Avançar para o conteúdo principal

Teste - Volkswagen T-Cross 1.0 TSI 95cv Life



Será possível que a VW tenha criado o carro mais perfeito do mundo? Talvez seja um exagero, mas o tempo que tive com este modelo, deixou-me deveras impressionado, em todos os aspectos. E eu nem estava para aí virado, já que a minha afinidade com a marca VW é morna. Normalmente um VW não me aquece nem me arrefece, mas este T-Cross... Hum, despertou algo em mim!

Criado a partir da plataforma do Polo, o T-Cross é um carro extremamente espaçoso para o seu tamanho e com algumas ideias bastante interessantes em termos de gestão de espaço. A primeira coisa que fiz foi sentar-me no banco de trás, pois tenho 1,89 m de altura e neste segmento de carros compactos, os bancos traseiros são por norma completamente inúteis para mim, mas tinha espaço para a cabeça, espaço para as pernas e se o condutor também for alto e colocar o banco da frente todo para trás, eu continuava com espaço para as pernas! Depois os bancos de trás também podem ser avançados em várias posições se necessitarem de mais espaço na bagageira, o que é sempre um ponto positivo na versatilidade do carro. Falando de números, conseguem transformar a bagageira de 385 litros em 455 litros.
Mas não é só atrás, ou na bagageira que o espaço deste carro impressiona, sentado ao volante, temos um "cockpit" bastante amplo, com uma sensação de espaço enorme... Aliás eu quando me sentei neste carro não podia acreditar no quão espaçoso ele era, pois o carro por fora, parece bastante pequeno e compacto.

Ao falar do habitáculo, se fosse um jornalista de automóveis normal (não sou... isto é só um hobby do mais amador que há) teria de falar se os plásticos são macios, ou se são duros, ou se os botões são agradáveis ao toque... mas na minha opinião: NINGUÉM QUER SABER SE O PLÁSTICO DO TOPO DO TABLIER É MACIO OU DURO!!!! Porque é que em todas as análises falam disto? É assim tão importante? Eu como condutor só toco no volante, na manete das mudanças e pouco mais. Não ando do tipo: "Ahh, deixa-me aqui mexer no tablier que tem um plástico macio tão bom! E o plástico na parte debaixo do tablier? Também é Macio? Ah é que se não for macio então não quero..." 
Pá... parem de falar sempre disto... 
Mas voltando ao T-Cross, sim tem plásticos menos nobres, mas a qualidade de construção que a VW já nos habituou está lá toda, para além disso, existem muitas opções de extras que podem fazer o T-Cross mais apelativo por dentro, com apontamentos no Tablier em Laranja e Estofos mais coloridos de pele e tecido. 



Exteriormente é um carro muito, mas muito interessante. Existem poucos SUV's que acho bonitos, mas este aqui, bem pode ser um candidato à Miss SUV Universo. Existem pormenores de design muito interessantes, como as luzes traseiras, a grelha da frente, os espelhos retrovisores ou as jantes. As proporções do carro, fazem sentido... E se formos para o Pack R-Line então, estamos perante um SUV com um look desportivo e musculado também bastante interessante. 




Falando de motores, o T-Cross neste momento tem 2 escolhas. 1 motor 3 cilindros turbo com 95 cv e caixa de 5 velocidades e um 3 cilindros turbo com 115cv e caixa de 6 velocidades ou com uma DSG de 7 velocidades. A unidade que testei como puderam ler no título é de 95 cv, e é mais do que suficiente para este carro. 0-100 em 11,5 segundos, pode não ser um tempo para fazer arranques em Fátima, mas acreditem que no dia-à-dia não vão precisar de mais. Motor muito despachado, com o turbo a entrar cedo (2000 rpm) e a disponibilizar um binário máximo de 175 n.m. que a partir daí o conta rotações sobe bastante rapidamente até ao red-line se estiverem com pressa. E consumos? O anunciado é 4,9 L/100, mas penso que podem contar mais com 6L/100 na vida real. Se quiserem ir para o motor de 115 cv, então contem com a corrida dos 0-100km/h a ser feita em 10 segundos e com uma velocidade máxima de quase 200KM/h. Pode provavelmente dar uma condução mais envolvente e desportiva (até porque o binário nesta versão também aumenta para os 200n.m.), mas acredito que as diferenças não sejam assim tantas que justifiquem os €'s a mais que vão pagar por uma reprogramação na centralina de origem...

Em termos de comportamento em estrada, estamos a falar de um carro bastante silencioso, com uma suspensão bastante complacente quando passa por cima de buracos, não transmitindo aos ocupantes grandes solavancos e um carro que eu diria, bastante divertido de conduzir no geral. Pode não dar para fazer grandes aventuras Off-Road, mas já dá para estacionar naquele passeio mais alto, ou naquele monte um pouquinho mais íngreme. 

Tendo em conta que o T-ROC é made in Portugal e o T-Cross é Made in Spain, e por muito patriota que seja, tenho a dizer que se estivesse no mercado à procura de um SUV compacto, eu escolheria sem dúvida alguma o T-Cross... Comprar o T-Cross é comprar 95% do T-ROC a preço de saldo. O espaço, as opções de motores e os extras (que já são muitos na versão Life) são muito bons e o carro está muito bem conseguido em termos de design. Para além do T-Cross temos também o Seat Arona, mas... O meu coração neste momento está com o T-Cross. E o vosso?








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua