Avançar para o conteúdo principal

O Fiero da Kathryn

Muitos podem dizer que gostam de carros mas quantos de nós é que salvámos um carro da impiedade do tempo?  E ter esse coragem aos 12 anos? 

É raríssima a história que estou prestes a contar. Uma rapariga de 12 anos Americana ainda sem idade para conduzir (na América é aos 16 anos), começou a trabalhar no seu futuro carro. Um Pontiac Fiero de 1986 com um motor central V6 de 2.8 litros que debita 140 cavalos e uma caixa manual de 4 velocidades. É provavelmente a história mais fixe sobre carros que já li. Isto sim é ter paixão por automóveis!

Este é o Pontiac Fiero de 1984.

Antes da história da Kathryn vamos falar um pouco do Fiero. O Pontiac Fiero é um carro desportivo low cost lançado na América em 1984, época em que havia a crise de petróleo. Como tal o Pontiac Fiero foi desenvolvido para ser leve, aerodinâmico e eficiente tudo características típicas de um carro desportivo de dois lugares mas também características de um automóvel económico. A carroçaria deste carro era de fibra de vidro para ser o mais leve possível. O facto do Fiero usar muitas partes de outros modelos da GM (Motor, Suspensão, travões e pneus) permitiu que saísse para o mercado a um preço fantástico. Um carro desportivo económico para ir para o trabalho todos os dias? Espectacular! Disseram os Americanos. E voilá, o Fiero foi um sucesso! O melhor Fiero é de 1988. Motor V6 de 140 cavalos, uma suspensão completamente redesenhada para tirar todo o partido da configuração de motor central, travões ventilados nas 4 rodas e direcção melhorada. Infelizmente, 1988 foi o último ano em que o Pontiac Fiero esteve em produção. Dificuldades económicas da GM e um estudo de mercado aos consumidores negativo para desportivos de dois lugares económicos foram as razões para matar este modelo. O modelo de 1988 é então bastante valorizado no mercado não só por ser um carro bastante superior em termos técnicos mas também por terem sido fabricados tão poucos.

Este é o último e também o melhor dos Fieros. Modelo de 1988.

Portanto a história da Kathryn começou em 2010 com uma conversa com os pais.
Ela chegou-se ao pé dos pais e perguntou se podia falar com eles por 1 minuto. Eles sentaram-se para ouvir o que a filha tinha para dizer e ela disse que já andava há algum tempo a pensar em comprar um carro. Os pais responderam: Mas tu só tens 12 anos! Mas Kathryn apresentou estes argumentos:
1. Ela gostava de comprar um Fiero porque viu um numa exposição e achou o carro muito fixe. 
2. Ela argumentou que o carro tinha um consumo razoável de gasolina
3. É um carro barato por isso ela podia comprá-lo sem pedir ajuda aos pais.
4. Ela ia restaurá-lo em 4 anos para o poder conduzir quando fizesse 16 anos.
5. Ela iria aprender como é que os carros funcionam, o que contribui para a sua formação.
6. Ela só poderia levar um amigo de cada vez no carro, assim teria menos distracções.
7. Ela queria o modelo com caixa manual para aprender a conduzir um carro manual.
8. Quando o carro estivesse recuperado iria tornar-se um clássico bastante fixe.
9. Ela ia pagar todos os custos.

Este é o Pontiac Fiero da Kathryn. Modelo de 1986.

Os pais olharam um para o outro e deram luz verde ao seu projecto. A procura de um Pontiac Fiero para a pequena Kathryn começou. Quando começaram a procurar obviamente que no topo da lista das preferências estava o modelo de 1988, mas também havia preferência pelo motor V6 e a caixa que tinha de ser manual. Depois de procurarem muito e da Kathryn juntar algum dinheiro eles encontraram um Pontiac Fiero V6 de 1986. O carro tinha muitas milhas mas tinha um chassis em bom estado. Pediram 600 dólares por ele mas acabaram por levá-lo para casa por apenas 450 dólares (só mesmo na América).

Primeiros trabalhos.

Kathryn levou o carro para casa e começou a trabalhar nele imediatamente sem o pai e a mãe saberem, Já tinha tirado algumas peças do carro e catalogou todos os cabos e parafusos para depois mais tarde saber de onde eram as peças.

Kathryn ao lado do Pontiac Fiero

A restauração começou e muita coisa a pequena Kathryn aprendeu para restaurar o seu Fiero, até aprendeu a soldar! 

A primeira lição de soldagem da Kathryn. O professor é o seu tio Bob.

Depois de muitas visitas aos ferro velhos para comprar algumas peças para substituir e depois de ter conseguido restaurar praticamente todo o interior do carro a história dela tornou-se viral na internet. Muitos sites de automóveis e de média deram a conhecer ao mundo e a mim a história da Kathryn, ela até já esteve em entrevistas para a TV e Rádio. Passou a ser uma estrela. O carro ainda está longe de estar acabado mas a Kathryn tem a determinação os meios e agora muita ajuda de várias pessoas que leram a sua história e claro do seu Pai, Mãe e Tio. 

No seu aniversario Kathryn recebeu bastantes partes para o Fiero.

Isto sim é paixão automóvel. Desejo à Kathryn toda a sorte do mundo para a sua vida e para o seu Pontiac Fiero. :)

O interior do carro vai ser em preto e amarelo.

Podem seguir todo o progresso da Kathryn neste link.

Ainda existe muito trabalho para fazer. Boa sorte Kathryn. :)






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua