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Teste - DS3 Crossback E-Tense

A DS Automobiles é uma marca relativamente nova que nasceu para ocupar um espaço mais Premium que faltava ao Grupo PSA. Uma espécie de Audi ou Lexus da Citroen. Obviamente que conquistar consumidores para uma marca nova de automóveis tem o seu custo e o seu investimento e muito investimento se tem feito para colocar esta marca no patamar premium. Da participação na Formula E até à associação com vários eventos de moda, a DS tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Há um termo que é repetido vezes sem conta pelo marketing da DS: Savoir Faire que é uma expressão francesa que literalmente quer dizer saber fazer, mas é mais uma expressão que significa o saber o que fazer/dizer com confiança, em qualquer situação social.

Não há como negar, os carros da DS são belíssimos. O DS4 é um carro fantástico do segmento médio com um nível de equipamento e potência já respeitáveis. O DS7 é um SUV compacto grande que tem estilo e pode ser comprado com potências na casa dos 360 cv e depois temos o DS3 um pequeno SUV que tem opção 100% elétrica, a gasolina e a gasóleo. Design exterior do DS3 é inconfundível e distinto e o design dos interiores não fica atrás. Sim, podemos reparar que existem peças que são partilhadas com outros carros do Grupo PSA, mas ainda assim os materiais são melhores e mais premium, o design é mais refinado. É como conduzir uma peça de alta costura ou uma jóia. Óbvio que gostos não se discutem e pode haver algumas pessoas que achem o DS3 Crossback demasiado "Avantgarde", mas eu pessoalmente, apaixonei-me pelo design do carro assim que vi um ao vivo e a cores (confesso que quando vi imagens dele online, não me espantou tanto).


Sendo um carro de 2020 este é dos primeiros produtos 100% elétricos do Grupo PSA. O pack de baterias de 50kw (47,5kw úteis) é bom para aguentar em condições óptimas 320 km de autonomia, embora em condições normais poderá rondar mais nos 280 km. Posso dizer que no entanto este número pode ser ultrapassado, em condições óptimas. Se não utilizarem o A/C, mantiverem uma condução normal na casa dos 100 km/h no máximo, podem atingir os 340 km de autonomia. Foi basicamente o meu record de autonomia com este carro até agora.

O DS3 Crossback tem motor de 136cv e 260 n.m. de binário instantâneo, que é mais do que suficiente. Tem também 3 modos de motor (ECO, Normal, Sport) que são bastante distintos já que no modo ECO a potência é limitada a cerca de 80cv e a utilização do ar condicionado fica também comprometida, modo Normal já puxa a cavalagem para cerca de 100 cv e o modo Sport deixa utilizar os 136 cv, permitindo andamentos bem interessantes, mas claro com uma penalização na autonomia. O modelo em teste é a versão DS Performance que conta com jantes de 18 polegadas e pneus Michelin Primacy 4, que não são específicos para carros elétricos, mas permitem ter um pouco mais de grip. Aqui pelo menos existe uma esperança que ao equipar pneus específicos para EV, poderá ser possível aumentar a autonomia, o que seria bastante interessante.


Dinamicamente este também é na minha opinião o melhor SUV que o grupo PSA tem. O divertimento que se extraia de conduzir este carro com a faca nos dentes é muito melhor do que por exemplo o e-C4 ou o Peugeot e2008. O volante tem um peso certo, a suspensão apesar de ser super confortável, não adorna tanto nas curvas e não perde a compostura num traçado mais sinuoso. A disponibilidade do motor elétrico e o modo B (regeneração mais forte) permite uma condução muito desportiva ao mesmo tempo que nos permite entrar em curva com a velocidade correta (e com regeneração) só de aliviar o pé do acelerador. Apesar do peso do carro, este é daqueles que o conjunto do chassis, suspensão e motor mascaram bastante bem os kg a mais por ser elétrico.

Mas perguntam vocês: Bem, isto é um carro francês, por isso, de certeza que existe alguma coisa de errado com ele. E têm razão. Existem algumas coisas erradas, infelizmente... Primeiro os comandos do cruise control estão escondidos numa manete atrás do volante e que os conhecedores da marca Peugeot o podem reconhecer com facilidade pois a mesma manete já usada há anos! ANOS! Requer habituação e depois de algum uso, até se torna simples de usar, mas gostaria de ver outro sistema mais visível no volante, em vez do uso desta manete. Outro problema é bagageira traseira não ter o botão para abrir, esse botão vão encontrá-lo no pára-choques num sítio que fica sempre sujo com o andamento do carro, principalmente em dias de chuva. Podiam ter colocado uma abertura automática para evitar mexer num sítio tão estranho, mas não... 


A APP que acompanha este carro é um desastre completo. Isto é um problema que acompanha todos os carros do Grupo PSA (já que usam todos a mesma APP) mas basicamente boa sorte para ver o estado da bateria ou programar o carro para carregar a partir de X hora ou pré-acondicionar o carro com a soufagem antes de iniciar viagem. O melhor mesmo é não usar a APP e configurar tudo no carro. 

O carro tem um nível de equipamento enorme, mas ao mesmo tempo não consigo perceber qual é a necessidade do limpa-vidros ser automático, mas só depois de o acionarmos manualmente... São estas pequenas coisas que estragam um pouco a pintura desta obra de arte. 

Mas infelizmente outros problemas mais graves têm manchado a experiência e afastando este carro da percepção de ser um produto premium. Seja pela aplicação de telemóvel que é demasiado má, até ao uso de peças de outros modelos menos premium a passar por barulhos parasitas e alguns problemas de fiabilidade. Apesar disso, a marca sempre teve pronta a ajudar e a resolver os problemas que eu tive. 

Outra coisa que a DS Automobiles tem de resolver é tratar de ter pelo menos um stand representante da marca em cada distrito. É muito mau de Coimbra até Lisboa não existir mais nenhum representante oficial, o que para o caso dos automóveis da DS E-Tense é muito importante, já que só a Marca oficial DS é que está autorizada a mexer nos Elétricos ou Híbridos.

A DS Automobiles é uma marca extremamente interessante, eu diria, uma lufada de ar fresco no segmento premium. A abordagem de Marketing desta marca é interessantíssima, com uma sofisticação e apresentação bastante diferenciada e com foco no luxo francês, no artesanal e na arte de viajar. O carro é visto como um meio de transporte para viajar e conhecer o melhor que o mundo nos tem para oferecer. Obviamente que a aposta desde cedo no Formula E também vai atrair outro segmento mais focado na performance e no prazer de condução. É um cocktail interessante que se reflete bem no produto final que podemos comprar. O DS3 Crossback é um carro bonito, com um interior muito bom e como carro de entrada para o mundo da DS já oferece níveis de requinte e prazer de condução bem acima da média. É facilmente o SUV elétrico pequeno com mais caracter e com melhor condução que todas as outras ofertas dentro do Grupo PSA e mesmo comparando com produtos similares de outras marcas.

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