Avançar para o conteúdo principal

Teste - Audi E-Tron 55 Quattro


Há 19 anos atrás a Ferrari estava a lançar para o mercado o 360 Modena. Um desportivo puro sangue com motor V8 que debitava uns impressionantes 400cv às rodas traseiras e tinha 373 n.m. de binário às 4750 r.p.m. Por muitos anos este foi o carro mais potente e insano que tinha conduzido... até hoje.
O Audi E-Tron é a primeira investida séria do grupo VW no mercado dos eléctricos e quando digo séria, é mesmo séria nível alemão! Escusado será dizer que pressionar o pedal neste carro, tal como no Ferrari, é como abrir as portas dos infernos e soltar todos os demónios velozes e furiosos de uma vez só... Só que no caso do Audi, são demónios muito silenciosos, mas ainda assim bastante intimidadores, já que estamos a falar de um binário de 664 n.m. disponível de forma imediata. 
Aos leitores, perdoem-me o entusiasmo, mas estes números, e principalmente, sentir estes números em acção é algo que me deixa estupefacto. Se eu alguma vez ia imaginar que passados 19 anos do lançamento do Ferrari 360 Modena a Audi ia produzir um SUV que pesa 2400 kg e que consegue fazer dos 0-100 km/h em 5,7 segundos e consumir 0 L/100 em vez dos 18 L/100 que consumia o Ferrari. 

Mas números à parte. Sim a aceleração deste carro é algo de estonteante. A primeira vez que carreguei a fundo no pedal do acelerador fiquei sem fôlego, foi como se tivessem dado um encontrão no torso e o ar tivesse escapado. É assim tão brutal, mas apesar de toda a estupidez de aceleração que o E-Tron proporciona, é surpreendentemente um carro super fácil de conduzir e dócil. Os controlos do carro são super intuitivos e não foi preciso muito tempo até saber mexer com o manípulo das mudanças que tem um funcionar um tanto ao quanto diferente do normal, mas ainda assim mega intuitivo. Também foi fácil perceber o funcionamento das patilhas do volante para forçar regenerações da bateria, com alguma prática podemos conduzir o carro apenas com o pedal do acelerador. O touch screen, com o A/C, o ecrã de infoentretenimento também super simples de usar e intuitivo. Em 10 minutos já dominava os controlos de um carro eléctrico, sem ter grande experiência com este tipo de veículos ou com este nível de equipamento.


O carro em termos estéticos está muito bem conseguido na minha opinião. Tem a linguagem de design típica da Audi o que para uns pode ser bom e para outros mau, mas uma coisa é verdade. Se queres ter um eléctrico que não pareça um eléctrico, o Audi E-Tron é o carro perfeito.
Em termos de qualidade de construção e de habitabilidade. Muito espaçoso, tanto à frente como nos bancos de trás. Bagageira bastante generosa atrás e também temos acesso a um "frunk" mas que infelizmente é só grande o suficiente para levar os cabos de carregamento do Audi E-Tron. A qualidade de construção é fenomenal e o interior é de luxo. É sem dúvida um sítio muito bom para se estar e para fazer longas viagens. 

E por falar em longas viagens? Uma das características mais importantes de um carro eléctrico é a Autonomia e essa é bastante generosa. Estamos a falar de 418Km no ciclo WLTP. Para além disso carregar as baterias do E-Tron é super rápido já que o carro permite carregar a 150 kW. Ou seja 30 minutos chega perfeitamente para carregar a bateria a 80%.


E agora a prova dos 9. Sim carrega rápido, acelera rápido, é bonito, mas... É divertido de conduzir? Ora vejamos... NIM. Acelerações estonteantes é sempre divertido, mas em curva os 2.4 toneladas notam-se e também o facto do carro ser grande não ajuda muito na dinâmica. Por isso eu diria que para um SUV está muito bom, agora, não esperem que só porque o carro faz acelerações dos 0-100 na casa dos 5 segundos o torne num super desportivo. Não é. É só um SUV muito rápido, confortável
e que foi feito para te levar do ponto A ao ponto B da maneira mais confortável e amiga do ambiente possível. Neste departamento e já que comecei o texto a fazer comparações com Ferraris... Sim, conduzir um Ferrari 360 Modena é MUITO MAIS DIVERTIDO do que conduzir um E-Tron.

O Audi E-Tron custa 85.000€. É mais barato que um Tesla Model X e ligeiramente mais caro que um Jaguar I-Pace. Vai ter também como concorrência o Mercedes-Benz EQC que vai começar nos 78.000€ e também tem performances similares. 
Nunca conduzi um Model X, mas diria que em termos de estética interior e exterior, o E-Tron dá 15 a 0 ao Model X. Mas é tudo uma questão de gostos e de dinheiros. Seja como for, o segmento de SUV's eléctricos está ao rubro e neste momento existem opções muito boas e variadas. Esperemos que esta revolução eléctrica não fique só no patamar dos carros de luxo e que venha também para os carros mais alcançáveis ao comum dos mortais.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua