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Guia para principiantes sobre Tuning


Tuning! Vamos falar de Tuning. Tuning é aquela coisa que dá o poder às pessoas de mudarem significativamente o design e a performance de um carro. E dar este poder às pessoas normalmente dá mau resultado. Isto porque como nem todos somos bons a modificar receitas de cozinha, ou fazer modificações a casas, acreditem que quando se trata de carros, a esmagadora maioria não sabe o que raio está a fazer... E depois claro está aquela coisa que é o gosto de cada um... Reparem nisto, um fabricante de automóveis gasta milhões em design para fazerem com que um carro seja o mais apelativo possível para a maioria das pessoas, e depois existem fulanos ou fulanas que compram esse carro e modificam-no ao seu gosto, tornando o carro apenas bonito para a pessoa que o montou e para os amigos dessa pessoa por solidariedade, ou algo do género... Pessoalmente, a maior parte do tuning que existe não corresponde ao meu gosto, mas a ideia de melhorar o carro a nível mecânico para obter mais performance ou mais eficiência sempre me fascinou. Os fabricantes de automóveis têm de lidar com uma data de coisas chatas que os donos dos carros não querem saber de todo. Por exemplo, os fabricantes de automóveis têm de cumprir com regulações, garantias, intervalos de revisões, restrições de emissões, restrições de barulho, custo e muito mais... e é por isto que o potencial do carro não esteja todo explorado. É aqui que um pouco de tuning pode ajudar a levar o vosso carro a um outro patamar de performance ou simplesmente para vocês darem o vosso toque pessoal ao vosso carro. De qualquer das formas, é importante saber que antes de fazerem modificações ao vosso carro é preciso saber para que é que usam o carro na maior parte do tempo. 

Prólogo : Para que é que serve o vosso carro?

Se a resposta à vossa pergunta é: "O meu carro serve para me deslocar da forma mais eficiente e confortável possível." Então as vossas opções de tuning devem centrar-se na redução de peso, comprar pneus mais eficientes e provavelmente um filtro de ar com menos restrições. Tudo o que fizerem para adicionar potência, ou fazer modificações à suspensão só vai arruinar o conforto, aumentar consumos, e reduzir os intervalos das revisões o que leva a um aumento dos custos que têm com o vosso carro. Se a vossa resposta é, eu quero um carro para me divertir um pouco e não me importo de sacrificar conforto, intervalos de revisões, economia de combustível para ter uma experiência de condução mais desportiva, então já o vosso leque de upgrades será bem maior. Se têm um projecto para Track Days, aí as coisas podem ir para um patamar muito mais extremo. Neste guia, vamos centrar-nos nas coisas mais básicas que se pode fazer a um carro sem ir para upgrades mais extremos como adicionar turbos, ou injectores maiores ou bombas de combustível com uma capacidade de caudal maior ou sistemas de travagem maiores e melhores.

Preparação : Revisão

A primeira coisa a fazer antes de qualquer modificação é fazer uma revisão ao carro. Óleo como deve ser, velas, filtros novos, bateria, fluído travões, refrigerante, óleo na caixa de velocidades, etc. 
Foi a primeira coisa que fiz quando comprei o meu MX5, mesmo quando o stand supostamente tinha feito a revisão do carro, mudei tudo de novo de acordo com a marca e com material de qualidade. Fazer uma revisão como deve ser irá manter o vosso carro saudável e preparado para as modificações que se seguem. Podem também fazer alguns upgrades, como por exemplo, comprar velas de iridium, ou um filtro de ar K&N, mas já vou falar sobre isto mais à frente.

