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Tesla - Revolução Eléctrica

Não vale a pena resistir, os carros como nós conhecemos, estão prestes a deixar de existir! Os motores a combustão estão condenados a desaparecer, muito provavelmente só existiram em certas marcas para os mais excêntricos pois a electricidade promete melhores performances e tudo sem poluir o ambiente.

Os carros eléctricos não são nenhuma novidade, aliás são quase tão antigos como os motores a combustão. Os primeiros carros eléctricos apareceram no século XIX (1832/1839) em Inglaterra e França. Estas carruagens eléctricas tinham na altura uma autonomia de 29 km e uma velocidade máxima de 22km/h. Aliás por mais incrível que pareça os carros eléctricos na altura detinham records de autonomia e de velocidade. O primeiro carro a bater a barreira dos 100km/h foi um carro eléctrico nas mãos de Camille Jenatzy em 1899. Conseguiu atingir os 105.88 km/h. No início do século XX existiam três tipos de propulsão nos automóveis: Os Eléctricos que eram populares devido à ausência de barulho, vibrações, cheiros e por não necessitar de nenhum sistema de mudanças. Existiam os carros a vapor que numa manhã fria podiam demorar 45 minutos a pegar! Estes também não necessitavam de mudanças. E finalmente os carros a Gasolina.



Apesar de serem bem eficientes na altura (zero emissões) os carros eléctricos começaram a perder terreno face aos motores a gasolina por serem carros muito dispendiosos de produzir, as baterias eram caras e a autonomia e velocidade de ponta eram insuficientes. As descobertas de jazigos de petróleo também contribuíram para a baixa do preço do combustível, a produção em massa de carros com motor a gasolina (Henry Ford) permitiu uma baixa de preço e estava aberto o terreno para os motores a gasolina conquistarem o mundo. 

Passaram décadas e décadas sem que ninguém sequer ouvisse falar de carros eléctricos a não ser nos carros telecomandados das crianças. Hoje em dia, devido à escalada do preço do petróleo e a  uma maior consciência ambiental abriu-se uma porta para os carros eléctricos voltarem ao activo. 

É aqui que Elon Musk entra em cena. Um Sul Africano super famoso que trouxe ao mundo o Paypal. Elon Musk está envolvido numa série de projectos ambiciosos que podem mudar o mundo. Desde a construção de naves que sejam capazes de fazer voos espaciais, a colónias em Marte! E claro, carros eléctricos que tenham zero emissões e performances interessantes. Foi então fundada em 2003 a Tesla Motors que dedicar-se-ia exclusivamente a fazer carros eléctricos.



De maneira a poder evoluir a tecnologia eléctrica de uma forma lucrativa a Tesla Motors foca-se hoje em dia no desenvolvimento de carros de luxo. Tesla Roadster é o super desportivo da Tesla. O novo Tesla Roadster 2.5 Sports debita 288hp e faz dos 0-100 em apenas 3,7 segundos! A velocidade de ponta pode ser baixa (209 km/h) mas a sua autonomia já vai nos 280 km com um única carga. Para carregar este carro pode demorar 4 horas o que é um pouco aborrecido, mas tendo em conta que quando chegamos a casa deixamos telemóveis e outras coisas a carregar enquanto dormimos, não vejo qual o problema de carregar o carro durante a noite. Claro que esta situação seria bastante mais complicada se ficarmos sem bateria no meio de uma viagem. 



Tesla Roadster e o Tesla Model S são as primeiras verdadeiras apostas nos eléctricos. Tesla Motors já tem mais de 200 patentes só em tecnologia eléctrica e mais estão a caminho de ser patenteadas. Não é muito difícil perceber que a referência nos carros eléctricos não é a Nissan, nem a Toyota, mas sim a Tesla Motors. Aliás a Toyota já está a desenvolver um jipe eléctrico em conjunto com a Tesla Motors.

O objectivo de Elon Musk é levar os eléctricos às massas, no entanto este Tesla Roadster e o Model S não vão ser nada baratos. O plano é desenvolver a tecnologia para os mais abastados numa primeira fase, melhorar a tecnologia torná-la mais barata e então desenvolver um eléctrico para as massas.



Enquanto isso não acontece, outras marcas já começam a fazer chegar ao mercado carros eléctricos como o Nissan Leaf ou o Mitsubishi iMiev, mas por enquanto acho que a solução não passa nem por carros totalmente eléctricos mas sim carros híbridos. Em Geneva algumas marcas anunciaram que em 2012/2013 vão ter nos stands carros híbridos que conseguem fazer médias de 1,6 L/100 e possuem autonomias de 1200km! (O carro que apresenta estes números é o Volvo V60 Diesel Hybrid)

Vamos ver o que o futuro nos reserva! 







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