Avançar para o conteúdo principal

O sonho Americano e o pesadelo Português.

Musculo Americano em terras Lusitanas!

Este é o Chevrolet Camaro de 2012. Depois de muitos anos, finalmente a Europa e Portugal tem a oportunidade de provar um verdadeiro American Muscle Car. Ora como sabem, o Camaro é um carro barato, tirando o facto que é um dos carros mais caros à venda em Portugal. Como? Como é possível um carro que custa 32.000 euros a ser fabricado fique tão caro?

Já todos sabemos que a carga de impostos aqui em Portugal é algo de extraordinário. Alguns dos nossos vizinhos europeus sonham com as medidas completamente desmesuradas que são os impostos que o governo aplica aos Portugueses quando vão comprar carro novo.

A dupla tributação de imposto já todos sabemos que é ilegal. Até a União Europeia diz que é ilegal, mas também diz que se pode fazer... O que é bastante curioso, mas sobre esse assunto já não vale a pena discutir, infelizmente. Mas o que é mesmo alarmante é a carga de impostos que um automóvel como o Chevrolet Camaro.

Atenção! Ver e analisar este documento pode provocar AVC's.

Para terem um carro de sonho Americano precisam apenas de 31.944 euros mais IVA. Mas isto se for só para Track Days pois se o quiserem levar para a rua vão ter de pagar cerca de 65.500 euros em impostos (ISV+IVA). É o sonho americano transformado em pesadelo.

O Camaro é um desportivo low cost para os americanos e para a maioria dos países europeus. Tudo bem que o V8 de 432 cavalos e 6182cc é gastador e um pouco poluente (no entanto está dentro das leis europeias em termos de emissões) mas é ridículo estarmos a pagar 65.500 euros de impostos num carro que custa 32.000 euros. É uma autêntica idiotice e só serve para tornar a venda de carros novos em Portugal ainda mais difícil. 

Os impostos em Portugal no que toca ao automóvel sempre foram terríveis para todos nós mas a tabela de preços deste novo Chevrolet Camaro é de nos levar as mãos à cabeça. Como é possível pagar ao estado 2 Camaro's em impostos para ter 1 Camaro na nossa garagem? É um ultraje!

Fotografias de Fábio Silva. 

Não seria melhor tornar o imposto do ISV um pouco mais leve? Parece-me a mim que quanto mais Camaro's se venderem em Portugal, melhor, pois mais dinheiro vai entrar no Imposto de Circulação e esse imposto é anual. Todos os anos os donos dos Camaro's tinham de gastar cerca 731 euros de impostos de circulação. Ou seja, porque não baixar o preço do ISV para que a compra de novos carros (e carros mais potentes) seja mais acessível e depois colher os frutos no IUC? Era bastante mais vantajoso ao estado português do que obrigar todos a andar com Smart's.

É uma pena o sonho Americano ter sido destruído por uma série de governos idiotas que querem ver todos os portugueses a andar a pé ou pior... 

Comentários

Francisco disse…
porque nao importar? ja pesquisei, pesquisei! enada ninguem fala neste caso em especifico de preços e transportes mais impostos, trazendo o carro dos EUA

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...