Modificação 1 : Pneus

Normalmente é a "peça" no carro que qualquer pessoa descura, mas o pneu é a única coisa que está entre o vosso carro e a estrada e por isso é um dos upgrades mais importantes que podem fazer ao vosso carro. Com pneus bons podem melhorar o poder de travagem do carro, o poder de grip e o poder de aceleração do vosso carro. Comprar bons pneus é fundamental. 
Se o vosso objectivo é tornar o vosso carro mais eficiente, então o melhor upgrade que podem fazer é comprar pneus de Baixo Atrito. Estes pneus podem ter até menos 40% de resistência ao rolamento o que significa uma poupança de combustível na ordem dos 8%. No carro da minha mulher que é para ir do Ponto A ao Ponto B da maneira mais eficiente possível, montei uns Dunlop Sport Bluresponse e posso dizer que os consumos baixaram. 
Se por outro lado o vosso objectivo é ter mais grip, o melhor que têm a fazer é comprar um pneu de alta performance. Se o vosso livrete permitir, até podem escolher um pneu com uma medida de largura superior o que fará ter mais borracha em contacto com o chão o que vos dará mais grip. A maioria das pessoas pode pensar que não, mas o upgrade de pneus pode ser um dos melhores upgrades para aumentar a performance do vosso carro em todos os campos. Num track Day, bons pneus podem significar 5 segundos a menos numa volta o que é IMENSO TEMPO, e já para não falar que se tivessem de fazer o upgrade ao vosso carro em outras áreas para ganhar esses 5 segundos iam gastar muito mais dinheiro! Por exemplo, para o meu MX-5 NC 2.0 fiz o upgrade para os Michelin Pilot Sport 4 e estou extremamente satisfeito, pois o grip que o carro tem em curva é abismal, a aceleração melhorou, e o poder de travagem também, comparado com os pneus que trazia de origem. Por isso já sabem. O melhor upgrade que podem fazer ao vosso carro, é comprar pneus novos e bons. Se procuram pneus novos para o vosso carro, vejam qual é o objectivo que querem e depois pesquisem, vejam testes de pneus e escolham aquele que tiver melhores reviews. 
SOB NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA, devem comprar pneus em segunda mão e especialmente pneus das ditas marcas chineses que são muito mais baratos, mas em condições mais adversas são um verdadeiro perigo para a vossa segurança e dos outros. 

Modificação 1.1 : Jantes

Jantes é talvez o upgrade mais fácil de fazer que vai mudar de forma mais dramática o "Look" do vosso carro. Pode ser também um upgrade que permitirá o vosso carro ter mais gripe, ou ser mais eficiente e rápido.
Se o vosso objectivo é somente estético, existem milhares de jantes no mercado que podem escolher para mudar o Look do vosso carro. Certifiquem-se que têm as medidas certas e escolham as jantes que mais gostarem. Se a vosso objectivo é ter mais grip, o melhor é optar por uma jante mais larga que consiga albergar um pneu mais largo. (ter atenção se a jante serve no vosso carro) O simples facto de aumentar o tamanho da jante (de 16 polegadas para 18) por si só não quer dizer que vão obter mais grip, se a largura do pneu for a mesma não interessa se a jante tem 15, 16 ou 20 polegadas. Também têm de ter em atenção que quanto maior for o raio da jante do vosso carro, mais pesada ela é, o que vai piorar a performance do vosso carro e a economia de combustível. Este tema já foi discutido no We Like Cars e podem ler aqui na integra. Por isso se quiserem ter melhor performance devem certificar-se que as vossas jantes são mais leves do que aquelas que já têm instaladas. Baixar o peso não suspenso do carro é muito importante para a performance. Se conseguirem tirar 0,5kg de peso numa jante (estamos a falar de peso não suspenso) equivale a tirar 9kg de peso suspenso. Se multiplicarem isto por 4 rodas, estamos a falar numa redução de peso realmente muito significativa. A redução do peso nas jantes também vai melhorar o comportamento do carro em estrada pois a suspensão é menos castigada pelo peso das rodas. Também é preciso avisar que quem quer que o carro seja confortável, deve reduzir o tamanho da jante para ter um pneu mais alto. Os pneus de baixo perfil normalmente são mais desconfortáveis em estradas em mau estado devido às paredes laterais mais pequenas. Não se esqueçam que o pneu também faz parte da suspensão e para terem maior conforto um pneu mais alto é o melhor.
SOB NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA devem comprar jantes que seja réplicas e de má qualidade. Também não é aconselhável comprar jantes que em conjunto com o pneu tenham um raio diferente do que o original pois vão ter de calibrar o conta km, velocímetro, suspensão e o escalonamento da caixa de velocidades para compensar essa diferença. 

Modificação 2 : Suspensão

Look mais atraente, menor adornar nas curvas, centro de gravidade mais baixo, modificar a suspensão melhora o comportamento do vosso carro em estrada, desde que saibam o que estão a fazer. Existem duas formas seguras de o fazer, comprar coilovers ou comprar molas mais baixas. Se quiserem tornar o vosso carro mais eficiente, ter um carro mais baixo aumenta a sua eficácia aerodinâmica o que por sua vez vai diminuir os vossos consumos. Por outro lado se o vosso objectivo é o conforto devem desistir de modificar a suspensão, já que normalmente este upgrade torna-a mais dura e desconfortável e pode até tornar o vosso carro pouco prático por causa das lombas na estrada e passeios. No final de instalarem as molas rebaixadas ou os coilovers devem fazer um alinhamento de direção para ter em conta a nova especificação da suspensão.


Modificação 3 : Filtro de Ar para o motor

Este pode ser um dos upgrades mais simples de se fazer e talvez o menos dispendioso (depende das opções). Ter um filtro de ar com menos restrições aumenta ligeiramente a performance do vosso carro e melhora o som da indução do ar para dentro do motor o que é sempre agradável de se ouvir. Existem duas formas de fazer isto como já disse. A forma mais simples é simplesmente trocar o vosso filtro de papel por um filtro de algodão embebido em óleo aproveitando a caixa de ar que vem de fábrica com o vosso carro. Lembrem-se que os construtores automóveis desenvolvem estas caixas de forma a que o motor possa aspirar ar FRIO para dentro do motor. Existem também a hipótese de instalar um filtro cónico, mas atenção! Colocar um filtro destes ao pé do motor só vai fazer com que ele inale ar quente o que é mau para a performance. Por isso a minha recomendação é substituir apenas o vosso filtro de ar de papel por um da K&N. Se quiserem saber mais sobre o assunto podem ler este artigo do We Like Cars, onde tenho as minhas experiências com o filtro em 3 carros diferentes.

Modificação 4 : Escape

Para além de ser um upgrade visual porreiro para o vosso carro, também é provavelmente a principal modificação que devem fazer para melhorar a "banda sonora" do vosso carro. Colocar um escape menos restrito também pode melhorar a performance do vosso carro. Se o vosso carro tiver um bom suporte de material aftermarket, podem encontrar centenas de sistemas de escape "plug and play" para instalar no vosso carro. Cuidado com as restrições de barulho nas inspeções.

Modificação 5 : Reprogramação da Centralina (ECU)

Para desbloquear o potencial máximo do vosso carro, principalmente se fizeram upgrade do filtro de ar e do escape, o próximo passo mais lógico é dizer à vossa ECU que o vosso carro tem essas melhorias, para que este possa usufruir ao máximo destes upgrades. A melhor coisa a fazer é levar a um especialista que tenha um banco de ensaio e veja a potência que o carro está a fazer, antes e depois da reprogramação. Um especialista que está sempre a aparecer como referência nacional é por, exemplo, a Techdynamics, mas existem muitos mais. O importante é levarem o carro a uma pessoa que saiba o que está a fazer e que faça uma reprogramação com base naquilo que têm no carro. É de evitar aqueles reprogramados que se limitam simplesmente a copiar da net o mapeamento de outro carro e aplicar no vosso sem banco de ensaio, nem testes, nem tendo em conta os upgrades que fizeram. Existem carros que vão ter mais ganhos que outros, por exemplo se o vosso carro for naturalmente aspirado não esperem grandes ganhos, mas se o vosso carro for por exemplo um turbo diesel, podem ter ganhos de potência e de binário bastante interessantes. SOB NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA, devem ter o vosso carro a deitar fumo como se fosse uma locomotiva a vapor, para além de fazer um mal tremendo ao ambiente e saúde pública, é um perigo para quem anda na estrada. Mais sobre este assunto neste artigo do We Like Cars.

Modificação 6 : Estética

Desde a aplicação de autocolantes, a body kits, faróis diferentes, vidros fumados, etc. As possibilidades são infinitas. Alguns body kits podem ajudar a tornar o vosso carro mais aerodinâmico, outros nem por isso. Podem por exemplo, instalar um aileron traseiro para dar mais estabilidade ao carro em velocidades mais altas ou para aumentar o grip em curva. Aqui vale tudo, desde que seja dentro da lei para não terem problemas. 

Modificação 7 : Som e Infotainment

Maior parte dos carros modernos já traz um sistema de som de origem e um sistema de infotainment bastante competentes sem precisar de grandes upgrades. Mas nos anos 90 e 2000 os carros vinham com sistemas de som bastante maus e sem Bluetooth ou câmara de marcha atrás. Adicionar um rádio dois din no vosso carro pode trazê-lo aos dias de hoje e melhorar bastante a sua conveniência no dia à dia. Se por outro lado o vosso objectivo é performance, o melhor a fazer é retirar o sistema de som para poupar peso. Ter em conta outra coisa. Gastar rios de dinheiro em sistemas de som XPTO para depois ouvir Spotify através do Bluetooth é um desperdício, poupem o dinheiro do sistema de som e comprem um normal. Os sistemas de som de alta performance nunca vão ser aproveitados ao máximo pois as músicas são muito comprimidas e têm pouco detalhe audio. Se querem realmente aproveitar uma boa experiência sonora aconselho que pelo menos o vosso carro tenha um leitor de CD's, para poder aproveitar o máximo de um sistema de som acima da média.

Espero que este artigo seja interessante para vocês que estão a começar a entrar no mundo do tuning. É um mundo muito engraçado e podem fazer muitas amizades com o vosso projecto e criatividade. Isto é um guia para principiantes, pois existem ainda muitos mais upgrades à performance do vosso carro que o podem levar a um outro patamar. O importante é que se divirtam com o vosso carro e que gostem ainda mais dele depois de lhe terem dado o vosso cunho pessoal.

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