Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Valorizar o seu carro? Basta 1 simples passo!

Existem muitas maneiras para maximizar o valor de um carro na hora de o vender. Desde a marca do carro, até às edições especiais, combinações de extras, a própria cor do carro, e claro, o ano, os km e o estado do mesmo. Isto são tudo factores que entram em jogo quando alguém procura um carro usado, mas uma coisa fundamentalmente básica, simples e talvez a mais importante do que tudo o resto é o histórico do carro.  É só um dossier, mas um dossier carregado com toda a informação do carro, todas as facturas e todo o historial pode valer milhares de euros.  Desde que adquiri o meu primeiro carro, que tenho mantido em todos os automóveis que vivem em minha casa, um dossier com o registo de todas as intervenções que têm sido feitas ao carro em termos de mecânica e de revisões. Sempre que é preciso pneus, mudanças de óleo, baterias, etc, entra no tal dossierzinho a factura com o registo do que foi feito, quando foi feito e quanto custou. Assim quando vender o carro e me perguntarem pelo livr

Teste - Peugeot 208 GTI E-THP

  Será que o 208 GTI é um Leão ou um Gatinho? "O sonho dos meus amigos é ter um GTI", já cantava a Manuela de Azevedo dos Clã. As 3 letras mágicas que despertam a atenção de todos os Petrol Heads. Uma sigla que muitos pensam que foi invenção da VW em 1976, quando lançou uma versão apimentada do Golf, mas curiosamente esta sigla nasceu em terras Italianas. O GTI original! A primeira marca a usar o termo GTI foi a Maserati em 1960 com o 3500 GTI. Naquela altura GTI significava "Gran Turismo Iniezione" que quer dizer "Grand Touring Injection" um termo que foi usado para a então nova tecnologia que iria substituir os carburadores. Foi em 1976 que o termo GTI ficou sinónimo de "Hot Hatch" por causa do Golf MK1 GTI um pequeno carro banal que foi apimentado com um motor mais potente, alguns upgrades na suspensão e travagem... O resultado foi um dos melhores carros desportivos alguma vez criados. A sigla GTI ficou na moda e muitas outras marcas lançaram

A experiência de comprar um automóvel usado em 2022 continua a ser má

Provavelmente não estou a dar novidade nenhuma, mas comprar um carro usado continua a ser um pesadelo. Pode parecer que houve melhorias nos últimos anos e admito que existem alguns stands que têm alguma transparência e uma boa experiência de compra, mas esses stands normalmente são aqueles que ou pertencem a marcas oficiais e têm programas de usados especiais, ou são mega stands que normalmente negoceiam carros semi-novos ainda com garantia de fábrica. Mas isso é uma pequena ponta de iceberg num universo de stands que existem em Portugal e as experiências que tenho tido são francamente pobres principalmente se estamos para comprar um carro especial ou desportivo.  Só para verem o quão má é esta experiência, eu vou contar aqui uma série de histórias que me deixam fulo! 1ª É da minha coleção privada! Esta é um pouco caricata e benigna, mas ainda assim, deixou-me com um grande melão. Eu tenho um fraquinho pelos Porsches 944. Por isso quando vi um exemplar destes "à venda" num st

Crypto e NFT's no mundo automóvel? Não obrigado.

Por alguma razão estranha nunca esteve tão barulhenta a cena das criptomoedas e dos NFT's (Non Fungible Tokens). Talvez isto faça parte de uma grande esquema para anunciar um novo El Dorado cheio de promessas e abundância para fazer com que as pessoas troquem o seu dinheiro real por algo que não existe e cujo o valor é altamente especulativo e volátil.   Imaginem um mundo onde vocês recebiam o vosso ordenado de 2000€ em criptomoedas e no dia seguinte, por alguma razão completamente aleatória, como por exemplo um Tweet do Elon Musk, os vossos 2000€ se transformavam em 500€ de um dia para o outro? Hum... Não seria de todo agradável.   Agora temos os NFT's que são uma tecnologia que permite com que algo digital tenha um dono e possa ser transacionado e verificado. Por exemplo, podem comprar uma imagem .JPG por uma certa quantia e apesar de toda a gente poder ver e copiar o vosso JPG, existe uma pessoa que é efectivamente a dona desse JPG. Um pouco como comprar um quadro, vocês têm

Lavagem de carros a vapor

Lavar carros. Para uns é uma necessidade, para outros um passatempo. Para uns quanto mais rápido  melhor, para outros, não pode estar um floco de pó em cima da chapa que já é preciso ir buscar o "Quick Detailer" para rectificar tal flagelo. Para os entusiastas de automóveis, não se pode lavar o carro assim de qualquer maneira, não é? Até aposto que muitos de vocês gastam mais dinheiro no champô do carro do que no champô que usam para o cabelo! Um Petrolhead a sério, normalmente compra vários produtos para fazer um detalhe: Interior, exterior, estofos, jantes, vidros, motor, etc. Praticamente existe um produto para cada componente do carro e começa a ser de doidos a quantidade de produtos que é necessário comprar para fazer uma lavagem a fundo... Então só para o exterior, temos a espuma de pré-lavagem o champô normal para o carro e depois para finalizar ainda é capaz de levar ainda produtos para dar brilho etc e tal...  A última vez que fiz as contas dos produtos de detalhe qu

Carros mais vendidos em Portugal 2021 - ADAC Score

A lista dos automóveis mais vendidos em Portugal em 2021 já foi revelada faz um tempo, mas será que os Portugueses têm olho para comprar um bom carro?  Infelizmente aqui em Portugal não existe nenhum site gratuito como a  Consumer Report  nos EUA, que é uma espécie de DECO Proteste que testa os carros meticulosamente e dá-lhes uma nota. (A DECO Proteste é pago) Também infelizmente não existe nenhuma espécie de Rotten Tomatoes ou um site que agregue as "reviews" ou notas que as inúmeras publicações, blogs, canais Youtube, Sites, etc. dão aos automóveis para saber qual é o melhor carro. É aqui que entra o site alemão ADAC e assim já somos capazes de aferir com alguma isenção qual é o melhor carro. Porque o problema aqui em Portugal (país pequeno) é que são poucas as revistas, canais YouTube ou Sites que conseguem pôr as mãos nos carros sem a autorização das marcas. Basicamente funciona assim: "se falarem bem do meu carro, têm acesso a mais eventos e a outros modelos de

Quando é que os preços dos carros usados normalizam?

A falta de carros novos é de tal ordem que até os sedans voltaram a vender-se porque já não há SUV's novos para entrega. Já tinha falado no fenómeno que está a acontecer no mercado dos carros usados há umas semanas atrás. As disrupções de inventário para a fabricação de automóveis novos causou uma quebra na produção o que por sua vez fez aumentar o preços dos usados em cerca de 20% em Portugal.  Agora a pergunta é: Quando é que volta tudo à normalidade? Ninguém sabe responder ao certo, mas tal como os preços dos carros usados não dispararam de um dia para o outro, os dos usados também não vão baixar de um dia para o outro.  A falta de componentes para fabricar automóveis novos continua a existir e não vai ser resolvida em 2 ou 3 dias. Ainda existem falta de microchips que é o principal componente neste momento que está a complicar a construção de novos automóveis. Esta escassez está a ser resolvida e já começa a melhorar, mas não esperem que isso se reflita já nos preços dos usados