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Teste - Fiat 500e (42kWh)


Há medida que avançamos no tempo, mais carros eléctricos começam a chegar ao mercado para substituir os velhos a gasolina ou diesel. Um dos mais esperados era sem dúvida o Fiat 500 eléctrico. Um citadino completamente eléctrico e com uma versão de 42kWh que faz sem stress 250 km numa só carga. 

Antes de começar este teste vou falar um pouco da minha experiência com Fiat's 500 a combustão. Já conduzi um Fiat 500 na ilha da Madeira durante umas férias (carro de aluguer) e os meus pais têm um Fiat 500C (descapotável). Aquilo que parece ser um carro muito giro para cidade acaba por ser um pouco desapontante no resto. O motor 1.2 a gasolina de 69 cavalos é muito fraquinho, os interiores são muito pobres e os bancos são terríveis com um encosto de cabeça demasiado rígido. O Fiat 500 é um carro citadino e muitas destas "falhas" eram perdoadas porque é um carro para deslocações de curta distância, mas aquele dia em que queremos dar uma volta maior, estes defeitos começam realmente a incomodar o condutor e os passageiros. Felizmente a direção que a Fiat tomou com o 500e muda tudo para melhor!

O problema da potência foi resolvido. O Fiat 500e na sua versão mais potente equipa um motor eléctrico com 118 cv e 220 n.m de binário. Só para terem uma noção, o Abarth 500 145cv tem 206 n.m de binário às 2000 r.p.m. Se antigamente tínhamos de pensar umas 4 ou 5 vezes antes de iniciar uma ultrapassagem, agora com o 500e é só esmagar o acelerador e ultrapassar! Apesar de ter um binário incrível, ainda assim demora a fazer 9 segundos dos 0-100 km/h, o que não é propriamente rápido, mas é uma enorme evolução face ao 1.2 a gasolina, que cumpria os 0-100 nuns penosamente longos 13 segundos. 

O outro grande problema do 500 para mim sempre foi os interiores e a Fiat para a nova geração do 500e, apostou em grande no interior do carro melhorando a olhos vistos a qualidade, o espaço e o conforto. A qualidade de construção subiu uns pontos, o interior parece mais arejado e apesar de ser um pequeno citadino, as dimensões do 500 cresceram ligeiramente, o que reflete-se bem quando nos sentamos ao volante. Os bancos são um grande upgrade face aos bancos antigos e a única coisa que podia ser melhor era a regulação em altura. (Ainda acho que vamos sentados muito alto neste carro.) Temos muitos sítios para arrumar coisas, o que faz com que seja o Fiat 500 mais versátil de sempre. O espaço para os passageiros de trás e a bagageira é que continuam a ser pequenos. 


A outra grande evolução que vão encontrar no Fiat 500e e principalmente no nível de equipamento intermédio "Icon" que foi o que testei é a quantidade de tecnologia e extras que está presente neste carro. Ele é lane assist, ele é sistema de infotainment com ecrã de 10 polegadas, ele é carregador de telemóvel sem fios, assistência à travagem, cruise control adaptativo, GPS... É sem dúvida uma ENORME evolução face ao antigo Fiat 500. Apesar deste carro ser desenhado para a cidade, todo o equipamento e conforto acrescido convida-nos a fazer viagens mais longas. 

E escapadinhas fora da cidade é coisa que a bateria deste 500e já nos permite fazer por duas razões. A primeira é que uma bateria de 42 kWh já é um tamanho de bateria bastante respeitável, a segunda é que este é um dos eléctricos mais eficientes há venda no mercado. O 500e de 42 kWh consegue ser mais eficiente do que carros eléctricos mais mediáticos como o Tesla Model 3 e o Hyundai Ionik. Nada mau para o primeiro eléctrico da Fiat! Esta eficiência resulta nuns respeitáveis 250km de alcance que a meu ver é uma marca que se consegue obter com facilidade neste carro principalmente no modo Range que permite a condução com apenas 1 pedal. Existe ainda um modo mais agressivo chamado de Sherpa, que limita bastante a potência do carro para obtermos o máximo de alcance disponível na bateria e aí nesse modo eu diria que é perfeitamente possível fazer mais de 250km com uma carga. O modo Sherpa é perfeito para usar na cidade, onde as travagens e desacelerações são aproveitadas ao máximo pelo carro para recarregar a bateria. Os carregamentos podem chegar aos 30 minutos para carregar a bateria num carregador rápido.

