No passado dia 3 de Fevereiro foi apresentado ao mundo o
Veeco RT, o primeiro carro eléctrico português!
|
Aqui está a equipa maravilha que criou o Veeco RT. Muitos parabéns! |
É um carro pouco convencional e não é só por ser eléctrico
(o que infelizmente nos dias de hoje ainda é uma raridade) mas sim por ter
apenas 3 rodas. Mas antes que comecem a ter um ataque cardíaco sobre um carro de 3
rodas vejam bem estes factos.
|
Karl Benz no seu Motorwagen o primeiro automóvel! |
O primeiro automóvel moderno construído por
Kartl Benz era
um triciclo com uma roda à frente. Isto porque Karl Benz não conseguiu inventar
um sistema de direção de duas rodas que o deixasse satisfeito. O carro
foi lançado com apenas uma roda na parte da frente. Obviamente que a
estabilidade deste veículo era bastante má, no entanto, não deixou de ser o primeiro carro moderno com suspensão, pneus de borracha, uma transmissão e até com um motor com bateria e velas de ignição.
|
O Morgan 3-Wheeler continua a ser produzido nos dias de hoje. Custa cerca de 30.000 euros e pode ser totalmente personalizado tal como o Veeco RT. |
Sempre que existiu alguma espécie de crise ou falta de
petróleo os carros compactos de 3 rodas eram as soluções prediletas para o
transporte. Marcas como a BMW ou a Mazda tiveram disponíveis automóveis de 3
rodas e muitos deles tiveram sucesso. Quem é que não se lembra do BMW Isetta?
|
O BMW Isetta saiu apenas com 3 rodas. Mais tarde foi lançada uma versão com 4 rodas. |
As vantagens dos
carros de 3 rodas são imensas. Mais leves,
menos peças, mais aerodinâmicos, menos atrito, mais económicos, ausência de
forças de torção no chassis... São muitas as vantagens e talvez a única a
desvantagem existente é a falta de espaço para levar passageiros e carga.
|
Portas ao estilo dos Lamborghini! Muito bom! |
Estamos em 2012 e vemo-nos numa crise profunda já para não falar
numa crise petrolífera que não tem fim à vista e que ameaça os preços da
gasolina escalarem até aos 2 euros por litro! O
Veeco RT para além de ser um
carro eléctrico, usa todas as vantagens aerodinâmicas e de peso para bater em
autonomia muitos dos carros eléctricos que são agora comercializados pelas
maiores construtoras do mundo!
|
Desta vez o centro das atenções no casino Lisboa não foram as slots machines nem as fixas de poker. |
O Veeco RT é um carro desportivo que usa um chassis leve com uma carroçaria em forma de gota e de baixo peso (800 kg peso total do Veeco RT) leva ao extremo a poupança das baterias
que conseguem 200 km de autonomia ou 400 km de autonomia dependendo do
banco de baterias escolhido. 400 km de autonomia é um record no mundo dos
eléctricos. O único carro eléctrico que se aproxima do Veeco RT é o famoso
desportivo
Tesla Roadster com 340 km de autonomia.
|
É também na traseira que podemos encontrar a ficha para ligar à corrente eléctrica. A jante da O.Z. é também um bom toque desportivo. |
O motor de 107 cavalos do Veeco RT consegue também levar
este carro a um nível de performances bastante interessante. Os 0-100 km/h
cumprem-se em 8 segundos e a velocidade máxima é de 160 Km/h.
O carro tem um design radicalmente diferente de tudo o que
vimos até hoje. A frente agressiva e as portas que abrem para cima dão bastante
graça a este pequeno e improvável desportivo eléctrico. A traseira do automóvel
é que pode ser um pouco controversa já que parece-se mesmo como uma mota.
|
O Interior do Veeco é bastante minimalista. Um ecrã touch é o suficiente para gerir tudo no Veeco RT. Até mesmo o rádio! |
Mesmo a nível de estabilidade este Veeco RT consegue ser um
vencedor. O facto de ter um baixo centro de gravidade aliando a isso a maioria
do peso estar apoiado na frente do carro faz com que este eléctrico seja
bastante estável em curva.
|
Um pormenor interessante que mostra como é transferida a potência do motor para a roda traseira. |
Só nos resta mesmo saber o preço. Ainda não foram avançados nenhuns números no entanto as nossas previsões é que este
carro seja vendido na casa dos 45.000/50.000 euros.
|
Fotografias tiradas pelo fotógrafo Telmo Azevedo. |
É uma aposta arrojada sem dúvida e já existem muitos tópicos
e discussões na internet de pessoas que não estão satisfeitas pelo facto do
carro ter apenas 3 rodas e críticas sobre o pouco espaço de carga e de
passageiros que tem, mas essas pessoas têm de ter em conta que este carro é um
dos eléctricos mais avançados do mundo em termos de autonomia e nos tempos que
correm ter um carro que faça 400 km sem gastar mais do que 2 euros é
provavelmente a melhor coisa desde a invenção de Karl Benz.
Comentários
Bj
Como é um veiculo simples de reproduzir, o valor tem se reduzido, e vendido em massa. Se não vêm os chineses e colocam-no no mercado por 10000,00 Eur. E aí sim está feito o boom à tanto agradado pelos veiculos eléctricos.