Bem me avisaram...
"Luís, o colecionismo de modelos à escala é um vício terrível..."
Praticamente todos os rapazes num certo período da sua infância tiveram modelos à escala para brincar. Passaram pelas minhas mãos muitos, como por exemplo, o Ferrari F50, o Bugatti EB110 e o Jaguar E-Type. Mas depois crescemos e viramos a nossa atenção para outras coisas como, por exemplo, videojogos, bicicletas e miúdas.
Carregando no botão de fast forward, aos 37 anos pensei que era interessante ter uma miniatura do carro que tenho agora, um DS3 Crosback E-Tense e claro uma miniatura do meu MX-5.
Então procurei na internet uma réplica do meu DS3 e comprei... E a ideia era comprar APENAS esta miniatura... Ou pensava eu!
O pecado original... DS3 Crossback E-Tense versão topo de gama. Não é bem igual ao meu, mas serve. |
O problema de comprar coisas na Internet e mais especificamente na Amazon, é que eles enviam emails com sugestões de mais coisas similares para comprar. Outro problema, é que a DS Automobiles no design automóvel é a marca mais interessante que existe no mercado. E outro senão, é que carro que originou isto tudo, o Citroën DS, é um dos carros mais bonitos e inovadores alguma vez lançados. Um verdadeiro ícone! Então, porque não aceitar a sugestão da Amazon e adquirir um Citroën DS clássico em miniatura? Lá veio outro carrinho por transportadora até a minha casa.
Citroën DS 23 Pallas à escala 1:43 da marca Norev. |
E agora interrompo a história para dar algumas dicas que os profissionais do colecionismo me deram:
1ª Regra: Escolhe uma escala e restringe-te a ela! Existem muitas escalas e o espaço de prateleira não é infinito. Se escolherem uma escala tipo 1:24 ou 1:18 rapidamente vão ficar sem espaço. Então eu decidi ir para a escala 1:43, pois oferece um nível de detalhe excelente, não ocupa muito espaço e existem milhões de modelos nessa escala.
2ª Regra: Escolhe um tema! A minha primeira ideia tinha sido os vencedores de Le Mans, mas já estão a ver... Mesmo que colecionasse apenas os vencedores da geral, estávamos a falar quase de uma centena de carros! Depois pensei, que seria perfeito fazer a coleção dos carros da DS Automobiles, afinal de contas, esta marca nasceu em 2014 e não teve tempo suficiente para produzir muitos carros, estando neste momento apenas quatro em produção. Seria uma coleção pequena, bonita e claro, com custos contidos!
Claro que a intenção era boa... mas...
O que acontece, é que após comprar mais algumas miniaturas pela Amazon, DS4 e DS7, conheci uma plataforma com o nome de Vinted, uma espécie de OLX, que tem milhares de vendedores nacionais e internacionais de miniaturas para venda. Também foi mais ou menos nesta altura que comecei a ficar obcecado em arranjar o DS9... É que, por vezes, as marcas de miniaturas, produzem quantidades limitadas de carros de produção que não tiveram grande expressão em vendas, o que provoca duas coisas: Indisponibilidade e valorização dessas miniaturas no mercado dos usados. Depois de muita pesquisa, acabei por comprar um DS9 novo numa loja portuguesa através da Internet. Finalmente tinha a minha coleção feita... Certo?
Claro que não... Porque enquanto estava à procura do DS9, apareceram-me os protótipos da DS Automobiles, que são ainda mais bonitos e radicais do que os modelos de produção. E estavam a bom preço na Vinted! Toca de comprar esses, afinal de contas, uma coleção não ficaria completa sem os protótipos, certo? 3 protótipos depois, só me faltava o Aero Sport Lounge. E claro, outra vez obcecado em arranjar este modelo.
Agora aqui um aparte engraçado. Para quem passa o tempo todo no OLX e no StandVirtual a ver carros, preços e a sonhar, as miniaturas à escala é um bom placebo. É que também acabamos por estar horas e horas a ver carros e a comparar preços, mas com um bónus! Comprar uma miniatura, custa normalmente entre 10 e 50 euros, o que é um preço muito mais simpático do que os valores dos carros reais... e ainda têm a vantagem de não precisarem de seguros, nem de pagarem impostos!
Quando finalmente consegui comprar o Aero Sport Lounge, fiquei muito feliz. Tinha os protótipos que inspiraram os modelos que estão agora no showroom da DS. Mas claro, quanto mais uma pessoa procura, mais coisas interessantes aparecem. E quanto mais coisas interessantes aparecem, mais vontade dá de comprar para fazer a derradeira coleção da DS Automobiles. Uma versão presidencial do DS7 com um bonequinho do Presidente Francês Emmanuel Macron a acenar? Quero! Os primeiros DS3, DS4 e DS5 que levaram um facelift para envergar a nova marca DS Automobiles? Sim, também têm de estar na coleção... Os carros da Fórmula E? Também quero!
Mas já que tinha o Citroën DS clássico, pensei... "Não faria mal nenhum comprar a versão descapotável e a carrinha do DS clássico." E assim fiz, mas o problema dos DS clássicos é que não existem só aqueles produzidos pela Citroën, também existem versões produzidas por um carroceiro com o nome de Henri Chapron, e ele não fez uma nem duas versões do DS, ele produziu 9 versões diferentes! Cada uma mais bonita que a outra. E claro que o meu cérebro, em vez de pensar "Bom, o melhor é deixar esses de fora", pensou, "Wow, não seria espetacular ter estes modelos para ver as diferenças entre eles?"
À esquerda os DS clássicos que foram produzidos pela Citroën, à direita as versões especiais de Henri Chapron. Neste momento tenho o Palm Beach em cima, o Le Dandy no meio e o Le Paris em baixo. |
Então e a versão Mille Pattes? Um monstro desenvolvido pela Michelin para testar pneus de camiões? Quão fixe era ter uma réplica disto? Então e o exato modelo à escala do DS do presidente da França, Charles de Gaulle, que foi vítima de um atentado e que escapou com vida graças à suspensão hidropneumática do DS? (O carro foi atingido por uma rajada de tiros que furou um pneu, mas graças à suspensão inovadora o DS podia andar com 3 rodas sem qualquer penalização na velocidade ou estabilidade do carro, salvando o presidente). E as réplicas dos Citroën DS que participaram em Rallys? E a versão ultra rara do DS que esteve no filme Regresso ao Futuro 2? E a versão Pick-up do carroceiro Heuliez?
Passado 1 ano e alguns meses a colecionar carros da DS Automobiles e clássicos DS, já tenho na minha prateleira 18, e o chamado Rabbit Hole continua a ir cada vez mais fundo. Fazer coleções de miniaturas é como alimentar um buraco negro, ele só continua a crescer e a crescer e nunca mais vai parar... Enquanto a DS Automobiles existir vão sempre sair mais miniaturas... O próximo bem poderá ser o DS8 que já anda em fase de testes. Provavelmente, um dia vou ter de colocar a minha coleção numa garagem, pois a prateleira já está a ficar lotada.
Comentários