Avançar para o conteúdo principal

Clássicos | 5 dicas úteis para quem quer investir em clássicos

No fim de semana passado fui à Motorclássico 2012 para ver os carros que ao longo dos anos têm feito as delicias de pessoas de todas as idades. 

Ferrari F40 era uma das grandes atracções do Motorclássico na FIL.

Quem nos segue pelo Facebook deve ter assistido às várias fotografias que fui colocando no Facebook ao longo da minha visita. Vi carros que nunca pensei ver ali, expandi a minha cultura automóvel e aprendi a valorizar ainda mais um automóvel clássico.

Há quem veja um clássico como uma memória, um desejo ou até um investimento. Existe um grande negócio por trás dos automóveis clássicos. A história de que gastar dinheiro num carro é o pior negócio de sempre pode não ser tão verdadeiro quanto isso. 

Alpine Renault Berlinette 1600SX. Uma lenda do rally que vale 45000 euros.

Os automóveis clássicos podem valer muito dinheiro. Há quem aponte que o investimento num automóvel clássico pode render cerca de 11% ao ano e existe até quem diga que apostar em clássicos é mais rentável do que jogar na bolsa. Mas nem tudo é assim tão linear. Uma pessoa não pode simplesmente comprar um automóvel antigo e esperar que se torne numa galinha de ovos de ouro de um dia para o outro.

Existem muitos automóveis antigos que não têm pedigree. Existem milhares de Minis por aí a circular e a serem recuperados mas os Minis mais apetecidos e que realmente valorizam bastante ao longo dos anos são os Mini Cooper S. A popularidade de um veículo também pode influenciar o preço. Enquanto que os Mini são bastante populares já um SAAB 96 completamente restaurado é bastante difícil de vender por não ter sido tão popular. Já no campo dos carros topo de gama, um Porsche 911 R.S. 2.7 é um carro que valoriza de forma galopante de ano para ano. O Jaguar E-Type depois de ter feito os 50 anos também valorizou bastante.

Alfa Romeu GT 1300 Junior. Uau!

Então quer dizer que com isto vale a pena recuperar carros antigos para depois vender? 
Depende...
Recuperar um carro antigo é muito dispendioso. Mesmo que uma pessoa saiba fazer muitos trabalhos de recuperação, vai ter de gastar dinheiro em materiais de limpeza, peças novas, pinturas... Se o clássico estiver em muito mau estado e se for um carro "normal" provavelmente só vai compensar recuperá-lo se o carro tiver um significado especial para o dono. Mas se for um carro com pedigree pode compensar e muito uma restauração.

Um BMW 2002 Ti em bom estado e original pode valer 16500 euros!

Ora vejam o exemplo do BMW 2002. Um BMW 2002 (2.0 108cv) de 1974 pode valer cerca de 2100 euros (valorização mínima). Se estiver em bom estado pode valer cerca de 4000 euros (Valorização média) e se estiver completamente restaurado e original pode valer cerca de 7300 euros.
Um BMW 2002 Ti (2.0 120cv) de 1971 vale no mínimo 7700 euros e se estiver em excelente estado de preservação pode valer cerca de 16500 euros.
Já o espectacular BMW 2002 Turbo (2.0 170cv) vale no mínimo 15.000 euros e se estiver em excelente estado pode valer cerca de 35.000 euros!

Não é dinheiro fácil e não podemos entrar neste negócio só com o intuito de fazer euros pois é necessário muito investimento pessoal, de tempo e de dinheiro para colocar um clássico em bom estado e mantê-lo assim. É preciso gostar mesmo muito do carro para embarcar numa aventura destas.

Mas a grande vantagem de investir em clássicos é sem dúvida o podermos usufruir deles de vez em quando para nosso divertimento. Conduzir um clássico numa tarde de sol para espairecer, entrar numa concentração de clássicos ou de carros desse modelo ou marca em particular, entrar naquelas competições de clássicos... Um clássico pode abrir portas para vários eventos divertidos para todos os amantes de automóveis.

Este é o Matra Bagheera S. Um carro muito peculiar que sentava 3 pessoas à frente.

Portanto fica aqui algumas dicas para quem se vai iniciar nestas andanças dos clássicos.

1º É preciso estudar muito bem o mercado. Não é qualquer carro velho que é um clássico. Consultar cotações de clássicos, falar com pessoas que já estão neste meio à alguns anos pode ser uma grande ajuda para que o investimento não se torne em atirar dinheiro para a rua.

2º É preciso mesmo, mesmo, mesmo gostar muito do carro que se está a comprar. Os carros antigos são frágeis e precisam de muitos cuidados mesmo depois de estarem todos recuperados. Vão precisar de toneladas de paciência para levar a recuperação de um carro até ao fim. Se vão entrar numa aventura destas só com o intuito de ganhar dinheiro talvez seja melhor apostar o vosso dinheiro noutro empreendimento. De notar também que para terem o retorno de investimento pode demorar muitos anos.

3º É preciso conhecer as pessoas certas para a recuperação do carro principalmente senão forem experts em mecânica, chassis, interiores e pintura. Um carro clássico tem de estar impecável em todas estas áreas. Não vale muito terem um carro com mecânica impecável quando a pintura e os interiores estejam em mau estado. Conhecer profissionais bons e honestos nestas áreas é obrigatório para ressuscitarem o vosso clássico.

4º É preciso procurar um bom clássico para recuperar. Não pensem só em idade, pensem também se é um modelo apetecível ao público. Não vale de muito recuperar um carro que ninguém gosta. Só vale se gostarem mesmo muito desse carro. Também é preciso manter o carro original, um clássico que tenha peças originais da época vale muito mais e assim já poderá receber um certificado da ACP que poderá aumentar um pouco o seu valor.

5º É preciso ter dinheiro. A compra de um clássico e a sua recuperação pode ser dispendiosa e têm de ver consoante o estado do clássico que vão comprar se vale a pena gastar tanto dinheiro na sua recuperação ou não. Às vezes mais vale gastar um pouco mais de dinheiro num clássico já recuperado do que estar a recuperar um.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua