Avançar para o conteúdo principal

Super Bowl 2012 - Publicidade Automóvel

Aproxima-se o "Grande jogo" como dizem os americanos. Para quem não sabe, é a Super Bowl, um jogo de futebol americano que funde as duas ligas que existem na América a NFC e a AFC. É também o jogo mais assistido pelos norte-americanos. É um verdadeiro fenómeno em termos de audiências e como tal é um fenómeno em termos de publicidade. O primeiro grande anúncio do Super Bowl (numa altura em que a publicidade no Super Bowl ainda era mais ou menos acessível) foi da Apple com este anúncio revolucionário que tornou a Super Bowl no espaço publicitário mais apetecível de sempre. Hoje em dia 30 segundos de publicidade no intervalo deste jogo equivalem a 3 milhões de dólares!

As empresas de automóveis costumam estar em grande força neste jogo. Chevrolet, Lexus, Honda, Acura, Hyundai... São muitos anúncios e alguns deles ultrapassam os 30 segundos custando bem mais de 3 milhões de euros. Ficam aqui todos os anúncios de automóveis do Super Bowl 2012 e umas pequenas palavras sobre eles, assim como o anúncio que nós achamos que é o melhor.

Volkswagen - The Dog Strikes Back

A Volkswagen continua com as publicidades baseadas no Star Wars. Depois do Darth Vader Kid do ano passado, a marca continua no tema do Star Wars primeiro de uma forma completamente subliminar e depois de uma forma super evidente onde todos os fãs do filme vão associar à célebre cena da Cantina do Star Wars Episode IV - A New Hope. Como teaser a VW também tinha lançado o The bark side of the force onde um coro de cães canta a "Imperial March" do Star Wars. Já agora fica a nota que este vídeo do coro dos cães foi visto já por mais de 10 milhões de pessoas no Youtube!
Achamos este spot The Dog Strikes Back bastante engraçado e mostra bem a excitação e mística que só o modelo VW Beetle consegue incutir às pessoas (e aos animais). O Beetle está de volta melhor do que nunca com opção do motor 2.0 TFSI de 200 cavalos! Vale a pena estar em forma para ver este carro.

Lexus - Beast

Esta é a primeira vez que a Lexus participa nos anúncios do Super Bowl e a sua estreia não podia ser mais bruta. Aliás o nome do anúncio Beast diz tudo. Mas este anúncio vai servir para mostrar a nova direcção de design da Lexus e o Lexus GS é só o primeiro da gama da Lexus a mostrar essas mudanças. A marca promete trazer para o mercado 9 automóveis novos ou com face-lift. Uns dizem que 2012 é o ano do Dragão, nós achamos mais que é o ano da Lexus.

Acura - Transactions

Também é a primeira vez que a Acura vai entrar nos anúncios da Super Bowl desta vez para mostrar o seu novo e belíssimo Acura NSX. E enquanto que a Lexus foi um pouco contida em gastos a Acura não... Jerry Seinfeld e Jay Leno (dois dos maiores coleccionadores de carros do mundo!) disputam neste anúncio o Acura NSX número 1. É um anúncio extenso cheio de piadas e de alguns efeitos especiais impressionantes. O objectivo da Acura é deixar as pessoas a falar dos modelos anunciados no Detroit Auto Show até que saiam cá para fora. Mas sinceramente... Era mesmo preciso um anúncio para manter as pessoas interessadas no novo NSX? É só um dos carros mais desejados de todo o sempre. Deus queira que a Honda lance uma versão na Europa e em Portugal. Seja como for é um anúncio que fica na história nem que seja por estarem juntos dois grandes entusiastas de automóveis. 

Toyota - It's Reinvented

A Toyota reinventou o Camry, um dos modelos da Toyota com mais sucesso nos Estados Unidos e então decidiram reinventar muitas outras coisas. É um anúncio cómico que mostra que as coisas boas podem sempre ser melhoradas... Se bem que muitas das coisas que são reinventadas não são lá grande reinvento na nossa opinião...

