Avançar para o conteúdo principal

Teste - Fiat 500e (42kWh)


Há medida que avançamos no tempo, mais carros eléctricos começam a chegar ao mercado para substituir os velhos a gasolina ou diesel. Um dos mais esperados era sem dúvida o Fiat 500 eléctrico. Um citadino completamente eléctrico e com uma versão de 42kWh que faz sem stress 250 km numa só carga. 

Antes de começar este teste vou falar um pouco da minha experiência com Fiat's 500 a combustão. Já conduzi um Fiat 500 na ilha da Madeira durante umas férias (carro de aluguer) e os meus pais têm um Fiat 500C (descapotável). Aquilo que parece ser um carro muito giro para cidade acaba por ser um pouco desapontante no resto. O motor 1.2 a gasolina de 69 cavalos é muito fraquinho, os interiores são muito pobres e os bancos são terríveis com um encosto de cabeça demasiado rígido. O Fiat 500 é um carro citadino e muitas destas "falhas" eram perdoadas porque é um carro para deslocações de curta distância, mas aquele dia em que queremos dar uma volta maior, estes defeitos começam realmente a incomodar o condutor e os passageiros. Felizmente a direção que a Fiat tomou com o 500e muda tudo para melhor!

O problema da potência foi resolvido. O Fiat 500e na sua versão mais potente equipa um motor eléctrico com 118 cv e 220 n.m de binário. Só para terem uma noção, o Abarth 500 145cv tem 206 n.m de binário às 2000 r.p.m. Se antigamente tínhamos de pensar umas 4 ou 5 vezes antes de iniciar uma ultrapassagem, agora com o 500e é só esmagar o acelerador e ultrapassar! Apesar de ter um binário incrível, ainda assim demora a fazer 9 segundos dos 0-100 km/h, o que não é propriamente rápido, mas é uma enorme evolução face ao 1.2 a gasolina, que cumpria os 0-100 nuns penosamente longos 13 segundos. 

O outro grande problema do 500 para mim sempre foi os interiores e a Fiat para a nova geração do 500e, apostou em grande no interior do carro melhorando a olhos vistos a qualidade, o espaço e o conforto. A qualidade de construção subiu uns pontos, o interior parece mais arejado e apesar de ser um pequeno citadino, as dimensões do 500 cresceram ligeiramente, o que reflete-se bem quando nos sentamos ao volante. Os bancos são um grande upgrade face aos bancos antigos e a única coisa que podia ser melhor era a regulação em altura. (Ainda acho que vamos sentados muito alto neste carro.) Temos muitos sítios para arrumar coisas, o que faz com que seja o Fiat 500 mais versátil de sempre. O espaço para os passageiros de trás e a bagageira é que continuam a ser pequenos. 


A outra grande evolução que vão encontrar no Fiat 500e e principalmente no nível de equipamento intermédio "Icon" que foi o que testei é a quantidade de tecnologia e extras que está presente neste carro. Ele é lane assist, ele é sistema de infotainment com ecrã de 10 polegadas, ele é carregador de telemóvel sem fios, assistência à travagem, cruise control adaptativo, GPS... É sem dúvida uma ENORME evolução face ao antigo Fiat 500. Apesar deste carro ser desenhado para a cidade, todo o equipamento e conforto acrescido convida-nos a fazer viagens mais longas. 

E escapadinhas fora da cidade é coisa que a bateria deste 500e já nos permite fazer por duas razões. A primeira é que uma bateria de 42 kWh já é um tamanho de bateria bastante respeitável, a segunda é que este é um dos eléctricos mais eficientes há venda no mercado. O 500e de 42 kWh consegue ser mais eficiente do que carros eléctricos mais mediáticos como o Tesla Model 3 e o Hyundai Ionik. Nada mau para o primeiro eléctrico da Fiat! Esta eficiência resulta nuns respeitáveis 250km de alcance que a meu ver é uma marca que se consegue obter com facilidade neste carro principalmente no modo Range que permite a condução com apenas 1 pedal. Existe ainda um modo mais agressivo chamado de Sherpa, que limita bastante a potência do carro para obtermos o máximo de alcance disponível na bateria e aí nesse modo eu diria que é perfeitamente possível fazer mais de 250km com uma carga. O modo Sherpa é perfeito para usar na cidade, onde as travagens e desacelerações são aproveitadas ao máximo pelo carro para recarregar a bateria. Os carregamentos podem chegar aos 30 minutos para carregar a bateria num carregador rápido.

