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Crypto e NFT's no mundo automóvel? Não obrigado.

Por alguma razão estranha nunca esteve tão barulhenta a cena das criptomoedas e dos NFT's (Non Fungible Tokens). Talvez isto faça parte de uma grande esquema para anunciar um novo El Dorado cheio de promessas e abundância para fazer com que as pessoas troquem o seu dinheiro real por algo que não existe e cujo o valor é altamente especulativo e volátil.  

Imaginem um mundo onde vocês recebiam o vosso ordenado de 2000€ em criptomoedas e no dia seguinte, por alguma razão completamente aleatória, como por exemplo um Tweet do Elon Musk, os vossos 2000€ se transformavam em 500€ de um dia para o outro? Hum... Não seria de todo agradável.  

Agora temos os NFT's que são uma tecnologia que permite com que algo digital tenha um dono e possa ser transacionado e verificado. Por exemplo, podem comprar uma imagem .JPG por uma certa quantia e apesar de toda a gente poder ver e copiar o vosso JPG, existe uma pessoa que é efectivamente a dona desse JPG. Um pouco como comprar um quadro, vocês têm o quadro fisicamente em casa e têm o original, enquanto que as outras pessoas têm cópias desse dito quadro, a única diferença é que no caso do NFT não existe distinção nenhuma entre o vosso quadro digital e as cópias digitais desse quadro, a não ser uma linha de código que diz que aquele .JPG é vosso. É como pagarem por uma imagem e depois o resto do mundo usufruir tanto dessa imagem como vocês, só que sem gastar um único cêntimo.

Estas tecnologias estão a pouco e pouco a encontrar uma forma de entrar no mundo automóvel. Já existem muitos carros que foram vendidos por troca de bitcoins e existem muitos stands que já aceitam esse tipo de pagamento. Mas com um grande senão, que é, devido a serem moedas altamente voláteis e sem qualquer tipo de supervisão existe um risco acrescido de aceitar o pagamento por bitcoin o que faz com que o preço dispare. Por exemplo, é possível comprar um Tesla com Bitcoin, mas durante o processo de pagamento o preço pode ter de ser revisto consoante o valor do bitcoin na altura, ou seja entre a encomenda do carro e até o carro estar efectivamente pago, podem ter de pagar mais 50% pelo carro do que se comprassem com dólares ou euros. Também se no final não ficarem satisfeitos e quiserem devolver o carro o stand/marca não é obrigado a pagar-vos em bitcoin. Ou seja, apesar de haver a possibilidade, se lerem as letras pequeninas vão depressa realizar que comprar um carro com criptomoedas é provavelmente a ideia mais estúpida do mundo

A Mercedes-Benz foi uma das primeiras marcas a vender NFT's para os seus clientes. Principalmente os clientes dos G-Wagon que são bastante abastados e jovens, por isso mais propensos a "investir" em NFT's. Quem for o feliz proprietário de um NFT da Mercedes classe G, pode habilitar-se a ganhar um, mas existem maneiras mais fáceis e baratas de ter um G-Wagon. Por exemplo, ir a um stand e comprar um!

Sobre os NFT's muitos fabricantes têm estado a vender arte digital para o público, como a Mercedes, mas existe um fabricante que quer levar isto um pouco mais além... a Alfa Romeo. Esta semana foi revelado ao público o novo Alfa Romeo Tonale, um SUV compacto que promete meter a Alfa Romeo no rumo certo. Este Tonale vai usar a tecnologia NFT para guardar toda a informação das revisões ao carro e das intervenções que foram feitas, tudo isto em prol do combate à desvalorização que os Alfa Romeo sofrem em comparação com outras marcas alemãs. Ora isto é para mim mais um mecanismo de marketing para que o Alfa Romeo Tonale faça notícias entre os fãs das criptotretas do que propriamente uma coisa que vá fazer uma grande diferença para o utilizador final e para o valor do carro. Saber o histórico de revisões e inspeções de um veículo é uma coisa muito velha mesmo. Existem várias marcas que já o fazem há décadas com o número de chassis. Qualquer oficina mais ou menos modernizada guarda estas informações no sistema e é possível saber o histórico de diversas formas. Ou então façam como eu! Tenho um dossier  com todas as facturas de oficina que o carro levou até agora. Super simples!


O novo Alfa Romeo Tonale, muito bonito, mas os NFT's para saber o histórico das revisões do carro é um pouco idiota.

Sinceramente espero que no futuro estas tecnologias sejam regulamentadas por governos e bancos para a proteção dos bens das pessoas. A tecnologia em si não é má, mas sem regulamentação é como jogar na roleta russa. Não sei se sou eu que já estou "velho de mais para estas merdas", mas na minha opinião, quanto mais longe as criptomoedas e os NFT's estiverem dos carros, melhor para todos. 


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