Honda - Matthew's day off

A Honda apresenta aos americanos o Honda CR-V com mais um grande actor associado. Mattew Broderick foi chamado para fazer uma versão adulta de um filme que fez nos anos 80 chamado Ferris Bueller Day Off. Quando a Honda lançou o teaser deste anúncio muitos fãs do filme pensaram que se tratava de uma sequela, mas tudo não passou do anúncio da Honda para o Super Bowl. É um anúncio que não mostra muito do carro e sinceramente, quem não vir pelo menos o trailer deste filme não vai perceber qual é a piada. Mas que criou algum falatório lá isso criou...

Kia - A Dream Car for Real Life

A Kia também vai estar presente no Super Bowl mas infelizmente a única coisa que lançaram até agora foi um teaser daquilo que será o anúncio. Só o vamos ver o spot completo no dia do jogo. Ainda assim a Kia apresenta-se na Super Bowl com uma super modelo! Adriana Lima, mais conhecida por ser um dos anjos da marca de lingerie Victoria's Secret.

EDIT: Hoje descobrimos o tão falado anúncio da KIA que andou pelas bocas do mundo depois deste mega teaser de 5 horas com a Adriana Lima em alta definição. É um anúncio divertido e ainda mais divertido foi todo o trabalho de preparação que a KIA teve antes de lançar o dito anúncio com o mega teaser de 5 horas da Adriana Lima que deve ter deixado muitos a suspirar.

Chevrolet - Happy Grad

A Chevrolet mostra no Super Bowl o seu super carro Camaro. É um anúncio simples e super cómico que mostra bem o desejo que um carro destes desperta numa pessoa jovem acabadinha de se graduar. Simples e divertido. Adorámos!

Chevrolet - Stunt Anthem

Chevrolet vai mostrar também durante o jogo algumas loucuras feitas com o Chevy Sonic (Spark nas nossas terras). A banda OK GO vai estar envolvida e vai fazer um videoclip bastante original com o Sonic. Também vão ser mostrados mais tarde vários vídeos a mostrar stunts loucos e radicais. No fundo isto não é um anúncio mas sim um trailer de tudo o que vai acontecer com o Chevrolet Sonic na internet. Preparem-se para serem invadidos por uma série de filmes no youtube com o Sonic em grande destaque.

EDIT: Já saiu o vídeoclip dos OK GO usando o Chevy Sonic, podem vê-lo aqui!

Chevrolet - 2012


Tinha-nos escapado este anúncio quando escrevemos este artigo e devido a ser um ataque directo à Ford muita tinta correu na imprensa automobilística. Parece que desde que o anúncio apareceu na internet várias cartas da Ford pediam à Chevrolet e à NBC para não passar o anúncio no Super Bowl, claro que o anúncio foi para o ar. Basicamente o anúncio passasse no apocalipse e que todos os sobreviventes que escolheram um Chevrolet para sua companhia safaram-se e os que escolheram uma carrinha da Ford tiveram uma morte terrível. Não é um anúncio nada de especial mas serviu para chatear e muito os senhores da Ford. Qual será a resposta da Ford para este anúncio para além das cartas que já enviou?


Audi - Vampire Party

Vampiros é tudo o que a Audi se lembrou para publicitar o novo Audi S7. Um carro super premium num anúncio que é direccionado para jovens que gostam dos livros e filmes Twilight? Bom não sabemos se vai funcionar, mas pelo menos este anúncio mostra bem os benefícios de possuir luzes em LED.

Suzuki - Sled

Embora aqui na Europa a Suzuki seja mais conhecida pelos pequenos carros compactos, na américa o Suzuki Kizashi é um sedan de portes consideráveis. O carro é lindo e o anúncio é bem simples e fácil de entender e até divertido. Ás vezes não é preciso reinventar a roda para fazer um bom anúncio que mostre bem o carro e todas as suas funcionalidades a nível de conforto. Muito bem Suzuki!

Hyundai - Victory Lap

A Hyundai está em grande e na Super Bowl apresenta-se não com um mas com quatro anúncios de 30 segundos. O primeiro é do Hyundai Elantra que ganhou o prémio de carro do ano na América. Nada de especial este anúncio, serve apenas para esfregar na cara dos americanos o facto do Elantra ser o carro do ano, no entanto achamos que depressa vão ficar aborrecidos com este anúncio e esquecer o Elantra.

Hyundai - Think Fast

O novo Hyundai Genesis Coupe vem agora com um motor V6 que porduz 346 cavalos o que é o suficiente para fazer um CPR a alguém que tenha uma paragem cardiovascular. Como dissémos anteriormente, às vezes as coisas mais simples são as mais eficazes e este anúncio demonstra de uma forma divertida a aceleração incrível que o Genesis Coupe topo de gama tem. Bastante melhor que o anúncio do Elantra.

Hyundai - Cheetah

O Hyundai Veloster vai receber uma versão turbo que vai debitar cerca de 200 cavalos de potência e claro, que melhor maneira de colocar esses 200 cavalos senão contra o animal terrestre mais rápido do mundo? Já falámos que as ideias mais simples são as que funcionam melhor mas as mais simplórias têm um efeito um pouco negativo. Já estamos fartos de saber que o pobre animal não consegue bater carros com mais de 200 cavalos.

Hyundai - Faster Acting

Finalmente a Hyundai vai apresentar aos Norte-Americanos durante o grande jogo o Hyundai Genesis R-Spec Sedan com 429 cavalos. Diz ser mais rápido que um Porsche Panamera e diz que é bastante mais barato. Um anúncio simples que mostra o Genesis R-Spec a arrancar alcatrão de num circuito. Simples, directo, aborrecido...

Chrysler - Imported from Detroit

Chrysler seguiu o caminho da Honda e da Acura e juntou um grande nome ao seu anúncio para a Super Bowl, o Eminem! É um anúncio que para ser bem compreendido tem de ser visto de uma ponta a outra com muita atenção. Os que estiverem atentos vão perceber o quão bom é este anúncio. Mas sinceramente? Quem é que vai estar com atenção aos anúncios que passam no meio de um jogo de futebol americano? Felizmente existe o Youtube mas mesmo assim é praticamente atirar 12 milhões de dólares para a fogueira! Ainda assim não deixa de ser um bom anúncio.

Cadillac - Green Hell

Cadillac diz aos que não acreditam que o ATS é o melhor dos melhores para irem para o "Green Hell". Neste anúncio a Cadillac reforça que o ATS está à altura do BMW Série 3 e para provar isso mesmo mostram imagens do ATS a ser testado no famoso circuito de Nurburgring. Nós gostámos do trocadilho e gostamos sobretudo das menções ao famoso circuito, mas será que as pessoas "normais" ou seja pessoas que não gostam entusiasticamente de automóveis como nós vão compreender o que significa criar um carro neste famoso circuito? Nós achamos que não...

Vimos aqui todos os anúncios de marcas automóveis que vão aparecer durante o intervalo da mítica Super Bowl e agora está na altura de escolher o que achamos que é o melhor anúncio. Depois de alguma deliberação achamos que o melhor anúncio da 46ª Super Bowl é o da Chevrolet, Happy Grad. É um anúncio divertido, simples e que mostra bem o produto, ou seja, mostra bem o lindo Chevrolet Camaro descapotável. Só temos pena que não tenham mostrado outras perspectivas do carro. Também achámos impressionante o anúncio da Acura por ter 2 grandes celebridades mais o regresso de um grande carro e efeitos especiais acima da média, mas o facto de ser muito complexo e extenso não permitiu ganhar o prémio de melhor anúncio. Também adorámos o anúncio da Suzuki e do Hyundai Genesis Coupe. Ficámos com pena da Kia não ter lançado mais cedo o seu anúncio para comparar com estes. Depois quando for lançado colocaremos o anúncio completo nesta página e faremos uma reavaliação se efectivamente provar ser o melhor anúncio destes todos que foram apresentados.

Para além dos construtores de automóveis os pneus Bridgestone vão mostrar a tecnologia dos seus pneus aplicada a desportos que usam bolas de borracha como o Rugby e o Basquetebol na Super Bowl. A Cars.com também vai estar presente com este anúncio. Para quem não sabe cars.com é um site que aconselha os norte-americanos a comprar carros novos e usados. 

Só nos resta despedir e se for o caso, que tenham um bom jogo e que ganhe a melhor equipa! ;)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...