Musculo Americano em terras Lusitanas! |
Este é o Chevrolet Camaro de 2012. Depois de muitos anos, finalmente a Europa e Portugal tem a oportunidade de provar um verdadeiro American Muscle Car. Ora como sabem, o Camaro é um carro barato, tirando o facto que é um dos carros mais caros à venda em Portugal. Como? Como é possível um carro que custa 32.000 euros a ser fabricado fique tão caro?
Já todos sabemos que a carga de impostos aqui em Portugal é algo de extraordinário. Alguns dos nossos vizinhos europeus sonham com as medidas completamente desmesuradas que são os impostos que o governo aplica aos Portugueses quando vão comprar carro novo.
A dupla tributação de imposto já todos sabemos que é ilegal. Até a União Europeia diz que é ilegal, mas também diz que se pode fazer... O que é bastante curioso, mas sobre esse assunto já não vale a pena discutir, infelizmente. Mas o que é mesmo alarmante é a carga de impostos que um automóvel como o Chevrolet Camaro.
Atenção! Ver e analisar este documento pode provocar AVC's. |
Para terem um carro de sonho Americano precisam apenas de 31.944 euros mais IVA. Mas isto se for só para Track Days pois se o quiserem levar para a rua vão ter de pagar cerca de 65.500 euros em impostos (ISV+IVA). É o sonho americano transformado em pesadelo.
O Camaro é um desportivo low cost para os americanos e para a maioria dos países europeus. Tudo bem que o V8 de 432 cavalos e 6182cc é gastador e um pouco poluente (no entanto está dentro das leis europeias em termos de emissões) mas é ridículo estarmos a pagar 65.500 euros de impostos num carro que custa 32.000 euros. É uma autêntica idiotice e só serve para tornar a venda de carros novos em Portugal ainda mais difícil.
Os impostos em Portugal no que toca ao automóvel sempre foram terríveis para todos nós mas a tabela de preços deste novo Chevrolet Camaro é de nos levar as mãos à cabeça. Como é possível pagar ao estado 2 Camaro's em impostos para ter 1 Camaro na nossa garagem? É um ultraje!
Fotografias de Fábio Silva. |
Não seria melhor tornar o imposto do ISV um pouco mais leve? Parece-me a mim que quanto mais Camaro's se venderem em Portugal, melhor, pois mais dinheiro vai entrar no Imposto de Circulação e esse imposto é anual. Todos os anos os donos dos Camaro's tinham de gastar cerca 731 euros de impostos de circulação. Ou seja, porque não baixar o preço do ISV para que a compra de novos carros (e carros mais potentes) seja mais acessível e depois colher os frutos no IUC? Era bastante mais vantajoso ao estado português do que obrigar todos a andar com Smart's.
É uma pena o sonho Americano ter sido destruído por uma série de governos idiotas que querem ver todos os portugueses a andar a pé ou pior...
Comentários