Comportamento do carro? É muito melhor que a versão a gasolina. Não só pela disponibilidade do motor, mas também porque o centro de gravidade é bastante baixo e numa estrada com curvas acabamos por ter uma certa "pica" em conduzir este pequeno Fiat 500e de uma maneira mais desportiva. Só não alcança uma maior satisfação neste departamento porque a suspensão está claramente afinada para o conforto e aí também é outro ponto onde este carro está uns furos acima do que o antigo 500, que é a capacidade desta suspensão absorver as irregularidades da estrada. 

Para acabar só falta falar do Design e não fosse este um carro Italiano eu diria que esteticamente este carro está muito bom. Não caíram na tentação de o fazer demasiado "eléctrico" e "tecnológico". É uma linguagem de design que não assusta aqueles que estavam habituados ao antigo 500 e ao mesmo tempo os introduz de uma forma bastante suave a uma data de inovações tecnológicas que estão incorporadas neste novo carro. É tudo muito user friendly e fácil de manusear e de entender. Não há controlos de ar condicionado enterrados nos menus do touch screen, não há aqueles botões touch que nunca sabemos se foram bem acionados ou não, é tudo simples de usar e simples de entender.


Comparando com a concorrência directa, que para mim é o Mazda MX-30 (que também já testei), Honda E e Mini Cooper SE, diria que o 500e não fica nada atrás e no que toca ao alcance, o 500e é campeão. O preço do 500e pode ir dos 30.000€ até aos 36.000€. Depende do nível de equipamento e da versão que escolherem. Existem 3 versões, a versão normal, a versão 3+1 (que tem uma porta suicida para dar melhor acesso aos bancos traseiros) e a versão descapotável. Acaba por ter um preço elevado, principalmente para quem estava habituado aos valores do 500 a gasolina, mas a longo prazo vai acabar por ser mais económico que um carro a gasolina. 


O Fiat 500e deixou de ser um citadino para ser um carro a sério. Sim é pequeno e brilha mais na cidade, mas todas as evoluções que fizeram neste modelo fazem com que seja um carro muito agradável de conduzir em viagens mais longas. É um dos eléctricos mais eficientes no mercado e para primeira tentativa da Fiat de pôr no mercado um carro eléctrico, eu diria que esta foi bem mais conseguida do que muitos dos seus concorrentes directos. A Fiat tem aqui um carro magnífico e se estão à procura de um eléctrico e não precisam de muito espaço, devem de ter este carro em consideração.
















P.S: Antes de mais peço desculpa pelas fotos, podiam ter sido tiradas num local mais porreiro, mas tendo em conta o tempo limitado que tive com o carro, foi o melhor que se arranjou. Outra coisa que quero referir foram algumas falhas que apanhei com o carro que me deixaram um pouco nervoso. O primeiro foi o carro do nada ter mudado a língua para Italiano o que achei estranho. A outra coisa é que este carro tem um assistente de voz Alexa que por vezes era activada sem razão aparente. Por último e talvez o mais grave foi ter chegado a casa e o carregador da tomada eléctrica normal não ter iniciado a carga. Ainda não sei se era algum problema na minha instalação eléctrica ou se era algum problema com o carregador que veio com o carro, mas sem dúvida que é talvez o pior pesadelo para quem tem carro eléctrico, que é chegar a um carregador e o carro por algum motivo não carregar. Acredito que sejam tudo bugs que vão ser corrigidos nos próximos meses, mas ainda assim achei que devia de os colocar neste texto sobre o 500e. O que eu aconselho é pedirem ao vendedor para vos deixar fazer um test-drive de 1 dia ou 2 para realmente experimentarem o carro em todo o seu esplendor e situações. 


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