Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

http://www.caranddriver.com/photo-gallery/effects-of-upsized-wheels-and-tires-tested

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas?

Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem. 

Portanto, isto é o que acontece quando colocamos umas jantes de 19 em vez de umas jantes de 16. O que vão notar logo de imediato é o preço destas jantes. São opções que podem ir dos 500 euros aos 2500 cada jante... Aliás neste campo o preço é o limite. Depois é o preço dos pneus que agrava de uma forma galopante à medida que vamos aumentando o tamanho da jante.
Depois de terem gasto umas largas centenas de euros a colocar as jantes de 19 e os pneus vão notar que o carro ficou mais lento devido ao maior peso das jantes e dos pneus. Também vão notar que o vosso carro de repente passou a gastar 8 litros em vez de 6,5 (sim é uma diferença assim tão grande). 
A outra questão é que com jantes maiores têm pneus menos altos, e assim ficam com menos conforto e têm menos absorção de choque nos buracos ou deformações da estrada o que pode levar a terem de trocar os amortecedores com mais frequência e se o buraco for grande o suficiente podem mesmo partir a jante e rasgar o pneu. Também vão notar que o vosso carro fica a travar pior porque está mais pesado.

E perguntam os entusiastas, então e em termos de grip? Sim existe uma melhoria neste campo, mas normalmente essa melhoria devesse ao compósito das borrachas dos pneus e não ao facto de serem maiores. É normal que os pneus para jantes maiores sejam do tipo mais desportivo e então usam borrachas que agarram melhor à estrada. Se comprarem o mesmo pneu com a mesma borracha garanto-vos que as diferenças são praticamente nulas, se bem que, realmente, os pneus de raio de 18 ou 19 polegadas têm mais grip que as jantes de 16 ou 15. Mas as diferenças são bastante nulas.

Então neste momento, qual seria a melhor jante? Qual é aquela que tem um bom compromisso em termos estéticos, económicos e de performance? Bem neste momento diria que as jantes de 17 ou 16 polegadas são as mais indicadas para que tenham um bom rácio de economia, performance e grip. Tudo o que seja acima desse tamanho é puro espectáculo que vai arruinar a performance do vosso carro, o conforto e a vossa carteira. 

Por isso já sabem, quando algum amigo vosso vier com a história "Hei tens aí um carro fixe, mas devias meter jantes de 20" vocês podem responder que preferem ter maior aceleração do que andar com jantes gigantescas.

Para saber mais leiam este artigo.





Enviar um comentário

Mensagens populares