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Teste - VW Taigo 1.0 TSI DSG


Não sei se estão cientes deste facto, mas... O VW Taigo é neste momento o VW mais barato que se pode comprar novo. 

Este SUV baseado no VW Polo consegue ser 235€ mais barato que o Polo. E já que o VW Up! foi descontinuado, remeteu então VW Taigo para a opção Low-Cost da marca.

É estranho pois o Taigo é um carro mais comprido, mais largo e mais alto que o Polo e no entanto usam o mesmo chassis. Também é surpreendente as opções de motor que o cliente tem. Podemos escolher um Taigo com o motor 1.0 de 95 cv, ou 1.0 de 110 cv ou 1.5 de 150 cv. Já no Polo só permite escolher o motor 1.0 de 95 cv ou a versão 2.0 GTI com 207 cv que já é de outro campeonato.


Pondo de parte esta curiosidade, que creio que poderá agradar ao público que está no mercado para um SUV de entrada de gama, estamos aqui perante um pacote muito atrativo em termos quantificáveis. O Taigo é espaçoso e perfeito para a maioria das famílias. Os lugares de trás são perfeitamente usáveis, a bagageira é enorme e à frente também temos um habitáculo espaçoso. Mesmo para famílias, maiores de 2 adultos e 2 crianças, creio que o espaço é mais do que suficiente para irem todos de forma confortável. 

Por falar em conforto, o Taigo tem bancos bem mais confortáveis do que o concorrente mais direto, Hyundai Bayon, (que podem ler o teste aqui também). 


O Taigo que testei era a versão 1.0 TSI com 110 cv e caixa automática DSG de 7 velocidades e dupla embraiagem, o que na minha opinião é a melhor opção para o Taigo. O motor é disponível e tem bom binário, a caixa de velocidades DSG é uma das melhores no mercado e permite fazer passagens de uma forma suave, com 2 modos manuais: patilhas no volante ou manete de mudanças e com direito a um modo sport onde a caixa fica ainda mais rápida. Também temos direito ao modo "coasting" que basicamente faz com que a caixa de velocidades se desconecte do motor para o deixar ao relentim quando estamos em descidas. Apesar disso, o Taigo não tem nenhum botão Sport ou Eco para o mapeamenteo do motor, no fundo, a caixa de velocidades é que tem vários truques na manga para dar um ar mais desportivo, ou mais económico ao Taigo. Aqui só fica mesmo a faltar um travão de mão automático, pois seria mais apropriado para um carro equipado com caixa automática.


Apesar do Taigo começar nos 22.850€ (motor 1.0 95cv e caixa manual de 5 velocidades) a versão com o motor de 110cv e caixa DSG7 já se atira para os 29.000€, mas tendo em conta o que se ganha em termos de conforto e de potência diria que é um investimento que vale a pena. 

Relativamente a consumos podem contar com médias entre os 5,5 e os 6,5 L/100, é um carro bastante económico se usado com suavidade e calma. Como disse anteriormente, tem praticamente todos os truques que os construtores de automóveis se lembraram para poupar combustível.


Mas como em tudo na vida não há bela sem senão e o problema do Taigo é o design interior que é muito escuro e feio. Também é um carro despido de extras (versão base), embora tenha o essencial como Lane Assist, sensores de marcha atrás e dianteiros, android auto, falta-lhe o AC automático, navegação e espante-se... até falta as pegas por cima das portas para os ocupantes do veículo agarrarem. Obviamente que extras como o AC Automático e navegação, podem ser adicionados, ou podem vir de série com níveis de equipamento mais elevados, mas já atiram o Taigo para valores ainda maiores. Os materiais do interior são também duros e vê-se mesmo que pouparam ao máximo para baixar o preço. A qualidade de construção, continua exemplar, ou não fosse este um carro Alemão. 

No exterior não tenho nada a apontar, pois a VW apresenta um SUV com ares de Coupé, o que o torna até bastante distinto e desportivo, apesar do seu comportamento e prestações serem de um carro normal. Não é que seja um carro aborrecido de conduzir, é bastante ágil e os motores têm um bom binário, mas não é rápido (carro em teste faz dos 0-100 em 10,9 segundos) e o "setup" da suspensão é claramente mais virado para o conforto.


O carro que testei era preto, o que lhe dá um ar muito sóbrio e aborrecido, mas se escolherem outra cor que faça contraste com os plásticos pretos, acho que fica muito bom. Cores como o Azul Reef, o Verde Visual ou o Vermelho Kings, dão um ar muito apelativo e jovem ao Taigo. Aliás, para mim qualquer cor que não seja Cinzento, Preto ou Branco é sempre bem vinda já que o nosso parque automóvel é muito aborrecido em termos de cores.

Veredicto? Independentemente do dinheiro que têm para gastar em extras e motorizações, estamos perante um carro muito bonito por fora, mas um pouco aborrecido por dentro, com extras essenciais e conforto suficiente para fazer qualquer viagem de uma forma agradável. Colocando em equação níveis de equipamentos e motorizações mais pujantes começa a baralhar aqui um pouco as contas, pois 29.000€ para um Taigo 1.0 de 110cv e caixa DSG é um preço similar ao VW T-Cross com o mesmo equipamento e motorização, o que pode deixar muitos em dúvida, pois o T-Cross é um SUV mais espaçoso que o Taigo e, na minha opinião, mais bonito. Na via das dúvidas, façam o test-drive aos dois e podem também ler a minha análise ao VW T-Cross aqui. Seja qual for a vossa escolha, vão obter uma viatura muito porreira para o dia-à-dia.

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