Um dos primeiros artigos deste novo blog foi sobre grandes carros que foram abandonados pelas ruas e desertos. Hoje voltámos com mais uma edição de Abandonados.
Dizia-se que no vasto estado do Texas existia um celeiro que tinha guardado algumas raridades da Ferrari em estado imaculado. Esses carros foram finalmente encontrados.
O celeiro pertencia a uma pessoa que era amigo próximo de Luigi Chinetti, um piloto de corridas italiano que abriu o primeiro Stand Oficial da Ferrari nos USA depois da Segunda Guerra Mundial. Dentro desse celeiro estavam 3 pérolas que não viam a luz do dia à mais de 30 anos.
Ferrari Dino 246 GTS de 1974, Ferrari 365 GTB/4 Daytona de 1972 e Maserati Bora Coupe de 1977. |
Nenhum destes carros tinha mais de 10.000 milhas ou seja, estes carros são praticamente novinhos em folha, não fossem os anos terem provavelmente danificado os motores e outros componentes vitais. A idade não perdoa mesmo...
Vamos então saber mais sobre estes 3 carros magníficos.
Ferrari Dino 246 GTS
A marca Dino foi uma tentativa da Ferrari de criar uma sub marca para carros desportivos mais baratos. Isto foi uma forma de Enzo Ferrari proteger a sua marca "Ferrari" que se iria focar a construir super carros com motores V12 e de 12 cilindros em linha. Com o Dino (Nome em memória de Alfredo "Dino" Ferrari, filho de Enzo Ferrari) a Ferrari disponibilizou automóveis com motores V6 e V8 de forma a competir com a Porsche e o seu Porsche 911.
O Ferrari Dino 246 GTS era a versão mais evoluída do Ferrari Dino com o motor V6 (houve um modelo mais poderoso com um motor V8, o Dino 308 GT4) este motor já era capaz de desenvolver 195 cavalos. Com um peso de apenas 1100kg este automóvel conseguia cumprir os 0-100km/h em apenas 7,1 segundos.
Sem dúvida uma máquina belíssima, daqueles clássicos intemporais do mesmo calibre do Jaguar E-Type.
Dino em vez do cavalinho. |
Ferrari 365 GTB/4 Daytona
Mais conhecido por Ferrari Daytona este clássico era um Grand Tourer com um motor V12 montado à frente e com tracção traseira. Este Ferrari que quase ninguém se lembra "só tinha" 347 cavalos e pesava 1280kg. Conseguia cumprir os 0-100 km/h em 5,4 segundos! Era uma máquina extremamente rápida para a época. Apesar de ter design Pininfarina este Ferrari era radicalmente diferente de todos os outros. As linhas curvas foram trocadas por linhas mais rectas o que fazia lembrar muito o design dos Lamborghini.
Apesar de ser uma máquina notável é um Ferrari que não fica muito na memória das pessoas. Talvez por ter um design demasiado distante de tudo o que a Ferrari tinha lançado na altura. Foram apenas produzidos 1284 carros destes e na versão descapotável foram produzidos 122.
Pó, muito pó... |
Maserati Bora Coupe
Bastante mais excitante que o Bora que todos nós conhecemos da VW, o Maserati Bora é um modelo bastante radical para aquilo que a marca tinha habituado os seus clientes. Durante uma fase em que a Maserati estava sob o controlo da Citroen, nasceu este desportivo de 2 lugares com motor central. O Bora vinha com um motor V8 com 310 cavalos. Foi o primeiro Maserati que tinha uma suspensão independente e barra estabilizadora. Design era recto e agressivo, bastante "acitroenzado" na nossa opinião, no entanto era um carro que ninguém era capaz de ficar indiferente. O peso rondava os 1520kg e os 0-100 km/h eram cumpridos em 6,5 segundos.
Apesar do design radical este Maserati vendeu apenas 564 unidades e em 1978 foi descontinuado. O Maserati Bora é um carro que marca uma época bastante difícil para a Maserati. Felizmente a marca sobreviveu e está em grande forma nos dias de hoje.
Bora para o restauro? |
E ainda estão muitas raridades espalhadas por esse mundo fora à espera de serem descobertas. Será que aqui em Portugal também existem coisas assim? Se descobrirem alguma não hesitem em entrar em contacto connosco. ;)
Baseado no artigo da Jalopnik. Fotografias retiradas também do site Jalopnik.
Comentários
Beijo, Vió