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Teste - Mazda MX-30

O MX30 é a primeira incursão da Mazda nos carros eléctricos. Sendo a Mazda uma pequena construtora de automóveis independente é normal que tenha ponderado muito bem a introdução do seu primeiro carro 100% eléctrico e sejamos francos apesar do design irreverente, não houve aqui grandes riscos por parte da marca. Por outro lado, o resultado final deste carro acabou por me surpreender bastante e este pode bem ser o primeiro carro 100% eléctrico que vai agradar aos Petrol Heads. Para quem não sabe, o termo MX significa M azda e X perimental e ao longo dos anos tem sido usado internamente para dar corpo a conceitos de carro pouco convencionais. O MX-5 acabou por ser a experiência mais famosa e com mais sucesso que a marca teve. Obviamente que houve outras experiências que não correram tão bem como o MX-3 ou o MX-6, carros desportivos lançados na década de 90 que entretanto foram extintos. Também é de referir que para além dos Mazda Experimental houve os R otary e X perimental que deram corp

Guia para principiantes sobre Tuning

Tuning! Vamos falar de Tuning. Tuning é aquela coisa que dá o poder às pessoas de mudarem significativamente o design e a performance de um carro. E dar este poder às pessoas normalmente dá mau resultado. Isto porque como nem todos somos bons a modificar receitas de cozinha, ou fazer modificações a casas, acreditem que quando se trata de carros, a esmagadora maioria não sabe o que raio está a fazer... E depois claro está aquela coisa que é o gosto de cada um... Reparem nisto, um fabricante de automóveis gasta milhões em design para fazerem com que um carro seja o mais apelativo possível para a maioria das pessoas, e depois existem fulanos ou fulanas que compram esse carro e modificam-no ao seu gosto, tornando o carro apenas bonito para a pessoa que o montou e para os amigos dessa pessoa por solidariedade, ou algo do género... Pessoalmente, a maior parte do tuning que existe não corresponde ao meu gosto, mas a ideia de melhorar o carro a nível mecânico para obter mais performance ou mai

5 Carros novos que se comprar não vão desvalorizar

Já toda a gente sabe que o pior negócio que uma pessoa pode fazer é comprar um carro novo. Logo à saída do stand desvaloriza 5000€, depois quando passa 1 ano desvaloriza mais um pouco, quando faz os 50.000 km desvaloriza outro tanto e por aí fora... Mas nem todos os carros têm tendência a desvalorizar e existem alguns exemplos que podem até valorizar com o passar do tempo. Eis alguns exemplos: Alpine A110 O Alpine A110 é o único carro neste momento disponível na nova Marca de Luxo da Renault. Um carro focado em transmitir ao seu dono sensações únicas que só um verdadeiro desportivo feito de raíz pode dar. É sabido que a Renault neste momento está com algumas dificuldades e como a Alpine não vende assim tantos carros quanto isso, há rumores de que a Renault pode acabar com a Alpine. Ainda assim, os poucos Alpine que apareceram no mercado em segunda mão pouco ou nada desvalorizaram e se a Alpine acabar por fechar, estes carros vão com certeza valorizar bastante no futuro. O

Será este o fim da bolha automobilística em Portugal e no Mundo?

Estamos no meio de uma pandemia e as nossas vidas levaram uma grande volta. Estamos em casa, alguns em lay-off, outros sem trabalho e todos os analistas e economistas já avisaram que vem aí uma crise bem grande.  A última vez que Portugal esteve em crise foi em 2009/2010 e foram vários anos com a economia numa lástima. Mas os últimos 2 ou 3 anos até foram bastante bons. A economia estava finalmente a recuperar e o futuro era risonho. O mercado dos carros em segunda mão e dos clássicos estava com um "Boom" incrível. Como não passo um dia sem ir ao Stand Virtual à procura de automóveis de cariz desportivo, lembro-me bem de em 2011, 2012 encontrar coisas como Mazdas RX-8 a 9.900€, Hondas S2000 a 14.000€, Mazdas MX-5 NA a 3.000€, Fiat Barchetta a 3.000€... Os anos passaram e a economia abriu gradualmente, mas os preços deste tipo de carros dispararam incrivelmente. RX8 não apanham nenhum a menos de 15.000€, Honda S2000 neste momento paira entre os 25.000€ e 30.000€, Mazd

Teste - Audi A1 (8X) 1.0 TFSI ULTRA 95cv

Barras de tejadilho e bicicleta não incluídos :p Sei que já vou tarde para fazer uma review da 1ª geração do Audi A1, ainda assim, penso que posso deixar algumas palavras sobre este carro que me surpreendeu bastante pela positiva e também porque neste momento pode ser um negócio muito vantajoso comprar um Audi A1 da primeira geração em segunda mão, agora que a segunda geração já rebentou. Mas será que vale a pena poupar uns euros para comprar um carro que já saiu em 2010?  Ainda me lembro bem do ano de 2010. Foi o ano em que viajei até Le Mans para assistir ao vivo a prova de 24 horas e foi o ano em que a Audi dominou por completo a corrida acabando em 1º, 2º e 3º lugar na geral com o Audi R15.  No Paddock da Audi estava em grande o Audi A1 e na altura em que saiu prometia ser o carro do Grupo VW que ia fazer frente ao Mini da BMW. Daí que as suas dimensões pequenas, ar desportivo e coisas como a bateria estar instalada na traseira para melhor distribuição de peso faziam c

Teste - Audi E-Tron 55 Quattro

Há 19 anos atrás a Ferrari estava a lançar para o mercado o 360 Modena. Um desportivo puro sangue com motor V8 que debitava uns impressionantes 400cv às rodas traseiras e tinha 373 n.m. de binário às 4750 r.p.m. Por muitos anos este foi o carro mais potente e insano que tinha conduzido... até hoje. O Audi E-Tron é a primeira investida séria do grupo VW no mercado dos eléctricos e quando digo séria, é mesmo séria nível alemão! Escusado será dizer que pressionar o pedal neste carro, tal como no Ferrari, é como abrir as portas dos infernos e soltar todos os demónios velozes e furiosos de uma vez só... Só que no caso do Audi, são demónios muito silenciosos, mas ainda assim bastante intimidadores, já que estamos a falar de um binário de 664 n.m. disponível de forma imediata.  Aos leitores, perdoem-me o entusiasmo, mas estes números, e principalmente, sentir estes números em acção é algo que me deixa estupefacto. Se eu alguma vez ia imaginar que passados 19 anos do lançamento do F

Teste - Volkswagen T-Cross 1.0 TSI 95cv Life

Será possível que a VW tenha criado o carro mais perfeito do mundo? Talvez seja um exagero, mas o tempo que tive com este modelo, deixou-me deveras impressionado, em todos os aspectos. E eu nem estava para aí virado, já que a minha afinidade com a marca VW é morna. Normalmente um VW não me aquece nem me arrefece, mas este T-Cross... Hum, despertou algo em mim! Criado a partir da plataforma do Polo, o T-Cross é um carro extremamente espaçoso para o seu tamanho e com algumas ideias bastante interessantes em termos de gestão de espaço. A primeira coisa que fiz foi sentar-me no banco de trás, pois tenho 1,89 m de altura e neste segmento de carros compactos, os bancos traseiros são por norma completamente inúteis para mim, mas tinha espaço para a cabeça, espaço para as pernas e se o condutor também for alto e colocar o banco da frente todo para trás, eu continuava com espaço para as pernas! Depois os bancos de trás também podem ser avançados em várias posições se necessitarem de