Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Futuros clássicos para investir em 2022!

Chegou o ano novo e chegou a altura de fazer uma nova lista de carros para adquirir que poderão valorizar no futuro. Se já estão fartos de saber que os Honda S2000 e os Mitsubishi Lancer Evolution VII são carros para apostar no futuro porque vão valorizar, então rejubilem pois esta lista é completamente nova e com automóveis mais recentes que estão neste momento a chegar ao seu valor mais baixo e que podem estar prestes a valorizar dentro de alguns anos. Aqui vão encontrar carros mais modernos... podem dizer que não são tão puros como os de antigamente, mas, não foi esse o argumento que se utilizou até ser tarde demais? Quem é que há 10 anos atrás ia prever que os Honda S2000 duplicassem de valor e os Mazda MX5 NA e os Peugeot 205 GTI começassem a valorizar sem parar? E os Porsche 944 e o Porsche Boxster? Já não compram nenhum decente por menos de 20k€. Estes carros já foram oportunidades perdidas. Agora só temos de andar um pouco para a frente nos anos e comprar carros mais recentes d

O mercado de usados está um caos e os preços sobem!

A era do Covid 19 tem estado a causar distúrbios a todos os níveis. Se no início da Pandemia as vendas de carros novos e usados entraram em declínio porque nem podíamos sequer visitar um stand, agora os preços de automóveis usados estão completamente fora de controlo. Segundo o Hugo Filipe, Gestor de Marketing da Benecar , um Seat Léon usado está 20% mais caro do que há 6 meses atrás. As disrupções que o Covid causou em toda a cadeia de abastecimento estão finalmente a mostrar as suas desastrosas consequências. A falta de componentes, o aumento do preço dos transportes e a falta de mão de obra está a por à prova todas as empresas e os fabricantes de automóveis são os que têm sofrido mais com esta crise. A consequência? Quem quiser comprar carro novo pode ter de esperar entre 6 meses a 1 ano.  Obviamente que se os fabricantes de automóveis não conseguem produzir carros, a procura por automóveis usados começa a aumentar e é aqui que queria focar este artigo pois os preços dos carros usad

Mal habituado - Teste ao Mini John Cooper Works Cabrio

Ser um "reviewer" de automóveis é como ser um crítico de cinema ou de música. Quem somos nós para dizer que o DUNE é melhor ou pior que Star Wars? Quem somos nós para poder dizer que o Drake é melhor músico que o Eminem? É tudo muito relativo às experiências que o dito "Reviewer" teve no passado. Quando me sentei ao volante de um Mini John Cooper Works Cabrio pensei: "Ora aqui está um carro que podia ser uma alternativa ao MX5." Estamos a falar de ambos serem descapotáveis, pequenos e desportivos. A receita perfeita para um carro divertido de fim de semana. O problema é que depois de dar uma volta neste Mini, o sabor que me deixou na boca foi amargo. Não me interpretem mal, o Mini é um excelente carro, principalmente nesta versão John Cooper Works. 231 cv, 320 n.m. de binário, 0-100 km/h em 6,5 segundos e 240 km/h de velocidade máxima é muito apelativo e no papel tem os números todos para impressionar os vossos amigos. Os interiores do carro e qualidade de

Teste - Fiat 500e (42kWh)

Há medida que avançamos no tempo, mais carros eléctricos começam a chegar ao mercado para substituir os velhos a gasolina ou diesel. Um dos mais esperados era sem dúvida o Fiat 500 eléctrico. Um citadino completamente eléctrico e com uma versão de 42kWh que faz sem stress 250 km numa só carga.  Antes de começar este teste vou falar um pouco da minha experiência com Fiat's 500 a combustão. Já conduzi um Fiat 500 na ilha da Madeira durante umas férias (carro de aluguer) e os meus pais têm um Fiat 500C (descapotável). Aquilo que parece ser um carro muito giro para cidade acaba por ser um pouco desapontante no resto. O motor 1.2 a gasolina de 69 cavalos é muito fraquinho, os interiores são muito pobres e os bancos são terríveis com um encosto de cabeça demasiado rígido. O Fiat 500 é um carro citadino e muitas destas "falhas" eram perdoadas porque é um carro para deslocações de curta distância, mas aquele dia em que queremos dar uma volta maior, estes defeitos começam realment

O fim dos motores de combustão

Os automóveis estão a evoluir mais rápido do que nunca. É uma evolução forçada por dois factores: O primeiro é o próprio público. Este quer que os carros sejam smartphones gigantes, com uma data de características tecnológicas: como sistemas de infotainment cada vez mais avançados, ajudas na condução cada vez mais avançadas, updates ao software que mudam as características e comportamento dos carros, entre outros. O segundo motor é o dos governos que estão determinados a acabar com os motores a combustão. O que é que isto significa para nós consumidores? O que podemos esperar do futuro dos automóveis e como é que os mais resistentes vão continuar a preservar os carros a combustão? No dia 14 de Julho de 2021 foi apresentada uma proposta na União Europeia que obriga a todos os estados membros a banir a venda de veículos a combustão a partir de 2035. Para além disso a União Europeia tem também em marcha a nova norma de poluição denominada de Euro 7 que todos os veículos com motores a comb

Teste - Mazda MX-30

O MX30 é a primeira incursão da Mazda nos carros eléctricos. Sendo a Mazda uma pequena construtora de automóveis independente é normal que tenha ponderado muito bem a introdução do seu primeiro carro 100% eléctrico e sejamos francos apesar do design irreverente, não houve aqui grandes riscos por parte da marca. Por outro lado, o resultado final deste carro acabou por me surpreender bastante e este pode bem ser o primeiro carro 100% eléctrico que vai agradar aos Petrol Heads. Para quem não sabe, o termo MX significa M azda e X perimental e ao longo dos anos tem sido usado internamente para dar corpo a conceitos de carro pouco convencionais. O MX-5 acabou por ser a experiência mais famosa e com mais sucesso que a marca teve. Obviamente que houve outras experiências que não correram tão bem como o MX-3 ou o MX-6, carros desportivos lançados na década de 90 que entretanto foram extintos. Também é de referir que para além dos Mazda Experimental houve os R otary e X perimental que deram corp

Guia para principiantes sobre Tuning

Tuning! Vamos falar de Tuning. Tuning é aquela coisa que dá o poder às pessoas de mudarem significativamente o design e a performance de um carro. E dar este poder às pessoas normalmente dá mau resultado. Isto porque como nem todos somos bons a modificar receitas de cozinha, ou fazer modificações a casas, acreditem que quando se trata de carros, a esmagadora maioria não sabe o que raio está a fazer... E depois claro está aquela coisa que é o gosto de cada um... Reparem nisto, um fabricante de automóveis gasta milhões em design para fazerem com que um carro seja o mais apelativo possível para a maioria das pessoas, e depois existem fulanos ou fulanas que compram esse carro e modificam-no ao seu gosto, tornando o carro apenas bonito para a pessoa que o montou e para os amigos dessa pessoa por solidariedade, ou algo do género... Pessoalmente, a maior parte do tuning que existe não corresponde ao meu gosto, mas a ideia de melhorar o carro a nível mecânico para obter mais performance ou mai