Comportamento do carro? É muito melhor que a versão a gasolina. Não só pela disponibilidade do motor, mas também porque o centro de gravidade é bastante baixo e numa estrada com curvas acabamos por ter uma certa "pica" em conduzir este pequeno Fiat 500e de uma maneira mais desportiva. Só não alcança uma maior satisfação neste departamento porque a suspensão está claramente afinada para o conforto e aí também é outro ponto onde este carro está uns furos acima do que o antigo 500, que é a capacidade desta suspensão absorver as irregularidades da estrada. 

Para acabar só falta falar do Design e não fosse este um carro Italiano eu diria que esteticamente este carro está muito bom. Não caíram na tentação de o fazer demasiado "eléctrico" e "tecnológico". É uma linguagem de design que não assusta aqueles que estavam habituados ao antigo 500 e ao mesmo tempo os introduz de uma forma bastante suave a uma data de inovações tecnológicas que estão incorporadas neste novo carro. É tudo muito user friendly e fácil de manusear e de entender. Não há controlos de ar condicionado enterrados nos menus do touch screen, não há aqueles botões touch que nunca sabemos se foram bem acionados ou não, é tudo simples de usar e simples de entender.


Comparando com a concorrência directa, que para mim é o Mazda MX-30 (que também já testei), Honda E e Mini Cooper SE, diria que o 500e não fica nada atrás e no que toca ao alcance, o 500e é campeão. O preço do 500e pode ir dos 30.000€ até aos 36.000€. Depende do nível de equipamento e da versão que escolherem. Existem 3 versões, a versão normal, a versão 3+1 (que tem uma porta suicida para dar melhor acesso aos bancos traseiros) e a versão descapotável. Acaba por ter um preço elevado, principalmente para quem estava habituado aos valores do 500 a gasolina, mas a longo prazo vai acabar por ser mais económico que um carro a gasolina. 


O Fiat 500e deixou de ser um citadino para ser um carro a sério. Sim é pequeno e brilha mais na cidade, mas todas as evoluções que fizeram neste modelo fazem com que seja um carro muito agradável de conduzir em viagens mais longas. É um dos eléctricos mais eficientes no mercado e para primeira tentativa da Fiat de pôr no mercado um carro eléctrico, eu diria que esta foi bem mais conseguida do que muitos dos seus concorrentes directos. A Fiat tem aqui um carro magnífico e se estão à procura de um eléctrico e não precisam de muito espaço, devem de ter este carro em consideração.
















P.S: Antes de mais peço desculpa pelas fotos, podiam ter sido tiradas num local mais porreiro, mas tendo em conta o tempo limitado que tive com o carro, foi o melhor que se arranjou. Outra coisa que quero referir foram algumas falhas que apanhei com o carro que me deixaram um pouco nervoso. O primeiro foi o carro do nada ter mudado a língua para Italiano o que achei estranho. A outra coisa é que este carro tem um assistente de voz Alexa que por vezes era activada sem razão aparente. Por último e talvez o mais grave foi ter chegado a casa e o carregador da tomada eléctrica normal não ter iniciado a carga. Ainda não sei se era algum problema na minha instalação eléctrica ou se era algum problema com o carregador que veio com o carro, mas sem dúvida que é talvez o pior pesadelo para quem tem carro eléctrico, que é chegar a um carregador e o carro por algum motivo não carregar. Acredito que sejam tudo bugs que vão ser corrigidos nos próximos meses, mas ainda assim achei que devia de os colocar neste texto sobre o 500e. O que eu aconselho é pedirem ao vendedor para vos deixar fazer um test-drive de 1 dia ou 2 para realmente experimentarem o carro em todo o seu esplendor e situações. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua