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Abandonados!

Já se sabe, por vezes o ser humano consegue ser um animal sem coração. Abandonamos todo o tipo de objectos e por vezes até abandonamos animais e até mesmo familiares. No We Like Cars, não gostamos mesmo nada de ver carros abandonados e quando são grandes carros então... Bom simplesmente parte-nos o coração.

Aqui em Portugal não é muito frequente ver grandes máquinas abandonadas na rua, mas no Médio Oriente é bastante frequente encontrar-se carros incríveis a apodrecer à beira da estrada. Ficam aqui alguns tristes exemplos:

Ferrari Mondial 8 (1980).

É dos Ferraris menos apetecidos que saiu das portas de Maranello, ainda assim encontrar um Ferrari neste estado devia ser considerado crime. 

Um Ferrari abandonado... Só mesmo no Dubai.

O Ferrari Mondial 8 foi lançado em 1980 e era na altura o Ferrari mais acessível. Tinha um motor V8 3 litros com 214hp. Fazia dos 0-100 km/h em 7 segundos. Este Ferrari tinha alguma particularidades interessantes como por exemplo o motor V8 que foi originalmente usado no Ferrari Dino 308 GT4 (1973). Outra particularidade era o sistema de injecção da Bosch K-Jetronic que enviava um fluxo constante de Gasolina para os injectores sem utilização de computador de bordo (apenas tinha alguns sensores electrónicos para as sequências de ignição a frio). Também era bastante prático. Era dos poucos Ferraris onde é possível fazer a manutenção sem ter de tirar o motor e a transmissão. Também possuía 4 lugares e a sua pouca potência permitia uma utilização no dia-a-dia bastante simples.

O interior do carro está num estado completamente deplorável.
Pode não ser dos Ferraris mais apetecidos mas ainda assim é um modelo bastante interessante da Ferrari e desta versão só foram produzidos 703. 

Jaguar XJ220 (1992)

Este realmente é o que mais impressão faz. Um Jaguar XJ220 não é propriamente um carro desportivo normal. Pertence à categoria dos super carros e mesmo assim está um a apodrecer nos desertos do Dubai. 

We don't like this!

O Jaguar XJ220 tem uma história bem interessante. A ideia deste carro veio de um grupo informal criado por empregados da Jaguar denominado "The Saturday Club", tinha este nome pois as pessoas deste grupo encontravam-se depois do trabalho e nos fins-de-semana para trabalhar em projectos não oficiais da Jaguar. Estávamos na década de 80 e o engenheiro Jim Randle começou a trabalhar num carro cujo o objectivo era fazer frente ao Ferrari F40 e ao Porsche 959, ele tinha vislumbrado um chassis leve, com um motor V12 central e com tracção integral. A meta era criar um carro que ultrapassasse os 320km/h. Este projecto chamou a atenção aos executivos da Jaguar e foi dada a luz verde para a produção. O protótipo deste carro foi apresentado no British Motor Show de 1988 tinha um potente motor central V12 de 6,2 litros que debitava 500hp da Tom Walkinshaw Racing. O sistema de tracção integral era da FF Developments e o design veio de Keith Helfet e tinha detalhes como portas tesoura. Recebeu o nome de  XJ220 pois o objectivo era atingir as 220 milhas por hora (350km/h) de velocidade.


Elton John e o Sultão de Brunei são exemplos de pessoas que compraram este Jaguar XJ220.


Claro que as coisas não correram como planeado. Quando a Jaguar mostrou o carro de produção houve muitas mudanças significativas nas especificações do mesmo. O XJ220 já não ia ter tracção integral, não ia ter portas tesoura e ia ter um motor V6 Bi-Turbo em vez do grande V12.
Tom Walkinshaw Racing teve então ordens para desenvolver um motor V6 com 3,5 litros e com dois turbos gigantescos Garret T3. Os turbos eram tão massivos que a potência produzida no total ultrapassava a do grande motor V12, em vez de 500hp agora tinha 542hp! Este foi o primeiro motor da Jaguar V6 e foi também o primeiro a ser turbinado.
Alguns clientes da Jaguar ficaram bastante descontentes com a decisão do motor V6 Bi-Turbo, diziam que o som do motor era áspero e que o Turbo-Lag era irritante. 
Isto levou a muitas desistências na compra do XJ220 e até a acções no tribunal de clientes não satisfeitos com as mudanças nas especificações do carro. As coisas não correram bem para a Jaguar e para a produção do XJ220, chegou mesmo a uma altura em que eram usadas peças de automóveis produzidos em massa para baixar os custos, por exemplo, os espelhos retrovisores vinham do Citroen CX2. Apesar de ter tido uma história bastante conturbada, a Jaguar produziu 281 XJ220 o que não é mau para um super carro. O valor comercial deste carro é no entanto bastante mais baixo do que um Ferrari F40 ou um Porsche 959. O XJ220 continua a ser o Jaguar mais rápido de sempre e é também o mais largo (2 metros).

O Médio Oriente é sem dúvida uma terra bastante estranha, onde a gasolina é vendida ao litro por apenas 20 cêntimos e carros espectaculares são deixados a apodrecer nas ruas. Recentemente foi descoberto um repositório de carros clássicos que felizmente vão ser resgatados e vão ser recuperados e postos a andar nas ruas outra vez. Ainda bem que existem carros que vão ter um final feliz neste artigo, quanto ao Jaguar XJ220 e ao Ferrari Mondial 8, esperamos que alguém os possa resgatar e dar-lhes uma casa. Eu dava se tivesse a oportunidade. ;)



Este Mustang em breve vai voltar aos seus dias de glória. 

Links: 


UPDATE:

Hoje de manhã descobri outro caso de um grande clássico abandonado mas desta vez nos Estados Unidos da América. Um Ford Mustang deixado a enferrujar num beco. O carro está tão bem enferrujado e degradado que já serviu de adereço a uma sessão de fotografias de uma banda.

Apesar de estar abandonado, não deixa de ter uma certa pinta. Parece um carro saído de um filme do Mad Max.

É realmente uma pena ver um clássico destes a mercê do tempo. Sempre pensei que os Americanos adorassem Muscle Cars. 

Esta banda de Rock bem que podia tentar comprar o velho Mustang e fazê-lo voltar aos seus dias de glória.
Link:
Tracking down a five-year-old Flickr-find with Google Street View - Jalopnik

UPDATE 2:

Mais um abandonado no Deserto do Dubai...
Desta vez um magnífico Acura NSX de 92 que foi deixado ao abandono ao pé do que era para ser mais um grande aglomerado de apartamentos mas que agora não passam de autênticos esqueletos de betão à espera de serem terminados ou à espera de serem demolidos. À 6 meses que este Acura NSX foi deixado no deserto a apodrecer, facto interessante é que este carro não pode apodrecer pois tem o chassis feito de alumínio, assim como as suspensões, ou isto não fosse um super carro da Honda. E que super carro!

Isto é um crime! :(

Em 1984 a Honda encomendou à Pininfarina um design de carro de nome HP-X (Honda Pininfarina eXperimental). Este protótipo tinha um motor central V6 de 2 litros com tecnologia VTEC. Quando foi dada luz verde a este projecto os engenheiros da Honda tinham ordens para fazer com que este carro fosse tão bom ou melhor do que qualquer outro carro desportivo Italiano ou Alemão. O protótipo HP-X evoluiu para o protótipo,  rebaptizado de NS-X (New Sportscar eXperimental). O Designer Chefe era Nicholas Zander e o Engenheiro Chefe responsável era o Shingero Ueara, que também foi o engenheiro chefe do fantástico Honda S2000.

O NSX no mercado norte americano era vendido não como um Honda mas sim como um Acura. Acura é a marca de automóveis premium da Honda. 

O alvo da Honda na altura era o Ferrari 348. A Honda queria que o NSX batesse este Ferrari em termos de performance e que ao mesmo tempo fosse mais barato e mais fiável. Assim o motor passou a ser um V6 de 3 litros com tecnologia VTEC, o design do carro teve como base o cockpit de um caça F-16 e muitas das tecnologias e conhecimentos que a Honda adquiriu no seu programa de F1 foram aplicadas neste modelo.

Existe uma teoria que diz que os carros amarelos andam mais rápido. Esta teoria está correcta já que a maioria dos carros amarelos são carros desportivos ou super desportivos. :)

Assim o Honda (Acura) NSX saiu com a introdução de várias novidades. Foi o primeiro carro com chassis e suspensão totalmente em alumínio (como já referimos), o que permitiu que fosse 220 kg mais leve! Tinha também um sistema independente de ABS de 4 canais, peças em titânio no motor para permitir altas rotações, assim como alta fiabilidade e um sistema de direcção assistida totalmente eléctrico.

Para além de rápido era confortável. Aliás este era o carro que Ayrton Senna costumava usar no dia-a-dia.

Honda gastou mesmo muito tempo e dinheiro a desenvolver o Honda NSX. Ayrton Senna foi um dos pilotos que testou este carro e ainda convenceu a Honda a desenvolver um chassis ainda mais rígido. Em 1990 finalmente foi posto à venda este super carro japonês.

Há 6 meses que ninguém sabe onde está o dono deste Acura NSX. Um dia temos de ir ao Dubai para ver se encontra-mos uma destas raridades e as leva-mos para casa. ;)

É realmente uma pena ver um NSX abandonado no Dubai. Um carro com uma história tão interessante, com ideias tão inovadoras... Depois do NSX ter sido lançado os super carros nunca mais foram os mesmos. Muitos foram os que copiaram as inovações introduzidas pela Honda, o McLaren F1 apenas um dos que foi buscar inspiração ao NSX. O Honda (Acura) NSX é realmente um carro notável e esperamos que no futuro exista um sucessor que volte a surpreender toda a indústria automóvel.

Link:
http://jalopnik.com/#!5788873/why-was-this-acura-nsx-left-to-die-in-dubai/gallery/3



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