Avançar para o conteúdo principal

Jorge compra um Renault Clio


Jorge é um jovem trabalhador português com muito talento na área do web design. Com um computador, cria verdadeiras obras de arte digitais para que os milhões de internautas que existem no planeta possam apreciar. Há pouco tempo teve um filho e como tal teve de comprar um novo carro (note-se a diferença de novo carro e de carro novo).

Depois de muito ponderar a sua decisão final foi um Renault Clio de 2000 com direção assistida e fecho centralizado de portas com controlo remoto e um modesto motor de 75 cavalos. A escolha foi difícil e o sacrifício para comprar foi grande para o Jorge.

Este é o Renault Clio de 2000.

No mesmo dia que Jorge compra este fantástico automóvel, existe outro jovem português que compra um Lamborghini Aventador como prenda de aniversário. O seu nome é Cristiano Ronaldo.
O Lamborghini Aventador custou 350.000 euros e vai estar na mesma garagem onde mora um Ferrari 599GTB Fioriano, dois Bentley Continental GT Speed, Continental GTC); quatro Audi (R8 5.2 TFSI, A8, Q7 e RS6); um Aston Martin DB9; um Maserati GranCabrio; um Porsche Cayenne Turbo; e um RR Fornasari 99.

Este é o Lamborghini Aventador LP700-4 de 2012.

E pergunto-me… É esta a verdadeira notícia? É mais um super carro que Cristiano Ronaldo compra com os rios de dinheiro que ganha através dos contratos milionários feitos em clubes de futebol e publicidade que faz manchete no jornal? E os carros que marcas como a Audi oferecem aos pobres dos jogadores de grandes equipas? É isso que aparece no jornal também? Porque é que não existe uma marca de automóveis que ofereça um carro ao Jorge?

Ronaldo: "Quê? Mais um Audi? Era mesmo isto que estava a precisar... NOT!"

Aqui no We Like Cars a notícia é o Clio que o Jorge tanto lutou para comprar e tanto vai lutar para o sustentar. Aqui nós damos os nossos parabéns a todos os Jorges que andam aí por Portugal a trabalhar, a levar o país para a frente e a suportar os custos absurdos de ter um meio de transporte pessoal que tanto necessitam para ir trabalhar e de vez em quando para dar umas voltinhas. Não queremos tirar o crédito a Ronaldo, é sem dúvida excelente naquilo que faz. Mas hoje em dia existem milhares de jovens portugueses excelentes naquilo que fazem a ganhar baixos ordenados (alguns até trabalham sem receber nada em troca) e que fazem um esforço colossal para ter um carro mais que modesto. Alguns até fazem um esforço colossal só para sobreviver. A vocês todos que se revêem nesta situação uma grande vénia!

E deixamos o desafio às marcas de automóveis: Quando forem oferecer brutos carros a jogadores de futebol que tal darem-nos aos Jorges que por aí andam? Aposto que iam obter mais publicidade de borla nas manchetes e noticiários por esse mundo fora.

Comentários

Anónimo disse…
Clap, Clap, clap...
Aplaudo de pé :)

Beijinho,
Vió
Anónimo disse…
Muito bom! GRANDE post GRANDE lição.
Ana Baltazar disse…
Admirável a história dos milhares de Jorge's que vivem por este pais. Admirável a coragem e persistência com que vivem o dia-a-dia, mesmo sabendo que o amanha é uma incógnita.
Enquanto isso o Ronaldo vai pensando em aumentar a sua garagem, ou deverei dizer, expositor de caprichos.

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua