Avançar para o conteúdo principal

Test-Drive | Citroën C4 Cactus 1.6 e-Hdi 92 ETG6

O Citroën C4 Cactus é provavelmente o modelo mais arrojado que esta marca fez desde o Citroën BX, ou até mesmo o Citroën DS. É um carro nunca antes visto, com linhas verdadeiramente modernas. Não é de admirar, afinal o Citroën C4 Cactus é a fotocópia quase exacta do protótipo que a Citroën apresentou há uns meses atrás. 

O design é sem dúvida um dos pontos fortes deste carro, tanto no exterior como no interior. É um carro que tem a capacidade de fazer virar cabeças, pois é impossível de não apreciar estas linhas tão vanguardistas, que nos fazem pensar, se estamos perante um carro ou um veículo espacial. O interior é clean, simples, com bons plásticos, e um enorme ecrã touch screen de 7 polegadas que contém grande parte das funções e opções do carro. Apesar da Citroën ter abordado este veículo com uma filosofia de "menos é mais" o carro apresenta um interior que eu diria ser bastante "premium" principalmente se optarmos pelo "Pack Habana Inside" ou o "Pack Purple Inside". 
O carro é espaçoso e consegue facilmente acomodar adultos nos bancos traseiros com bastante espaço para as pernas. No entanto devo advertir que quem é muito alto (mais de 1.85m) pode bater com a cabeça no tecto quando estiver acomodado nos lugares traseiros. A bagageira é bastante espaçosa e serve perfeitamente para levar todas as bagagens de uma pequena família. 

A Citroën também introduziu algumas novidades tecnológicas neste C4 Cactus. A primeira e a mais visível é a tecnologia Air Bump que é nada mais, nada menos que um painel de poliuretano termoplástico (TPU) que contém cápsulas de ar para amortecer pequenas colisões. Tudo o que sejam choques ou toques a menos de 4km/h não deixaram qualquer marca no C4 Cactus. É também um elemento estético bastante interessante que dá um ar distinto ao carro e pode ter várias cores para fazer contraste com a cor da carroçaria. A outra novidade são os limpa pára-brisas com esguichos de água incorporados. Esta tecnologia permite uma limpeza do pára-brisas mais rápida e mais eficaz. Finalmente há que dar destaque ao airbag de passageiro que em vez de sair do porta-luvas, sai do tejadilho do carro. Para além de deixar um espaço de arrumação bem maior no porta-luvas, o facto do airbag ser disparado do tecto consegue oferecer uma almofada com uma área enorme, que deverá proteger muito bem a pessoa que for no lugar do pendura. Finalmente a outra grande novidade é um tejadilho panorâmico isolante que tem uma protecção contra raios UV e é um bom isolante de calor. Assim o carro é iluminado por luz natural ao mesmo tempo que se mantém fresco no Verão e quente no Inverno. Assim o condutor pode ligar menos vezes o ar condicionado, poupando combustível.

E apesar do estilo, do espaço e da tecnologia a Citroën conseguiu fazer com que o C4 Cactus pesasse menos 200kg do que um Citroën C4 normal! É um feito que permitiu com que fossem incluídas motorizações pequenas que conseguem ser super económicas. O 1.2 VTi de 82cv é o único motor a gasolina disponível neste momento e conta com uma caixa manual de 5 velocidades. No departamento do Diesel temos dois motores. O 1.6 e-HDI 92 com caixa pilotada ETG (Efficient Tronic Gearbox 6) e o motor 1.6 BlueHDi com 100 cv de potência e uma caixa manual de 6 velocidades. Este último já está de acordo com a norma europeia Euro 6.

A unidade testada tinha a famosa motorização a diesel do grupo PSA com 92 cavalos de potência e uma caixa automática pilotada de 6 velocidades. A escolha desta versão simplifica ainda mais o que já era simples. A caixa pode ser operada com apenas 3 botões e permite ao condutor colocar as mudanças quando quer, graças às patilhas no volante. Na verdade, tenho de admitir que esta caixa automática não é a mais suave do mercado e pode por momentos ficar um pouco confusa. Existem momentos que achei que ela pensava que era uma máquina de lavar roupa, mas depois de algumas dúvidas existenciais lá ela coloca a mudança correcta. Vê-se que o modo automático foi feito para pessoas que têm uma condução muito suave. Se forem gentis com o pé ela porta-se bem, se esmagarem o acelerador, as passagens podem ser um pouco estranhas. Mas para salvar esta situação existem as patilhas no volante que deixam o condutor colocar as mudanças quando quiser e assim já não hesitações e as passagens são mais fluídas. Sendo eu a colocar as mudanças, já pude explorar melhor o motor que se mexe surpreendentemente bem para um carro deste tamanho, comprovando que a dieta ajudou bastante para o C4 Cactus ser um carro divertido de se conduzir. O carro tem um comportamento em curva também muito bom apesar de ter uma distância do chão maior que um carro normal. Para além disso, este C4 Cactus é super confortável. Os consumos também são muito bons: 3.5L/100km em ciclo combinado e 92 gr de CO2 por km.

Mas toda esta performance graças a uma dieta extrema tem as suas desvantagens. Por exemplo, não existe um leitor de CD's no carro, assim como não existem vidros eléctricos ou manuais nas portas traseiras apesar do carro ter 5 portas. Para algumas pessoas isto pode ser um problema, eu sinceramente, não uso muito o leitor de CD's e como nunca vou atrás, também não preciso de vidros eléctricos traseiros, até porque abrindo as janelas da frente, faz com que o ar também venha para os lugares de trás, no entanto, acredito que existam pessoas que não fiquem satisfeitas com a falta destes "luxos". Também falta um conta rotações que para mim é uma falha tremenda, e sinceramente não estou habituado em não saber em quantas rotações ando.

Tenho de confessar que fiquei bastante impressionado com o C4 Cactus. É um carro muito "Cool" tanto por dentro como por fora, que consegue ser divertido de se conduzir e é super económico. A versão com caixa automática pode ter alguns problemas de hesitação a colocar mudanças em conduções mais desportivas, mas se aprenderem a usar as patilhas no volante a diversão vai aumentar bastante. É um carro magnífico e é ver a Citroën a voltar às suas origens, com carros verdadeiramente arrojados e tecnologicamente avançados.

Queria agradecer à equipa da SACEL - Sociedade Auto Central Leiriense, LDA por ter cedido um Citroën C4 Cactus para realizar este Test-Drive.






Comentários

Anónimo disse…
"(...) motor 1.6 BlueHDi com 100 cv de potência e uma caixa manual de 6 velocidades".
Este motor (do citroen cactus), não tem cx de 6 velocidades!

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua