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Teste - Audi E-Tron 55 Quattro


Há 19 anos atrás a Ferrari estava a lançar para o mercado o 360 Modena. Um desportivo puro sangue com motor V8 que debitava uns impressionantes 400cv às rodas traseiras e tinha 373 n.m. de binário às 4750 r.p.m. Por muitos anos este foi o carro mais potente e insano que tinha conduzido... até hoje.
O Audi E-Tron é a primeira investida séria do grupo VW no mercado dos eléctricos e quando digo séria, é mesmo séria nível alemão! Escusado será dizer que pressionar o pedal neste carro, tal como no Ferrari, é como abrir as portas dos infernos e soltar todos os demónios velozes e furiosos de uma vez só... Só que no caso do Audi, são demónios muito silenciosos, mas ainda assim bastante intimidadores, já que estamos a falar de um binário de 664 n.m. disponível de forma imediata. 
Aos leitores, perdoem-me o entusiasmo, mas estes números, e principalmente, sentir estes números em acção é algo que me deixa estupefacto. Se eu alguma vez ia imaginar que passados 19 anos do lançamento do Ferrari 360 Modena a Audi ia produzir um SUV que pesa 2400 kg e que consegue fazer dos 0-100 km/h em 5,7 segundos e consumir 0 L/100 em vez dos 18 L/100 que consumia o Ferrari. 

Mas números à parte. Sim a aceleração deste carro é algo de estonteante. A primeira vez que carreguei a fundo no pedal do acelerador fiquei sem fôlego, foi como se tivessem dado um encontrão no torso e o ar tivesse escapado. É assim tão brutal, mas apesar de toda a estupidez de aceleração que o E-Tron proporciona, é surpreendentemente um carro super fácil de conduzir e dócil. Os controlos do carro são super intuitivos e não foi preciso muito tempo até saber mexer com o manípulo das mudanças que tem um funcionar um tanto ao quanto diferente do normal, mas ainda assim mega intuitivo. Também foi fácil perceber o funcionamento das patilhas do volante para forçar regenerações da bateria, com alguma prática podemos conduzir o carro apenas com o pedal do acelerador. O touch screen, com o A/C, o ecrã de infoentretenimento também super simples de usar e intuitivo. Em 10 minutos já dominava os controlos de um carro eléctrico, sem ter grande experiência com este tipo de veículos ou com este nível de equipamento.


O carro em termos estéticos está muito bem conseguido na minha opinião. Tem a linguagem de design típica da Audi o que para uns pode ser bom e para outros mau, mas uma coisa é verdade. Se queres ter um eléctrico que não pareça um eléctrico, o Audi E-Tron é o carro perfeito.
Em termos de qualidade de construção e de habitabilidade. Muito espaçoso, tanto à frente como nos bancos de trás. Bagageira bastante generosa atrás e também temos acesso a um "frunk" mas que infelizmente é só grande o suficiente para levar os cabos de carregamento do Audi E-Tron. A qualidade de construção é fenomenal e o interior é de luxo. É sem dúvida um sítio muito bom para se estar e para fazer longas viagens. 

E por falar em longas viagens? Uma das características mais importantes de um carro eléctrico é a Autonomia e essa é bastante generosa. Estamos a falar de 418Km no ciclo WLTP. Para além disso carregar as baterias do E-Tron é super rápido já que o carro permite carregar a 150 kW. Ou seja 30 minutos chega perfeitamente para carregar a bateria a 80%.


E agora a prova dos 9. Sim carrega rápido, acelera rápido, é bonito, mas... É divertido de conduzir? Ora vejamos... NIM. Acelerações estonteantes é sempre divertido, mas em curva os 2.4 toneladas notam-se e também o facto do carro ser grande não ajuda muito na dinâmica. Por isso eu diria que para um SUV está muito bom, agora, não esperem que só porque o carro faz acelerações dos 0-100 na casa dos 5 segundos o torne num super desportivo. Não é. É só um SUV muito rápido, confortável
e que foi feito para te levar do ponto A ao ponto B da maneira mais confortável e amiga do ambiente possível. Neste departamento e já que comecei o texto a fazer comparações com Ferraris... Sim, conduzir um Ferrari 360 Modena é MUITO MAIS DIVERTIDO do que conduzir um E-Tron.

O Audi E-Tron custa 85.000€. É mais barato que um Tesla Model X e ligeiramente mais caro que um Jaguar I-Pace. Vai ter também como concorrência o Mercedes-Benz EQC que vai começar nos 78.000€ e também tem performances similares. 
Nunca conduzi um Model X, mas diria que em termos de estética interior e exterior, o E-Tron dá 15 a 0 ao Model X. Mas é tudo uma questão de gostos e de dinheiros. Seja como for, o segmento de SUV's eléctricos está ao rubro e neste momento existem opções muito boas e variadas. Esperemos que esta revolução eléctrica não fique só no patamar dos carros de luxo e que venha também para os carros mais alcançáveis ao comum dos mortais.






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