferta de pintura bi-color (tejadilho pintado de preto). Aliás se formos ao site da Hyundai neste preciso momento podem adquirir esta viatura por 19.700€. Para além disto ainda têm 7 anos de garantia. Será este o negócio do século? Design e interiores Falar de design é sempre muito subjectivo, mas na minha opinião, o Bayon é um carro virado para o futuro. A frente