Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Colecionismo de modelos à escala

Bem me avisaram...  "Luís, o colecionismo de modelos à escala é um vício terrível..."  Praticamente todos os rapazes num certo período da sua infância tiveram modelos à escala para brincar. Passaram pelas minhas mãos muitos, como por exemplo, o Ferrari F50, o Bugatti EB110 e o Jaguar E-Type. Mas depois crescemos e viramos a nossa atenção para outras coisas como, por exemplo, videojogos, bicicletas e miúdas. Carregando no botão de fast forward , aos 37 anos pensei que era interessante ter uma miniatura do carro que tenho agora, um DS3 Crosback E-Tense e claro uma miniatura do meu MX-5.  Então procurei na internet uma réplica do meu DS3 e comprei... E a ideia era comprar APENAS esta miniatura... Ou pensava eu! O pecado original... DS3 Crossback E-Tense versão topo de gama. Não é bem igual ao meu, mas serve. O problema de comprar coisas na Internet e mais especificamente na Amazon, é que eles enviam emails com sugestões de mais coisas similares para comprar. Outro problema, é q

Números de Chassis e mais uma experiência horrível na compra de um automóvel

Acho que este blog se vai transformar em breve num compendio de histórias de horror na compra de automóveis em segunda mão. Ou sou eu que sou muito azarado, ou tenho um dom para esbarrar em carros que têm stands ou particulares menos profissionais ou sérios... Então, fruto da minha incessante busca por automóveis porreiros a preços razoáveis, dei-me de caras com um anúncio de um stand em Leiria cujo o nome não vou dizer. Este "Stand" é no fundo um negócio de detalhe automóvel que de vez em quando também vende e compra alguns carros de carácter mais clássico ou desportivo. A razão por não dizer diretamente qual o nome do stand é porque o carro em questão estava a ser vendido em consignação e era de um particular. Aqui o mal pode não estar no vendedor, mas sim no proprietário que melhor do que ninguém, sabe aquilo que tem em mãos.  Num belo dia, decidi ir ver o carro, mostraram-me a viatura, um Triumph TR7 Cabrio e fiquei a saber que tinha inspeção, tinham sido feitas as revisõ

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Variab

Teste - VW Taigo 1.0 TSI DSG

Não sei se estão cientes deste facto, mas... O VW Taigo é neste momento o VW mais barato que se pode comprar novo.  Este SUV baseado no VW Polo consegue ser 235€ mais barato que o Polo. E já que o VW Up! foi descontinuado, remeteu então VW Taigo para a opção Low-Cost da marca. É estranho pois o Taigo é um carro mais comprido, mais largo e mais alto que o Polo e no entanto usam o mesmo chassis. Também é surpreendente as opções de motor que o cliente tem. Podemos escolher um Taigo com o motor 1.0 de 95 cv, ou 1.0 de 110 cv ou 1.5 de 150 cv. Já no Polo só permite escolher o motor 1.0 de 95 cv ou a versão 2.0 GTI com 207 cv que já é de outro campeonato. Pondo de parte esta curiosidade, que creio que poderá agradar ao público que está no mercado para um SUV de entrada de gama, estamos aqui perante um pacote muito atrativo em termos quantificáveis. O Taigo é espaçoso e perfeito para a maioria das famílias. Os lugares de trás são perfeitamente usáveis, a bagageira é enorme e à frente também t

Teste - DS3 Crossback E-Tense

A DS Automobiles é uma marca relativamente nova que nasceu para ocupar um espaço mais Premium que faltava ao Grupo PSA. Uma espécie de Audi ou Lexus da Citroen. Obviamente que conquistar consumidores para uma marca nova de automóveis tem o seu custo e o seu investimento e muito investimento se tem feito para colocar esta marca no patamar premium. Da participação na Formula E até à associação com vários eventos de moda, a DS tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Há um termo que é repetido vezes sem conta pelo marketing da DS: Savoir Faire que é uma expressão francesa que literalmente quer dizer saber fazer, mas é mais uma expressão que significa o saber o que fazer/dizer com confiança, em qualquer situação social. Não há como negar, os carros da DS são belíssimos. O DS4 é um carro fantástico do segmento médio com um nível de equipamento e potência já respeitáveis. O DS7 é um SUV compacto grande que tem estilo e pode ser comprado com potências na casa dos 360 cv e depois temos o DS3

A experiência de comprar um automóvel usado em 2023 não é má, é horrível

Já não é a primeira vez que me aventuro a escrever um artigo deste tipo e, em Fevereiro de 2022 , relatei algumas experiências terríveis que tive com vários stands. Naquela época, mal sabia eu que, quatro meses depois, ia comprar um carro num stand muito famoso, a Matrizauto... e foi a pior experiência de compra de um veículo em toda a minha vida. Foi uma sucessão de frustrações, incompetência e dor... Uma verdadeira montanha-russa de problemas que me deixou tão traumatizado que precisei de vários meses para recuperar e conseguir falar sobre isso sem sentir enjoos. Tudo o que aconteceu foi na Matrizauto de Leiria. Não posso dizer como são nas outras filiais desta marca, mas fiquei com a sensação de que se a Matrizauto tratasse todos os clientes como fizeram comigo em Leiria, provavelmente já tinham fechado portas. No início, tudo parecia correr bem. Encontrei um carro elétrico com um bom preço e 3 anos de garantia. O atendimento foi mediocre, o vendedor não tinha experiência nem jeito

Teste - Citroën ë-C4

O Grupo PSA composto pela Peugeot, Citroën, Opel e DS têm uma filosofia muito interessante no que toca à sua oferta. Em vez de criar modelos específicos para elétricos ou para carros a combustão, oferece todas as possibilidades dentro do mesmo carro. Quer um C4 a Diesel? Com certeza, quer um a gasolina? Também se arranja... Prefere um 100% elétrico? Sim senhora, também temos, mas vai ter outro nome, vai chamar-se Ë-C4, porque sabe... é Elétrico!  O Citroën Ë-C4 é um carro elegante, económico e prático que foi concebido para satisfazer as necessidades dos condutores modernos. É um concorrente sólido no segmento de crossover. Mas será que é bom? E como se compara com os seus irmãos (DS3 Crossback E-Tense, Peugeot e2008 e Opel Mokka-E) que são também concorrentes directos? Vamos começar pelo motor e bateria. Tem 136 cavalos de potência e 260 n.m. de binário, o que é suficiente para acelerar de 0 a 100 km / h em 9,7 segundos - não é mau para um carro desta classe, mas fica um pouco aquém d